Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Educação ambiental no Parque da Prainha durante Festa da Penha 2023

14/04/2023

Notícias

Vila Velha (ES) – Começou nesta sexta-feira (14/01) e vai até o final da Festa da Penha 2023, próxima segunda-feira (17/04), uma grande ação de educação ambiental e diversão para todas as idades. A estrutura, de 400 metros quadrados, está montada no Parque da Prainha, em Vila Velha, ao lado do palco principal do evento. Dedicado à promoção da sustentabilidade e de ações de preservação do meio ambiente, no local estará em cartaz o espetáculo “Gaya experience”, apresentado pelo grupo B2A Ambiental.

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA) em parceria com o Convento da Penha e a Comissão Organizadora da Festa da Penha, e receberá estudantes de escolas públicas e privadas, e visitantes de todo o Estado, atendendo das 10 às 20 horas grupos escolares já agendados e também ao público presente na festa, por ordem de chegada.

Cada apresentação tem em média 15 minutos e entra uma turma por vez para assistir ao espetáculo. A apresentação lúdica é gratuita e inédita no Espírito Santo. O espetáculo é uma imersão imagética e teatral nas belezas de nosso planeta e os impactos ambientais causados pelo ser humano.

“Esse projeto procura resgatar aquilo que nós temos de mais essencial nas nossas vidas, sobretudo aquilo que nós temos na espiritualidade franciscana, que é o cuidado com a Mãe Terra”, destaca o Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha e integrante da comissão organizadora da Festa.

O objetivo é aproveitar a visibilidade do evento para chamar a atenção das pessoas para a importância da educação ambiental, mostrando alternativas de preservação do meio ambiente no dia a dia, e chamando a atenção do público sobre a importância de atitudes individuais sustentáveis.

“Será um espaço criativo, inovador, que de forma lúdica e atrativa os visitantes terão uma experiência diferente e serão estimulados a refletirem sobre as suas atitudes cotidianas e assumirem um compromisso individual com a nossa mãe terra, nesse momento tão bonito de união, cultura e espiritualidade”, explica a presidente do IBA Karina Nolasco.

 O PROJETO ECOS DO CONVENTO

Ecos do Convento é um projeto de Educação Ambiental Permanente, coordenado e executado pelo Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA), interlocutor autorizado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil a utilizar o espaço do Convento da Penha para promover ações de Educação Ambiental.

Em 2023, durante a Festa da Penha, o projeto será relançado. E, ao longo do ano, são previstas diversas ações no Convento da Penha, como a implementação do grupo de educadores ambientais, realização de oficinas, palestras, dias de campo, visitas de grupo monitoradas, entre outras atividades.

453ª FESTA DA PENHA

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha. Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e apoios da TV Gazeta, A Gazeta, 3 Corações e Água Pedra Azul. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Dalla Home Center, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Kajory e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.