Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Concórdia conhece o novo pároco e a Fraternidade de Nossa Senhora do Rosário

10/02/2022

Notícias

Concórdia (SC) – Os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário conheceram, no dia 6 de fevereiro, a nova Fraternidade que os acompanhará no próximo triênio. Na Celebração Eucarística das 18 horas, o bispo diocesano de Joaçaba, Dom Mário Marquez, OFMCap, deu posse a Frei Alex Sandro Ciarnoscki como pároco, ele que será também o guardião da Fraternidade, formada por Frei Alisson Luis Zanetti, vigário paroquial; Frei Clauzemir Makximovitz, vigário paroquial; Frei Délcio Francisco Lorenzetti, vigário da casa e paroquial; e Sérgio Hide Honna, fazendo o Ano Missionário, depois de ter concluído os estudos de Filosofia.

A Paróquia, que foi criada em 24 de novembro 1932, durante a visita pastoral do bispo franciscano Dom Daniel Hostin, OFM, a Concórdia, é atualmente a maior da Diocese e conta com mais de 60 comunidades.

Frei Alex, que também é Definidor da Província da Imaculada, estava na Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco (PR). Depois da saudação inicial, o bispo Dom Mário solicitou a um casal da comunidade a leitura da provisão do novo pároco. Em seguida, Frei Alex fez a profissão de fé diante do bispo e da comunidade paroquial, seguindo depois a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho, o novo pároco recebeu das mãos do bispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra.

Na sua homilia, Dom Mário destacou o tema vocacional do Evangelho em Lucas 5,1-11. “Jesus chama os discípulos e também nos chama para sermos pescadores de homens. Nos chama para sermos abertos à graça e bênçãos de Deus e para nos tornarmos instrumentos de Deus, como diz São Francisco na sua oração”, disse o bispo.

“Temos aqui os frades em missão. A missão é sempre um chamado. Nem sempre sabemos e entendemos por que estou aqui ou estou ali. Mas Deus sabe da nossa missão e coloca em nosso meio pessoas especiais”, disse o bispo.

Para ele, a mensagem desse Evangelho motiva a não desistir e sempre tentar novamente. “Nós temos desafios próprios em nossa missão, mas é tempo de caminhar juntos, como uma Igreja sinodal, segundo pede o Papa Francisco”, disse o bispo.

Na continuidade ao Rito de Posse, Dom Mário efetuou a entrega das chaves da Igreja, “para cuidar da parte do povo de Deus que te é confiada” e do Sacrário, porque a ‘Eucaristia é ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã”. Então, diante ao Sacrário, o pároco e a nova fraternidade fizeram uma breve adoração. Em seguida, o bispo entregou a Frei Alex o batistério para administrar os batismos e a Estola Roxa “para ser zeloso com os fiéis a ele confiado, para que possam encontrar a misericórdia da qual todos nós necessitamos”.

O novo pároco, então, foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe foi entregue.

Para Frei Alex, gratidão era a Palavra que vinha à sua mente neste momento. “Primeiro, a Deus pelo dom da vida, pelas pessoas na caminhada, à Paróquia do Rosário que nos acolhe e à Paróquia São Pedro de Pato Branco que me acolheu por três anos. O Evangelho dizia que para os discípulos seguirem adiante foi preciso deixar. Nem sempre é fácil, mas eu sei que tudo é chamado de Deus, tudo é proposta de Deus. Com o coração cheio de esperança quero ser acolhido nesta Paróquia e me colocar a serviço, anunciar o reino de Deus ao povo de Concórdia e de tantas comunidades. Obrigado Dom Mário pela presença e pela caminhada que fazemos juntos, especialmente na Causa de Frei Bruno. A gente pede a intercessão de Frei Bruno para que olhe por nós e por nossas famílias. Dom Mário, conte conosco nesta missão, nesta Paróquia!”, disse Frei Alex.

Ele, contudo, explicou que os frades franciscanos assumem a missão em fraternidade. “Então nós temos cinco freis que estarão com vocês. Nós queremos, como fraternidade, viver a nossa vocação nesta comunidade, anunciar a Palavra e, a pedido de São Francisco de Assis, sermos instrumentos de Paz e Bem. Que possamos construir, juntos, o Reino de Deus!”, concluiu.


Fotos: Angelo Junior Radavelli, pela Pascom da Paróquia do Rosário