Frei João Mannes pede uma Província em saída
21/01/2016
O terceiro dia do Capítulo Provincial (21/01), que está sendo celebrado no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP), teve início com a Celebração Eucarística presidida por Frei João Mannes, e concelebrada por Frei Almir Guimarães e Frei Carlos Pierezan.
Frei Mannes lembrou que a Igreja celebra hoje o martírio de Santa Inês e também convocou a assembleia a rezar pelos confrades da Província Santa Cruz, com sede em Belo Horizonte, que também estão em Capítulo Provincial. Foi também uma celebração de ação de graças pelo aniversário de Frei Gilberto Garcia.
Segundo o celebrante, Santa Inês, em sua vida, levou muito a sério as palavras de São Paulo aos Romanos: “Quem nos separará do amor de Cristo: Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo?”.
“Santa Inês lutou contra todos os apelos do mundo que poderiam comprometer a sua relação com o amado Jesus. Ela não quis outra coisa na vida senão corresponder ao amor infinito de Jesus por nós”, disse o professor e guardião da Fraternidade de Rondinha e que no último triênio também exerceu o serviço de Definidor.
Para o celebrante, Santa Inês é inspiração para todos os frades, que “sentimos chamados a sermos uma Igreja em saída, uma Província em saída. Mais uma vez ouvimos a voz do Senhor que nos chama a sair da comodidade de nossas vidas. É o Senhor que nos chama. De modo que uma Província em saída nasce, cresce e se fortalece do nosso encontro pessoal e amoroso com Jesus Cristo”, sugeriu.
Dizia o Frei Fidêncio no seu relatório ontem – recordou Frei Mannes – que a formação franciscana tem o seu fundamento no encontro pessoal com o Senhor, encontro que é processo contínuo de crescimento e conversão. Caso contrário todas as nossas saídas às periferias geográficas e existenciais podem ser ótimas estratégias de ação, porém destituídas do Espírito da minoridade e fraternidade ou desprovidas do Senhor e do seu santo modo de operar, como nos adverte São Francisco de Assis”.
RELATÓRIO DO MINISTRO PROVINCIAL
O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, iniciou o seu relatório ontem (20) à tarde e a previsão que termine nesta quinta-feira ao meio-dia.
Fidêncio iniciou a apresentação de seu relatório ressaltando que, na verdade, essa prestação de contas ao Capítulo deve ser feita de forma bastante natural. Acrescentou ainda que todos os frades deveriam ter esse sentimento de prestação de contas diante da Província em uma celebração tão importante como o Capítulo Provincial.
Primeiro, o Ministro Provincial fez uma explanação geral, lançando um olhar sobre a Província em diversos aspectos e, na segunda parte, abordou as cinco frentes de Evangelização e, na sequência, foi a vez do Secretariado para a Formação e Estudos e a administração econômica e patrimonial da Província.
Com muita serenidade, Frei Fidêncio conduziu sua apresentação apoiando-se no texto que todos já haviam recebido. Um olhar bastante atento para os avanços de cada instância e muita consciência dos desafios que ainda persistem de muitas e diversas maneiras. Destacaram-se o acento na consciência e fidelidade de vida dos frades, nas diversas realidades, e a necessidade urgente do redimensionamento ser assumido concretamente neste Capítulo.
Frei Antônio Michels, na segunda parte da tarde, conduziu a apresentação do relatório quanto ao secretariado da Evangelização. Lembrou o grande passo do Capítulo anterior, ao assumir com clareza as cinco frentes de evangelização em que a Província – Paróquias e Santuários; Comunicação; Educação; Missão; Solidariedade com os empobrecidos e lembrou ainda que o grande desafio para esse triênio seria cada frente se articular numa organização efetiva diante dessa opção mais clara de trabalho evangelizador.
Algumas frentes avançaram mais, mas todas deram passos significativos. Nos próximos dias cada frente apresentará suas diretrizes para serem refletidas e votadas nesse Capítulo. Em seguida, Frei Antônio Michels passou a palavra a Frei César Küllkamp, secretário para Formação e Estudos, e a cada animador das frentes de evangelização e seus serviços.
DIA DE ELEIÇÃO
Os capitulares escolherão hoje, 21 de janeiro, o novo Ministro Provincial. A contagem dos votos está marcada para as 16h30.
O processo de eleição segue os seguintes passos:
1) Abertura da urna que contém os votos devolvidos entre os 316 frades que receberam as cédulas com os cinco nomes homologados pela Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores.
2) Para que esta votação seja válida, a urna deverá conter no mínimo dois terços do total de votos dos frades com direito a voto (211).
3) Será considerado eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos da urna (metade mais um).
4) Caso o Ministro Provincial não seja eleito neste escrutínio, uma nova votação será realizada entre os capitulares, tendo como candidatos os mesmo cinco homologados pela cúria. ~
5) Para ser eleito na segunda votação, o candidato deverá alcançar a maioria absoluta dos votos dos capitulares.
6) Caso nenhum candidato tenha essa votação, será realizada um terceiro escrutínio, sendo eleito aquele que tiver maioria simples.
7) No domingo, às 9h30, serão escolhidos o Vigário Provincial e os seis Definidores. A posse do novo governo provincial será neste mesmo dia à noite.
Equipe de Comunicação do Capítulo Provincial
IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
IMAGENS DA SALA CAPITULAR