Missionários recebem acolhida calorosa na Bahia
30/08/2016
Entre Rios (BA) – A cidade de Entre Rios, localizada a 128 km de Salvador (BA), recebeu com grande alegria os missionários, que chegaram no início da tarde desta terça-feira (30). A partir de hoje, eles começam a Semana Missionária, que prepara a comunidade para a ordenação de Frei Edvaldo Batista Soares, neste sábado (3), às 18 horas.
Os frades vindos de Concórdia, Petrópolis, São Paulo, Vitória e Salvador, Ir. Isabel e Ir. Roseane, Franciscanas de Ingolstadt e Carlos, um jovem vocacionado, foram recebidos na entrada da cidade em clima de festa. Teve queima de fogos, carro de som e cartazes saudando os missionários. Em seguida, todos foram conhecer a Matriz dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, onde houve mais um momento de acolhida.
A noite estava agradável na cidade, e os paroquianos foram se reunindo para a Missa de envio dos missionários. A comunidade respondeu bem e compareceu em peso, quase enchendo a matriz. Estando na Bahia não poderia ser diferente: muita alegria e entusiasmo nos cantos e em toda a liturgia.
Os missionários foram devidamente apresentados e acolhidos com muitas palmas. O pároco, Pe. João Primo, recebeu a todos com muito carinho e colocou-se à disposição para estes dias intensos de visitas e celebrações.
A cidade vive um forte tempo vocacional. Além de Frei Edvaldo, que será ordenado presbítero neste sábado, o diácono Rogério Gonçalves, que auxilia na comunidade, será ordenado presbítero no dia 22 de setembro. Mais um motivo para esta semana missionária ser um tempo inesquecível para os entrerrienses.
Frei Diego Melo, coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província da Imaculada Conceição, fez a homilia neste primeiro dia. Ele afirmou que, ao contrário do que se costuma pensar, não são os missionários que trazem Deus para a comunidade, eles apenas vêm ao encontro de Deus, que já está presente nas pessoas. E destacou que o sentido da missão é fazer com que as pessoas redescubram sua vocação – não somente para a vida religiosa.
O frade destacou ainda os três aspectos principais de uma missão: a oração, a alegria e a acolhida. Certamente, este não será um problema para os paroquianos da Matriz Nossa Senhora dos Prazeres e de suas comunidades. Desde o primeiro dia, eles já demonstraram sua fé, sua alegria, tipicamente baiana, e sua calorosa acolhida.
Ao final da celebração, Frei Edvaldo convidou os presentes para o primeiro dia do Tríduo, que será celebrado nesta quarta-feira (31), às 19h30, com o tema: Vocação Sacerdotal. Nos próximos dias, os missionários estarão nas comunidades visitando as famílias e, todos os dias à noite, celebrando na Matriz Nossa Senhora dos Prazeres.
Texto: Érika Augusto
Fotos: Frei Roger Strapazzon