Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos celebram presença no Santuário Frei Galvão

15/04/2024

Notícias

No último domingo, dia 14 de abril, os frades franciscanos comemoraram 3 anos da presença no Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). A data foi marcada por uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno de Assis, bispo emérito de Aparecida. Ele foi o incentivador da construção do Santuário, constituindo canonicamente o Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, no dia 8 de dezembro de 2010.

Segundo Frei Leandro Costa Santos, “os 3 anos da presença franciscana junto ao Santuário Frei Galvão evidencia um trabalho realizado a partir de uma coletividade, o que nos termos do carisma franciscano deve ser compreendido como “uma missão fraterna”. Isto é, a comunidade o maior artífice dessa expansão. Ao referir-se à “fraternidade em missão”, seja considerado os religiosos Frei Diego Atalino de Melo, Frei Jonas Ribeiro da Silva, Frei Roberto Ishara, em parceria com os devotos e voluntários do Santuário”.

“Estamos felizes por saber que as pessoas abraçam esse grande ideal conosco. Quando assumimos o Santuário dissemos que estaríamos aqui com uma tríplice missão, inspirados em Frei Galvão: acolher, sermos confessores (homens da misericórdia) e pregadores”, disse Frei Diego, reitor do Santuário. Ao final da celebração os frades num gesto de humildade retiraram as sandálias, e declararam total entrega ao trabalho confiado a eles na terra de Frei Galvão.

Frei Diego ainda agradeceu aos doadores e devotos de Frei Galvão que colaboram com a manutenção do Santuário e das ações sociais realizadas em benefício da comunidade.  “Dos 14 anos de existência do Santuário Frei Galvão, 10 estão marcados pelo apoio e carinho da Família Missionária. Esse dado é essencial para entendermos a importância desse grande projeto para a história deste Santuário. (…) Tudo o que existe no Santuário tem a marca do amor, doação e generosidade dos nossos devotos da Família Missionária de Frei Galvão”, afirmou.

 Franciscanos em Guaratinguetá e no Santuário

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil está presente na cidade desde 1939, quando foi comprado o local para a construção, em 1941, do Seminário Frei Galvão.

A história dos frades no espaço sagrado dedicado ao primeiro santo franciscano brasileiro começou no dia 11 de abril de 2021. Na época, a posse foi marcada pela assinatura de um convênio com duração de 30 anos pelo então Ministro Provincial Frei César Külkamp e pelo Arcebispo Dom Orlando Brandes, representando a Arquidiocese de Aparecida.


Frei Leandro Costa Santos, com colaboração de Adriana Rabelo