CNBB agradece ao legado de Frei Joel Postma falecido em Belo Horizonte
31/10/2024
Faleceu na quarta-feira, 30 de outubro, em Belo Horizonte (MG), o músico e compositor holandês Frei Joel Postma, OFM, que foi assessor do Setor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dois Bispos do Brasil (CNBB) por 13 anos, no período que vai de 1984 a 1997. Na Conferência, pelos menos três grandes frutos surgiram do trabalho do frade.
O primeiro deles é o Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-musical (Celmu). O segundo fruto não nasceu como uma iniciativa direta do Setor de Música Litúrgica da CNBB, mas teve, no religioso, um grande colaborador e incentivador: o Ofício Divino das Comunidades (ODC) e o terceiro foi a sistematização e organização dos Hinários Litúrgicos da CNBB, iniciado durante o seu trabalho no Setor de Música Litúrgica.
A presidência da CNBB publicou uma nota de pesar pela morte e enviou condolências ao ministro provincial da Ordem dos Frades Menores, frei Vicente Paulo do Nascimento, e aos frades da província Santa Cruz.
No documento, a CNBB reforçou que na beleza das composições desse franciscano, encontramos “a tradição musical da Igreja, que excede todas as outras expressões de arte, porque constitui parte integrante da Liturgia solene” (cf. SC 112). No seu generoso serviço, ele pode organizar as primeiras edições do Hinário Litúrgico da CNBB, publicadas pela Paulus, e atuou decisivamente para criar o Curso Ecumênico de Liturgia e Música (CELMU).
“Nossa gratidão a Deus pela vida e obra de Frei Joel, que cantou a liturgia com a vida e inspira nossas comunidades a cantar em fidelidade à tradição bíblico-litúrgica, a experiência eclesial latino-americana e a cultura musical do nosso país, na variedade de suas regiões. Somos imensamente gratos! Na certeza de que a vida não é tirada, mas transformada, pedimos que o Ressuscitado seja o vosso consolo”, pontuou a presidência da CNBB. Por Willian Bonfim com informações www.ofm.org.br
Willian Bonfim, com informações www.ofm.org.br