Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral envia mensagem aos capitulares

20/01/2016

Notícias

alto3

Agudos (SP)  – Se o primeiro dia foi intenso para os capitulares, que encerraram os trabalhos às 22 horas, o segundo dia (20 de janeiro) começou também com intensidade e devoção. Primeiro com a Celebração Eucarística presidida pelo missionário em Angola, Frei Alisson Zanetti, que falou da gratidão à Fraternidade Provincial e ao povo de Deus por ajudar a Missão de Angola. Depois pela Mensagem do Ministro Geral Frei Michael Perry aos capitulares e, pelas leituras dos dois principais relatórios: o do Visitador Geral Frei Nestor Schwerz e do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel.

Mas antes de se iniciarem os trabalhos na Sala Capitular, Frei Walter Carvalho Júnior e Frei Leandro Costa Santos leram a mensagem do Ministro Geral, que saudou os capitulares e agradeceu ao Governo Provincial e Definidores que serviram à fraternidade no último triênio, ao Visitador Geral Frei Nestor, e desejou que a presença e a força do Espírito Santo os inspirem a bons propósitos e decisões neste Capítulo.

“Mesmo estando distante de vocês, reunidos para a celebração do Capítulo Provincial, desejo animá-los no caminho de crescimento na vida religiosa franciscana”, desejou.

leandrowalterNa sua mensagem,  referindo-se ao último Capítulo Geral, reconheceu que a Ordem dos Frades Menores está em processo de grandes mudanças, conforme atesta o Documento Final. “Isto indica o compromisso que temos em abraçar uma atitude de abertura e de saída rumo às periferias conforme nos sugere o título do Documento Final: ‘Rumo às periferias com a alegria do Evangelho'”, disse.

Frei Michael disse também que a Província não está fora deste processo de mudanças. “Os dados indicam uma urgência de continuidade no processo de redimensionamento sem jamais descuidar da qualidade de vida religiosa franciscana, da animação vocacional atualizada e do acompanhamento personalizado dos confrades professos temporários e nos primeiros anos de profissão perpétua”, observou, demonstrando sua preocupação em ver que nos últimos anos tantos confrades abandonaram a Ordem ainda no período de formação inicial.

Frei Michael elencou situações que podem comprometer a qualidade da vida religiosa franciscana e lembrou aos frades que a vida de oração é o sustento da consagração. “Muitos confrades já se dedicam assiduamente à oração pessoal e comunitária, mas todos sabemos como é essencial para o religioso ter uma vida de oração intensa, sem deixar que as atividades de evangelização, de trabalho ou de entretenimento ocupem todo o tempo em detrimento da oração, meditação, leitura orante e contemplação”, orientou.

Frei Michael agradeceu o empenho de cada frade nas frentes de evangelização da Província nos cinco estados brasileiros e na Missão de Angola e citou especialmente o trabalho do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) e da Missão de Angola. “O Sefras é um exemplo de ação em defesa dos direitos dos mais frágeis, dos pobres e excluídos que, sem dúvida, traduz em atos a dimensão da solidariedade franciscana, mas não pode ser a única expressão desta ação; é muito importante que haja uma mentalidade de empenho e proximidade com os pobres, mas também que os confrades estejam disponíveis a ir ao encontro deles, sem medo de ter o ‘cheiro de ovelhas’ (cfr. Papa Francisco).”

alto2

“Olhem para o futuro e não economizem energias e dedicação, especialmente no que diz respeito à formação dos vocacionados e confrades angolanos”, disse em relação à Missão de Angola.

Sobre o processo de redimensionamento, “um movimento em ato desde muitos anos em nossa Ordem”, Frei Michael assinalou como necessário na Província:  “Mesmo sendo às vezes dolorido, é um processo que garante a vitalidade do carisma como um todo e da consagração franciscana para cada confrade envolvido em tal processo”.

Frei Michael também deu atenção especial aos irmãos leigos. “A Fraternidade de vocês conta com mais de 50 irmãos leigos; sabemos que a vocação do irmão leigo que é a de seguir Jesus Cristo pobre e crucificado como o fez São Francisco não pode ser sufocada pelo clericalismo”, escreveu.

No final da mensagem, lembrou a importância da Laudato Sí para a Ordem Franciscana. “Nossa missão de cuidar da ‘casa comum’ ficou ainda mais evidente com o apelo do Santo Padre, o Papa Francisco, à toda a humanidade com sua encíclica ‘Laudato Sí’. Nós, franciscanos, não podemos nos esquivar da grande responsabilidade que nos cabe diante do que vemos acontecer de exploração e degradação da natureza, colocando em risco a vida humana, especialmente dos mais pobres”.

missa

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

Frei Alisson Zanetti presidiu a Celebração Eucarística desta quarta-feira, tendo como concelebrantes Frei Moacir Longo, da Fraternidade de Rodeio, e Frei Jorge Paulo Schiviani, da Fraternidade de Duque de Caxias. Frei Alisson lembrou o dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, e falou em nome dos frades da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola: “A primeira palavra é de muita gratidão, em nome dos confrades que trabalham em Angola, gratidão por todo o carinho, por todo o trabalho que toda a Fraternidade Provincial dispensa para conosco e para com o povo angolano. Que a Imaculada Mãe de Deus de Angola possa compensar a todos e a todo povo santo de Deus por tamanha generosidade e partilha, tanto materialmente, peculiarmente como espiritualmente. Nosso muito obrigado”, enfatizou.

Referindo ao Evangelho do dia (a cura do paralítico), contou uma historieta. “Acredito que ela seja conhecida por muitos de nós, mas para tanto peço licença de contar de novo. Um avião estava nas alturas quando, de repente, começou uma forte turbulência e, claro, todos os passageiros e tripulantes ficaram aterrorizados. Uma criança, contudo, brincava serenamente e destemidamente. Isso levou uma pessoa a perguntar a ela: ‘Nós estamos todos amedrontados e você, uma criança, está tão serena, tranquila’. A criança, na sua transparência, respondeu: ‘Estou tranquilo porque quem está na cabine do avião como piloto é o meu pai!'”.

“Ontem, o Pe. França Miranda nos falava de uma experiência da fé cristã. Foi essa experiência que o paralítico fez ao estender as mãos para Jesus. Que nós também tenhamos essa confiança em saber que no comando da nossa vida, no comando da nossa vocação está o Cristo, o Espírito Santo, a força da Santíssima Trindade e que nós também somos transformados a partir desta Epifania de Deus nas nossas vidas e nossas vocações, nos nossos sacerdócios e nas nossas consagrações. Que o Espírito Santo seja sempre o tudo em nós”, pediu o celebrante.

alto4

SALA CAPITULAR

Na Sala Capitular, tiveram início os trabalhos de leituras dos relatórios do Visitador Geral e do Ministro Provincial. O Visitador Geral comentou suas impressões que colheu durante a visita canônica, ressaltando a boa acolhida por parte da Província, das fraternidades e do governo. Também acentuou bastante a riqueza humana que encontrou na Província, diversidade cultural, muitos dons, disposição e boa vontade. Declarou ainda que seu relatório estaria aberto a correções e adaptações antes de ser remetido a Roma.

À tarde, Frei Fidêncio fará a sua apresentação e os trabalhos deverão terminar somente às 22 horas.

Equipe de Comunicação do Capítulo Provincial

IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

IMAGENS NA SALA CAPITULAR DURANTE A MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA