Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Beata Albertina será padroeira de Centro Pastoral em Angola

20/12/2023

Notícias

Construção do Centro Pastoral (fonte: Vatican Media)

O Centro de Pastoral de Kilondo da paróquia Sagrado Coração de Jesus, do município de Bolongongo, região de Kwanza, Angola, terá como padroeira a beata brasileira, catarinense, Albertina Berkenbrock. A ideia nasceu a partir de um ato de solidariedade das crianças da catequese pertencentes à paróquia de José Operário das Oficinas, da diocese de Tubarão, SC. Os catequizandos devotos de Albertina, ajudaram na construção da capela angolana que receberá o nome da beata brasileira.

O pároco e postulador da Causa de Canonização de Albertina, Pe. Sérgio Jeremias de Souza, explica que por meio da oferta do dízimo mirim, realizado durante o ano, as crianças ajudam, todos os anos, comunidades africanas carentes. Foi a partir deste trabalho missionário infantil que a beata Albertina chegou até a África. “Uma igreja dos pobres do Brasil ajudando outra igreja de pequenos e pobres”, disse.

“Conhecemos o Pe. Apolinário, que atua em Kilondo, como também, seu esforço missionário para criar igrejas em regime de mutirão. Em comum acordo com as crianças, enviamos o dinheiro para a compra do telhado da capelinha do interior”, conta ele. “Padre Apolinário concordou com a ideia de Albertina se tornar a padroeira do Centro Pastoral e foram enviadas uma imagem e uma relíquia”, acrescenta.

O pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Bolongongo, Pe. Apolinário Peres, em entrevista à Rádio Vaticano – Vatican News, disse que a imagem de Albertina será entronizada oficialmente, durante missa de dedicação da capela no próximo dia 25 de dezembro. “Queremos a beata Albertina como padroeira para ajudar espiritualmente, mas também, para interceder cada vez mais por esta comunidade simples, humilde, que luta em busca de seu desenvolvimento, disse.

Albertina Berkenbrock nasceu em 11 de abril de 1919, no distrito de Imaruí, Santa Catarina e foi assassinada em 15 de junho de 1931, aos 12 anos, quando resistiu a um assédio. Foi beatificada em 20 de outubro de 2007 peo cardeal José Saraiva Cardeal Martins.


Fonte: Vatican News (texto de Rosa Martins)