Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vila Velha: Paróquia do Rosário celebra segundo dia do Tríduo

07/10/2022

Notícias

Com alegria, a comunidade de fé se encontrou para celebrar o segundo dia do Tríduo em preparação a Festa de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Paróquia e do Município de Vila Velha, nesta sexta-feira. Deus, por intermédio de Maria, tem muito a nos dizer e oferecer neste dia.

Neste ano, a Festa de Nossa Padroeira, a Senhora do Rosário, tem como tema central: Maria nos tempos difíceis.

Maria nos ensina a sermos fortes e não desesperarmos diante das tribulações e dificuldades da vida. Ensina-nos, ainda, a sermos servos fiéis, acolhendo com fé, humildade e esperança a vontade de Deus na certeza de que Ele nos ouve.

Celebrando o 2º dia do Tríduo, meditamos três momentos vividos por Nossa Senhora: a Perda e procura do Filho/ O mistério da missão do Filho/ a Solidão de Maria após a morte de José e saída do Filho.

Logo no início da celebração a imagem foi entronizada dizendo: “Maria, Senhora do Rosário, Mãe que traz no rosto e no coração os traços de seus filhos e filhas. É a mãe de todos nós! Ao se revestir de nossa história e de nossa dor, nossa Senhora se torna sinal de esperança, pois sua presença de mãe é a certeza de que o amor de Deus liberta a vida dos seus filhos e filhas”, e cantando o hino da Padroeira.

A missa foi presidida por frei Clarêncio Neotti e, ao final o grupo de “Mães que oram pelos filhos” realizou o momento devocional em homenagem a Nossa Senhora do Rosário.

Como de costume, foram vendidas delícias nas barraquinhas com o término da missa. Neste sábado, no último dia do Tríduo, a missa será às 18 horas e logo depois show com a banda do exército e muitos quitutes!


Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Vila Velha

Neste dia 07 de outubro, celebramos a Festa da Padroeira do Município de Vila Velha, Nossa Senhora do Rosário. A devoção cristã à Nossa Senhora do Rosário se deu a partir do ano de 1208, a festa que até então era apenas uma devoção, tornou-se uma solenidade litúrgica reconhecida e instituída pelo Papa Pio V em 1571. Maria apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão.

Por intermédio de Nossa Senhora, os cristãos saíram vitoriosos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A devoção de Nossa Senhora do Rosário

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, foi o grande propagador do Rosário no início do século XIII. A Igreja lhe conferiu o título de Apóstolo do Santo Rosário. Naquela época havia muitos hereges que desviavam os fiéis da Igreja Católica. São Domingos, com a prática da oração do Rosário, a pedido de Nossa Senhora, começou a combater as heresias dos Albingenses, que crescia vertiginosamente na França.

O Papa mandou vários missionários para combater os hereges, mas nada conseguiram. Somente São Domingos, com a criação de sua ordem e com a insistente oração do Rosário, é que conseguiu acabar com esses hereges. São Domingos dizia que em todas as orações do Rosário pedia a intercessão de Maria Santíssima para converter os hereges e com o passar dos anos conseguiu.

Na aparição de Maria à São Domingos, ele recebeu a indicação do Rosário como potente arma para a conversão: “Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa coroa de 200 rosas – por isso Rosário – é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições.

A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Prainha, a mais antiga do Brasil ainda em atividade

A Igreja está localizada no Sítio Histórico da Prainha, Vila Velha, edificada na Capitania do Espírito Santo e foi construída pelo seu primeiro donatário, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. Ela é um marco da colonização do solo Espírito-Santense, onde primeiro começou e se desenvolveu a história do Estado do Espírito Santo. Foi tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN e é a Igreja mais antiga ainda em atividade no Brasil. Atualmente ela pertence à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com sede no Santuário Divino Espírito Santo, no Centro da cidade.

Nossa Senhora do Rosário, a Padroeira de Vila Velha

Nossa Senhora do Rosário foi declarada padroeira do município de Vila Velha no dia 24 de setembro de 2015, conforme a Lei 5.652 de autoria do vereador Joel Rangel, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo então prefeito Rodney Miranda. Desde então, todo dia 07 de outubro é comemorado o dia da padroeira da cidade Canela-Verde e faz parte do calendário municipal. Nossa Senhora do Rosário passou a ser, oficialmente, a Santa que guarda, abençoa e ama a cidade.

