Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santuário Frei Galvão inicia suas obras sociais no Dia Mundial do Pobre

07/11/2023

Notícias

No dia 19 de novembro, dia Mundial dos Pobres, o Santuário Frei Galvão iniciará suas obras sociais na Casa da Criança. Este trabalho é expressão de um dos valores institucionais do Santuário do Primeiro Santo Brasileiro, a Solidariedade.

Motivados pelo desejo de concretizar o seu valor institucional da Solidariedade, o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, inaugurará, no próximo dia 19 de novembro, às 9h30, o seu trabalho social. A data escolhida para a celebração do início das atividades sociais é o Dia Mundial do Pobre, criado pelo Papa Francisco, cujo tema desse ano é “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar (Tb 4,7)”.

O projeto que está nascendo é fruto de uma parceria com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e que em abril de 2023 passou aos cuidados do Santuário Frei Galvão um espaço que já era utilizado para atividades sociais, e que agora terá sua funcionalidade ampliada, integrando, assim, as pastorais sociais da Paróquia juntamente com os projetos do Santuário. O local, conhecido como “Casa da Criança”, fica na Av. Walter Rodrigues da Silva, 529, Jardim Primavera, em uma região periférica da cidade de Guaratinguetá (SP).

Para que esta nova iniciativa ganhasse forma, o Santuário Frei Galvão contou com o apoio da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil que, através de seu Secretariado para a Evangelização, fez uso de um fundo destinado às ações e projetos de solidariedade, como uma expressão de seu comprometimento com a promoção da dignidade humana e com a construção de uma sociedade solidária e fraterna.

Assim, desde junho desse ano o local passou por uma reforma e adaptação dos seus espaços e terá como principal projeto a criação de uma padaria escola, cujo objetivo será oferecer curso profissionalizante de panificação para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais do que doar alimento, queremos tornar as pessoas protagonistas da sua própria história oferecendo condições de inseri-las no mercado de trabalho e construir uma vida mais digna, pois, conforme nos lembra a Encíclica Pacem in terris, de São João XXIII: “O ser humano tem direito à existência, à integridade física, aos recursos correspondentes a um digno padrão de vida: tais são especialmente a nutrição, o vestuário, a moradia, o repouso, a assistência sanitária, os serviços sociais indispensáveis”.

Além disso, outras oficinas serão criadas de acordo com as necessidades da comunidade e estarão abertas para serviço voluntário. Todas essas atividades estarão integradas na estrutura do SEFRAS, Associação Social Franciscana da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, e que possui uma experiência de mais de 20 anos nessa área social.

Por fim, no local também funcionarão outras atividades sociais já existentes na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, cujo Pároco é Padre Silvio César Florêncio, dando continuidade ao grandioso trabalho já desenvolvido e potencializando ainda mais o envolvimento com a comunidade e a concretude do seu amor ao próximo.