Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Estar em Deus é estar em paz”, recorda Frei Mário em momento celebrativo

12/05/2020

Notícias

São Paulo (SP) – Nesta terça-feira (12/05), a Celebração do Abraço e da Esperança – iniciativa que começou no domingo (10) – retornou à capital paulista. Frei Mário Tagliari, reitor e guardião do Convento São Francisco, e Frei Fidêncio Vanboemmel, moderador da Formação Permanente da Província da Imaculada, conduziram o momento celebrativo transmitido ao vivo do Convento São Francisco (SP).

A iniciativa quer dar um pouco de conforto aos familiares e amigos das vítimas fatais da covid-19. O Brasil ultrapassou a marca de 12 mil mortos nesta terça-feira, com mais de 178 mil casos confirmados. Entre estes casos, estão Frei Mário e Frei Alexandre Rohling, que também participou da celebração de hoje. Eles passaram por tratamento, chegaram a ser internados, mas agora se recuperam bem.

Ao início da celebração, Frei Fidêncio explicou por que este momento foi chamado como abraço e esperança. “O abraço é porque queremos sentir o palpitar do coração ferido de cada pessoa e família que nestes dias entregaram a vida de seus entes queridos a Deus, sem que eles pudessem ter uma digna celebração de despedida. E a esperança é porque nos unimos na fé para proclamar que a vida de nossas pessoas queridas não foi uma passageira ilusão. Pelo mistério da morte, eles não estão mergulhados na escuridão, mas participam da ressurreição de Cristo. Se a pandemia tirou a vida de tantas pessoas – hoje mais de 880 pessoas – assim mesmo cremos que a vida não foi tirada, mas transformada. Por isso, temos que ter presentes as palavras do Senhor, que vem para salvar e dar vida plena. “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, não morrerá para sempre”, explicou o frade.

O guardião do Convento afirmou que a oração realizada nesta noite é para celebrar a vida e não a morte. Na homilia, o frade falou a respeito da paz, abordada no evangelho lido durante a Celebração (Jo 14, 27-31). “Este evangelho quer ser um consolo, uma esperança para cada um de nós. ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou’, é a promessa de Jesus. Estar em Deus é estar em paz. E isso não é só para depois da nossa passagem neste mundo. Isso é uma proposta de vida para o nosso dia a dia. Quem está em Deus, como Jesus testemunhou, por isso ele é um homem de paz”, afirmou o frade.

Segundo Frei Mário, a paz deixada por Jesus para a humanidade deve ser transformada em serviço, em atitudes concretas que transformam a vida das pessoas e da sociedade. Quem tem a paz de Jesus, deve ter compaixão, assim como Ele teve. “Jesus teve compaixão, compadeceu-se da dor e do sofrimento da viúva de Naim. Neste gesto, Jesus quis mostrar que nós viemos de Deus e para Deus voltamos, que esta vida é passageira”, acrescentou.

Roberto é uma das vítimas da covid-19 que foram lembradas hoje. Ele era da Paróquia São João Batista, em São João do Meriti (RJ)

O frade citou ainda o Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis. “Ele compôs a última estrofe na hora de sua morte. ‘Louvados sejas, meu Senhor, por nossa irmã, a morte corporal, felizes aquele que ela os encontrar na graça’”, recordou. Este é um pedido para que a morte não traga tristeza, mas paz.

A Celebração do Abraço e da Esperança está sendo realizada durante toda a semana em diversas paróquias e conventos da Província e transmitida através da TVFranciscanos (LINK). Para enviar as intenções, mande uma mensagem de WhatsApp para (11) 97693-2430. Neste número, é possível enviar a foto de seu amigo ou familiar falecido, com nome completo, local e data de nascimento e falecimento.

Confira abaixo o dia, horário e local das próximas transmissões:

DIA DA SEMANA FRATERNIDADE HORÁRIO
QUARTA Paróquia Santo Estêvão (Ituporanga, SC) 18h45
QUINTA Paróquia São Pedro Apóstolo (Pato Branco, PR) 20h30
SEXTA Paróquia Santa Inês (Balneário Camboriú, SC) 20h30
SÁBADO Convento da Penha (Vila Velha, ES) 17h00