Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província Santa Cruz, em Minas Gerais, é a primeira do Brasil a eleger um irmão leigo como Ministro Provincial

18/10/2024

Notícias

Frei Vicente Paulo do Nascimento, de 53 anos, foi eleito Ministro Provincial da Província Santa Cruz (MG), na noite desta quinta-feira, dia 17 de outubro.  É o primeiro irmão leigo da Ordem dos Frades Menores a assumir o serviço de Ministro Provincial no Brasil. Também é pioneiro na Conferência dos Frades Menores do Brasil e Cone Sul, que abrange a Argentina, o Chile e o Paraguai.

O frade obteve, no primeiro escrutínio, 33 votos entre os 60 frades votantes. Por se tratar de um religioso irmão, o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, em Roma, precisou ser informado. A confirmação chegou na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro.

Frei Vicente Paulo do Nascimento nasceu no dia 29 de julho de 1971 (53 anos), em Governador Valadres (MG). Ingressou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores em 04 de fevereiro de 1994, fez a Primeira Profissão em 21 de janeiro de 1995 (29 anos de Vida Religiosa) e a Profissão Solene, em 02 de fevereiro de 2000.

É licenciado em Filosofia e Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), de Belo Horizonte (MG). Tem longa experiência da Formação Inicial, sendo Mestre de Postulantes por seis anos (2007-2012). Mestre de Professos Temporários por mais de dez anos (2013-2021; 2023-2024), Secretário para a Formação e os Estudos (2016-2018). Atualmente, é Definidor Provincial, assumido pela quarta vez, e Moderador da Formação Permanente (2022-2014). Foi missionário na Amazônia (AM), em Roraima (RR) (2005-2006) e Visitador da Custódia São Benedito da Amazônia (2018).

O Vigário provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Gustavo Wayand Medella, está no Seminário Santo Antônio, em Santos Dumont (MG), acompanhando as eleições do Capítulo Provincial da Província Santa Cruz.

A pedido do Ministro geral, Frei Massimo Fusarelli, desde meados de 2023, o frade assumiu a missão de visitar as Fraternidades da Província Santa Cruz, nas quais conversou com os frades e ouviu o povo das localidades onde os franciscanos estão presentes. “É costume da Ordem dos Frades Menores que quando uma Província, em Capítulo, vai eleger o seu Ministro provincial, Vigário e Definidores, receba a visita de um irmão de outra entidade. Com a eleição concluo essa missão que assumi”, explicou.

Segundo Frei Gustavo, a eleição de um irmão leigo como Ministro provincial é um marco histórico para a Ordem dos Frades Menores no Brasil, tendo em vista que a Província Santa Cruz é a primeira a dar esse passo no país. “Esta eleição coloca em evidência o valor da fraternidade, revelando que, conforme São Francisco, ‘todos somos irmãos’”, disse.

O frade explicou que este momento é também uma oportunidade para a superação do clericalismo, que nada mais é do que uma compreensão equivocada do que significa o Ministério Ordenado. “São Francisco não era sacerdote e sua insistência era que, na Ordem por ele fundada, ninguém possuísse privilégios pelo fato de ser sacerdote, pelo grau de instrução, nem pelas habilidades que possuísse, mas todos se considerassem irmãos a serviço uns dos outros e de toda a humanidade”, concluiu.

Província Santa Cruz

Sediada em Belo Horizonte, a Província Santa Cruz, mantém uma forte atuação evangelizadora e social baseadas na fé cristã e nos ensinamentos e valores difundidos por São Francisco de Assis.

Essa Província tem suas raízes na criação do Comissariado da Santa Cruz no estado do Rio de Janeiro, estabelecido por frades holandeses em 1900. Depois de passarem por Manaus (AM), em 1899, Frei Adalberto Woolderink, Frei Gonzaga Governeur e Frei Oto Vervoort seguiram para Niterói (RJ), onde instalaram a primeira residência e sede do Comissariado.

Até o ano de 1950, o Comissariado esteve ligado juridicamente e dependia diretamente da Província dos Santos Mártires Gorcumienses, na Holanda. Após esse período de meio século, foi criada a Província Santa Cruz, em 1950, que passou a atuar independente e abrange, atualmente, os franciscanos de Minas Gerais e Sul da Bahia. No dia 18 de dezembro de 1899, chegaram a Manaus, provenientes da Holanda, os três primeiros frades daquela que viria a se constituir a Província Santa Cruz (PSC): Frei Adalberto Woolderink, Frei Gonzaga Gouverneur e Frei Oto Vervoort. Esse início de presença na região amazônica foi frustrado pelas doenças tropicais contraídas pelos frades.

No dia 7 de maio de 1900, chegou ao Rio de Janeiro Frei Rogério Burgers, um dos fundadores e primeiro comissário do Comissariado Imaculada Conceição, hoje PSC, juntamente com Frei Frederico Voorvelt.

Em 1901, juntou-se a eles Frei Oto Vervoort, proveniente de Manaus (AM). Nesse mesmo ano, ocorreu a instalação da primeira residência e sede do Comissariado, em Niterói, e, em 1903, a instalação da primeira residência dos frades em Minas Gerais, em Ouro Preto. No ano de 1912, a sede do Comissariado foi transferida de Niterói (RJ) para São João Del-Rei (MG). Em 15 de novembro de 1925, a sede do Comissariado foi transferida, mais uma vez, para Divinópolis (MG).

Em 1926, o Comissariado foi estendido ao Rio Grande do Sul (Vila Fão) e, dez anos mais tarde, ao Extremo Sul da Bahia (Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri).

No ano de 1931, teve início o Curso de Teologia em Divinópolis com a chegada dos primeiros frades estudantes da Holanda. Em 1941, ocorreu a mudança do nome Comissariado Imaculada Conceição para Comissariado Santa Cruz.

Esse período foi marcado pela consolidação da presença dos frades em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e no Sul da Bahia, além da presença nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. No dia 8 de janeiro de 1949, o Comissariado Santa Cruz foi elevado à condição de Província autônoma da Província Holandesa, passando a designar-se Província Santa Cruz. Em 1959, a sede da Província foi transferida de Divinópolis para Belo Horizonte. No dia 22 de fevereiro de 1966, os frades no Rio Grande do Sul adquiriram autonomia em relação à Província Santa Cruz, tendo sido constituídos como Província São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul no dia 4 de outubro de 1976, dia de São Francisco.

Atualmente, a Província Santa Cruz é composta por mais de 100 frades, alguns em período de formação e estudos. São 14 fraternidades, sendo 8 paróquias. As fraternidades e paróquias estão espalhadas por 10 municípios distribuídos entre Minas Gerais e o sul da Bahia, além de presenças em missões no exterior. Nesses locais, atuam na pastoral paroquial, educação, projetos de ação social e de formação de lideranças cristãs.


Fonte: Província Santa Cruz – https://ofm.org.br/