Em comunhão fraterna, enviados a Evangelizar
03/08/2010
Luanda (Angola) – Já há uma semana saboreamos o gosto do Capítulo, com a visita de Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial, e Frei Estêvão Ottenbreit, Vigário Provincial e Visitador, aos frades e às fraternidades da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA). É revitalizante a presença dos “irmãos mais velhos” entre nós! Este ano, celebramos vinte anos de presença de nossa Ordem em Angola.
Desde à tarde do domingo, os irmãos das fraternidades mais distantes começaram a chegar para este Encontro de Celebração da Vida Fraterna. Com muita alegria, foi-se colocando as conversas em dia. Assim pudemos, na tarde de hoje, dia 5 de abril, às 16 horas, iniciar, na Fraternidade São Francisco de Assis (Bairro Palanca, Luanda), o primeiro Capítulo da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. O tema é “Em comunhão Fraterna Enviados a Evangelizar”, motivados pela passagem evangélica “E os enviou dois a dois…” (Lc 10,2).
A celebração, que marcou o início deste encontro fraterno, foi realizada na Capela interna da Fraternidade e foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio, e concelebrada pelo Vigário Provincial, Frei Estevão e pelos demais Frades sacerdotes que trabalham na Missão de Angola; a mesma foi animada pela Fraternidade Monte Alverne (Aspirantado, Malanje), com a ajuda dos Frades Estudantes. Nesta celebração estiveram presentes 22 frades.
Na homilia, Frei Fidêncio, partindo dos textos litúrgicos desta segunda-feira da oitava de Páscoa, lembrou aos frades que “nós viemos para este capítulo para retomar o vigor profético da nossa vida, da nossa vocação. Revermos também como estamos dentro desta missão da Igreja, dentro desta missão da Ordem. Dentro desta extensão maravilhosa, o braço mais bonito, creio eu, que a nossa Província tem. Extensão das mãos de cada fraternidade da Província da Imaculada”.
A seguir animou os irmãos a vencerem o medo e a duras experiências: “É claro que na caminhada passamos, muitas vezes, pelas mesmas experiências que os Apóstolos passaram: às vezes o medo toma conta, as experiências de morte que fazemos de nós mesmos e, sobretudo, quando deixamos de fazer brilhar em nós o que é o essencial de nossas vidas; mas, também, estamos aqui para sentir o ‘alegre anúncio da Ressurreição'”, acrescentou.
Por fim, exortou os irmãos a fazerem a experiência do Ressuscitado em nosso Capítulo: “Acima de tudo, vem o Ressuscitado, o Mensageiro, ao nosso encontro e diz ‘Não tenhais medo, vamos para a Galileia’. Talvez a Galileia seja este espaço comum que partilhamos, este espaço comum que partilharemos ao longo desta semana, para aqui fazermos a experiência de ver o Senhor Ressuscitado, na nossa vida pessoal, ver o Senhor Ressuscitado em nossa Missão, ver o Senhor Ressuscitado em nossas Fraternidades. Que o Espírito santo nos ajude, nos encoraje, nos congregue, nos fortaleça para podermos celebrar, neste espírito pascal, a alegria do Senhor vivo entre nós”.
Após a celebração, dirigimos-nos para um dos Locutórios do Mosteiro das Irmãs Clarissas, nossas vizinhas, onde realizaremos o Capítulo.
O Capítulo começou com palavras de saudação do Frei Ângelo José Luiz, Presidente da FIMDA, de Frei Fidêncio, Ministro Provincial, e de Frei Estevão, Vigário Provincial. Este falou da alegria de poder participar deste primeiro Capítulo da Fundação, após mais de vinte anos do contato que fez com o Bispo de Malange que deu início ao nosso serviço missionário. Foi feita a Chamada dos convocados para o Capítulo e registrou-se a ausência do Frei Alex Ferreira da Silva, que ficou com os Aspirantes no Seminário Monte Alverne, em Malange. Assim somos 22 frades presentes no Capítulo.
No primeiro dia, a tarefa dos capitulares era aprovar o Regimento do Capítulo e eleger o Secretário, os Moderadores, e distribuir outros serviços. O dia terminou com um Encontro recreativo.
Rezem por nós, para que a “Mamã Muxima” nos proteja e dê coragem!
Frei Laerte de Farias dos Santos, OFM