Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aos 55 anos, Frei Carlos é eleito para o serviço de Ministro Provincial no “Coração do Brasil”

20/10/2021

Notícias

Depois de fazer parte do Governo Provincial no último triênio como Definidor, Frei Carlos Antônio da Silva foi eleito Ministro Provincial da Província do Santíssimo nome de Jesus (GO, TO e DF), no segundo dia do Capítulo Provincial, que está em andamento no Seminário Regina Minorum, em Anápolis, Goiás. Aos 55 anos, Frei Carlos estará à frente deste serviço nos próximos seis anos.

Ele nasceu no dia 16 de setembro de 1966. Ingressou no Noviciado em 13 de janeiro de 1992 e fez a Primeira Profissão no dia 12 de janeiro de 1993. Professou solenemente na Ordem dos Frades Menores no dia 1º de agosto de 1997 e foi ordenado presbítero em 12 de dezembro de 2003. Reside atualmente no Convento Santo Antônio – Brasília-DF.

A eleição do Governo Provincial, com o Vigário e Definidores, deu-se no segundo dia do Capítulo Provincial, que começou pela celebração da Santa Missa votiva ao Espírito Santo. Em seguida, Frei Marco Aurélio, OFM, Ministro Provincial cessante, apresentou seu relatório sobre a trajetória da Província no último triênio.

Por vídeo-conferência, o Definidor Geral para a América Latina, Frei César Külkamp, OFM, trouxe palavras de incentivo.

“Tivemos ainda a grata satisfação de receber a carta endereçada pelo Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, OFM, à nossa Província por ocasião do Capítulo. Na sequência, por vídeo chamada conversou conosco Frei César Külkamp, OFM, Definidor Geral para a América Latina, trazendo uma palavra de incentivo e direcionamento segundo o documento final do Capítulo Geral”, registraram os frades da Santíssimo Nome.

À tarde teve início a eleição, num clima de expectativa e confiança no Nome do Senhor, quando os capitulares se reuniram para a eleição do novo Governo Provincial. No final da tarde, o Bispo da Diocese de Anápolis/GO e seu Auxiliar fizeram uma visita fraterna para cumprimentar o Ministro Provincial cessante e o recém-eleito. E, por fim, às 19 horas, na Capela do Seminário Regina Minorum, a Fraternidade Provincial elevou aos céus o “Te Deum” pelo Governo Eleito; e o Visitador Geral, Frei Gustavo Medella, no exercício de suas atribuições, conferiu a posse ao novo Ministro Provincial, Frei Carlos Antônio, OFM, ao seu Vigário, Frei Jair da Cruz, OFM e aos definidores, Frei Janilson, OFM, Frei Alex, OFM, Frei Wanderley, OFM e Frei Ronildo, OFM.

Da esq. para a dir: Frei Wanderley, OFM (Ex-Vigário Provincial e atual Definidor), Frei Renildo, OFM, Frei Gustavo Medella, OFM (Visitador Geral) e Frei Marco Aurélio, OFM (Ex-Ministro Provincial)

Frei Carlos proferiu suas primeiras palavras manifestando a sua alegria em poder servir e cuidar dos frades, no mesmo espírito de São Francisco que como Ministro desejava beijar os pés dos irmãos. E após a bênção do novo Ministro Provincial, com o recreio fraterno, terminou o intenso dia de atividades.

NO “CORAÇÃO DO BRASIL”

A Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil é uma fraternidade na qual os irmãos, seguindo Jesus Cristo mais de perto e sob a ação do Espírito Santo, levam uma vida radicalmente evangélica, através das várias frentes de evangelização, seja nas Paróquias, Colégios, Rádios, Missões, a fim de levar a todos a mensagem do Reino de Deus e o Carisma Franciscano, de modo especial ao “Coração do Brasil”.

Os irmãos da Ordem dos Frades Menores pela profissão consagram-se totalmente a Deus, o sumo bem, vivendo o Evangelho na Igreja, segundo a forma observada e proposta por São Francisco de Assis, ou seja, em Obediência, Sem Nada de Próprio e em Castidade.

A atuação dos frades se estende em oito paróquias, quatro casas de formação, três colégios, três emissoras de rádio, projetos sociais das Paróquias e o Projeto social educativo para crianças e adolescentes – “Educar para a Vida”. Isso distribuído em nossa Região pastoral de: GOIÁS: Anápolis, Goiânia, Catalão e Pires do Rio; DISTRITO FEDERAL – Brasília; TOCANTINS – Araguacema e Lajeado.

A Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil foi fundada no dia 17 de julho de 1943, e no dia 20 de janeiro de 1944 aconteceu a primeira reunião em solo brasileiro. Mas, no início ela não tinha esta denominação. Na época, era chamada de Comissariado, e teve como primeiro comissário Frei Paulo Seibert. Com as Constituições Gerais da OFM promulgadas em 1967, a entidade franciscana passou a se chamar ‘Custódia’. Em seguida, foi elevada a Vice-Província e em 2004 a Província.


Fonte: Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil