Noviços participam da Jornada Vocacional da Diocese de Rio do Sul
06/08/2025

“Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38).
No primeiro domingo de agosto (03), mês dedicado às vocações na Igreja, cerca de 1.800 jovens da Diocese de Rio do Sul marcaram presença na Jornada Vocacional realizada no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC). Este evento deu início ao projeto “Padres para a Igreja de Santa Catarina”, promovido pelo Regional Sul 4 da CNBB, que tem como pilares oração, chamado, formação, divulgação e corresponsabilidade.
Segundo o Papa Leão XIV: “A Igreja necessita com urgência de vocações! É essencial que os jovens de nossas comunidades encontrem acolhimento caloroso, atenção e incentivo em seu percurso vocacional, podendo se espelhar em exemplos de dedicação generosa a Deus e ao próximo”. Nesse contexto, o evento revelou-se um excelente instrumento de incentivo à vocação.

A jornada, organizada pela Diocese, teve início às 8h30, com a presença de Dom Adalberto Donadelli Junior, Bispo Diocesano; frades das fraternidades de Ituporanga e Rodeio; religiosas, padres, seminaristas, jovens e o povo santo de Deus. O bispo destacou a beleza e riqueza da Igreja ao contemplar a diversidade de religiosos, religiosas, padres e seminaristas presentes, chamando-os de “plantas do jardim de Deus”.
Com uma programação animada para aquecer o frio que fazia em Ituporanga, os jovens eram constantemente convidados a meditar o tema: “Vocação acertada, vida feliz!”. Iniciou-se a manhã com café partilhado, e em seguida momentos de oração, gincanas, palestras e testemunho vocacional sobre as diferentes vocações na Igreja: presbiteral, religiosa, matrimonial e laical. Também foi realizada uma mesa-redonda com a participação de Dom Adalberto, Diácono Vinicius, Irmã Carmelita, seminarista diocesano, e Frei Luis Naldo Rodrigues da Conceição (noviço). Este último, ao falar de sua experiência como noviço na Ordem dos Frades Menores, expressou sua felicidade na vida religiosa franciscana, descrevendo seu processo vocacional e fazendo um apelo aos jovens para que se animem em conhecer a vida franciscana.
As atividades da manhã foram concluídas com um momento de adoração ao Cristo Eucarístico. Logo após, os participantes desfrutaram de um almoço preparado pelos paroquianos da Paróquia Santo Estevão de Ituporanga. Em seguida, como “Peregrinos da Esperança”, manifestaram sua fé pública em uma caminhada de louvor e oração, cantando e rezando, carregando a “Esperança que não decepciona” (Rm 5,5), até a Igreja Matriz Santo Estevão, onde ocorreu a Celebração Eucarística de encerramento às 15h. Durante a caminhada, houve momentos de silêncio e preces por paz no mundo e solidariedade às crianças que sofrem com os horrores das guerras.
Ao final da jornada, Dom Adalberto agradeceu aos frades pela presença marcante dos noviços, pela acolhida fraterna, pela abertura do Seminário e da Paróquia para a realização do evento, destacando a importância do espírito franciscano na Diocese.
A Paróquia de Rodeio enviou dois ônibus com jovens, coroinhas, catequizandos, catequistas e responsáveis. Maria Fiamoncini, coroinha da Matriz São Francisco de Assis, compartilhou sua emoção por participar do evento, dizendo que essa experiência representou um “Despertar Vocacional” importante para sua caminhada de fé e amadurecimento vocacional.
Manifestamos nossa gratidão à comissão organizadora pelo convite para participar deste momento vocacional tão significativo, bem como à equipe da PASCOM Diocesana, na pessoa de João Vítor Martins, pelo suporte na divulgação com o uso de imagens do evento.

Neste mês de agosto, a Igreja celebra a memória de Santa Clara. A Santa de Assis, ao escrever para Santa Inês de Praga, nos lembra: “Não perca de vista seu ponto de partida, conserve o que tem, faça o que está fazendo e não deixe, mas avance com passo seguro, confiante e alegre, pelo caminho da bem-aventurança. Não confie em ninguém nem permita nada que possa desviá-la de seu propósito, que seja obstáculo para o cumprimento de seus votos ao Altíssimo na perfeição em que o Espírito do Senhor a chamou.” (2CtIn, 11-14).
Que a Mãe da “Ordem das Damas Pobres” interceda pelos jovens em discernimento vocacional, seguindo o Bom Pastor. Também Nosso Pai São Francisco, em seu testamento, afirmou: “Depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que fazer, mas o próprio Altíssimo revelou que eu deveria viver segundo a forma do Santo Evangelho.” (Test, 14). Se você jovem deseja integrar essa bonita família franciscana, entre em contato conosco.
Reiteramos a oração vocacional do Papa São Paulo VI: “Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. Repeti o convite a muitos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, sacerdotes, religiosos e religiosas, pelo bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém! ”
Que Deus abençoe a todos os jovens em sua jornada vocacional.
Equipe de Noviços 2025


