Encerramento da Assembleia UCLAF: Peregrinação à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe
03/06/2024
No dia 27 de maio foi realizada, na cidade do México, a peregrinação à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe , começando com a procissão pela Calzada de Guadalupe até a Basílica, onde foi celebrada a Eucaristia, presidida por Frei Massimo Fusarelli, Ministro geral.
Na abertura, foi lida uma mensagem do Papa Francisco aos bispos, frades e fiéis reunidos para comemorar o 500º aniversário da chegada dos 12 apóstolos da Espanha ao México: «Quando aqueles irmãos mais novos chegaram, trouxeram consigo corações cheios e vidas com a alegria do Evangelho, tiveram a certeza de serem portadores de uma esperança que não decepciona, mas é fonte de alegria… Devemos escutá-los novamente e anunciar sempre o Evangelho com criatividade renovada, esta é a missão que você ainda temos hoje”, lemos na mensagem. Da mesma forma, o Papa exortou os frades a continuarem a colocar em prática o apelido “ Motolinía ” que receberam dos indígenas por viverem pobres entre os pobres.
Posteriormente, o Ministro Geral na sua homilia disse: “Nossa Senhora de Guadalupe é um exemplo extraordinário e maravilhoso de inculturação. O que ele expressou através da forma como se apresentou, com as palavras de São Francisco: ‘A virgem feita Igreja’ deve ser e é para nós o verdadeiro modelo, Igreja de Deus, Igreja que pode testemunhar que o céu não é um conto de fadas e é não muito longe, que Deus não está acima e não é inalcançável, mas está aqui conosco, entre nós, vivendo juntos e construindo uma vida verdadeira”.
À tarde, com um diálogo no auditório do Centro Educacional, Frei García de Cisneros, foi encerrada a reunião dos Ministros Provinciais da UCLAF e do Governo Geral. Á noite participaram de uma oração ecumênica na Igreja Metodista da Santíssima Trindade, em favor das Igrejas e da paz no mundo, juntamente com Dom Agustín Altamirano Ramos, da Igreja Metodista e os pastores Edith Molina Valerio e Elizabeth Romero Ríos.
Fonte: https://www.ofm.org/pellegrinaggio-alla-basilica-di-nostra-signora-di-guadalupe.html