Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vila Velha celebra Nossa Senhora do Rosário de 6 a 9 de outubro

30/09/2022

Notícias


Dia 7 de outubro é o dia de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira não só da nossa Paróquia de Vila Velha, no Espírito Santo, e suas dez Comunidades, mas de todo o Município de Vila Velha. A igreja Matriz, que leva o título da Padroeira, é a mais antiga do Brasil em funcionamento e a igreja-mãe de todas as outras da cidade. Por isso, todos estão convidados a participar e uma belíssima Festa.

O tríduo acontecerá entre os dias 6 e 8, e a cada dia serão refletidos alguns dos momentos de dificuldade da vida de Maria, fazendo jus ao tema geral escolhido para o ano “Maria nos tempos difíceis”. O assunto foi escolhido após um período de sofrimento vividos nos últimos anos, onde se precisou reinventar a vida e ainda se supera as consequências deste tempo.

No dia 9 (domingo) será celebrada a Solenidade e não haverá celebrações nas comunidades no período noturno. No Santuário do Divino Espírito Santo não será realizada a missa das 19 horas. De quinta a sexta, a celebração será às 19 horas e no sábado e domingo, às 18 horas, sempre na parte externa da igrejinha.

Neste ano, como parte dos festejos, a imagem está em peregrinação nas Comunidades até 5 de outubro. Lá serão realizados momentos devocionais, de oração e louvor.

Nos dias de festa também haverá barracas com deliciosos quitutes.

IGREJA REMONTA A 1535

Depois de um grande restauro ao longo de 2016, a igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída em estilo barroco singelo. A igreja original remonta a 1535, quando Vasco Fernandes Coutinho aportou para assumir sua capitania e dedicou a nova colônia ao Espírito Santo, por ser oitava de Pentecostes. Ainda não se tem plena certeza se a primitiva igreja foi consagrada a Santa Catarina (conforme promessa-juramento dos portugueses que se formavam em Coimbra, caso fossem fundadores de igreja) ou se a Nossa Senhora da Vitória (segundo a tradição dos reis de Portugal, desde a vitória de Aljubarrota, ao levantar a primeira capela aonde chegassem). Quando o Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória e ao mesmo tempo difundiu por toda a Igreja a oração do Rosário em agradecimento à vitória de Lépanto no dia 7 de outubro de 1571, provavelmente o povo de Vila Velha passou a venerar Nossa Senhora da Vitória com o nome de Nossa Senhora do Rosário, prevalecendo este último nome já que se fundara nova cidade com o nome de Vitória. E com o nome de Nossa Senhora do Rosário, a igreja da Prainha chegou até os dias de hoje, sempre usada como ambiente de culto e recebendo o título de paróquia já em meados do século XVIII, sendo a mais antiga paróquia do Estado.


Pascom Nossa Senhora do Rosário