Rosário de Nossa Senhora

A palavra Rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora. Cada Ave Maria é uma rosa que oferecemos à Mãe, com carinho e esperança. Assim, quando rezamos o Santo Rosário completo, oferecemos um buquê de duzentas rosas a Nossa Senhora.

João Paulo II, o Papa de Nossa Senhora do Rosário

João Paulo II dedicou todo o seu Pontificado a Maria Santíssima. Ele declarou logo no primeiro dia de seu pontificado: Totus tuus Mariae (Tudo é de Maria). A devoção a Nossa Senhora do Rosário foi amplamente difundida e divulgada. Ele acrescentou mais um conjunto de Mistérios ao Rosário – os Mistérios Luminosos – em uma Encíclica que escreveu sobre o Santo Rosário.

A Coroa Franciscana

Outra bela devoção mariana que se desenvolveu no seio da Ordem Franciscana é a Coroa Franciscana das Sete Alegrias da Santíssima Virgem.

Em 1442, no tempo de São Bernardino de Siena, se difundiu a notícia de uma aparição da Virgem a um noviço franciscano. Este, desde pequeno, tinha o costume de oferecer à bem-aventurada Virgem uma coroa de rosas. Quando ingressou entre os Irmãos Menores, sua maior dor foi a de não poder seguir oferecendo à Santíssima Virgem esta oferenda de flores. Sua angústia chegou a tal ponto que decidiu abandonar a Ordem Seráfica. A Virgem apareceu para consolá-lo e lhe indicou outra oferenda diária que lhe seria mais agradável. Sugeriu-lhe recitar a cada dia sete dezenas de Ave Marias intercaladas com a meditação de sete mistérios gozosos que ela viveu em sua existência. Desta maneira teve origem a coroa franciscana, Rosário das sete alegrias.

São Bernardino de Sena foi um dos primeiros a praticar e difundir esta devoção, que para ele era fonte de grandes favores. Um dia enquanto recitava esta coroa apareceu-lhe a Santíssima Virgem e com inefável doçura lhe disse que gostava muito desta devoção e o recompensava com milagres para converter os pecadores: “Te prometo fazer-te partícipe de minha felicidade no paraíso”. A coroa franciscana medita os sete gozos de Maria: a anunciação, a visita a Santa Isabel, o nascimento de Jesus em Belém, a adoração dos Magos, a apresentação de Jesus no templo e a manifestação de sua divindade entre os doutores do templo, a ressurreição de Jesus e sua aparição à Virgem, a vinda do Espírito Santo, a Assunção de Maria em corpo e alma ao céu, e a coroação de Maria como rainha do céu e da terra, medianeira de graças, mãe da Igreja e soberana do Universo.

Contemplação dos Mistérios do Rosário

O Santo Rosário é dividido em quatro conjuntos de mistérios, onde contemplamos os momentos da vida de Jesus e de Maria. Os quatro conjuntos de Mistérios são:

Resultado de imagem para rosário

Mistérios Gozosos nos quais se contemplam a anunciação do Anjo a Maria; a visita de Maria a sua prima Isabel; o nascimento de Jesus em Belém; a apresentação de Jesus no templo; e Jesus perdido e achado no templo entre os doutores da lei.

Mistérios Dolorosos nos quais se contemplam a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras; a flagelação de Jesus; a Coroação de Espinhos; Jesus carrega a Cruz até o Calvário; a Crucificação e morte de Jesus.

Mistérios Gloriosos nos quais se contemplam a Ressurreição de Jesus; a sua Ascensão ao Céu; a vinda do Espírito Santo Sobre os Apóstolos e Maria; a Assunção de Maria ao Céu; a coroação de Maria.

Mistérios Luminosos foram escritos pelo próprio Papa João Paulo II, em sua carta apostólica, Rosarium Virginis Mariae, no ano de 2002. Nestes mistérios contemplam-se toda a Vida pública de Jesus: o Batismo no Rio Jordão; o Milagre nas bodas de Caná; a proclamação do Reino do Céu e o convite a Conversão; a Transfiguração de Jesus no Tabor; a Instituição da Eucaristia.

Oração de Nossa Senhora do Rosário

Ó Mãe e Clementíssima Virgem do Rosário, Vós que plantastes na Igreja, por meio de Vosso privilegiado filho Domingos, o místico remédio do Santo Rosário, fazei que abracemos todos a Tua santa devoção e obtenhamos Teu verdadeiro espírito, de sorte que aquelas místicas rosas sejam em nossos lábios e corações, pelos pecadores medicina, e pelos justos aumento de graça. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte.

Amém.


Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Rosário