Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Jaime toma posse no dia 15 de novembro

11/11/2013

Notícias

freijaime_bispo_franciscanos.org.brA posse do novo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, está marcada para o dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, às 9h30, na Catedral Metropolitana da capital gaúcha.  Com 53 anos, o religioso franciscano será o mais jovem arcebispo do Brasil e o sétimo da Arquidiocese. Até a posse, arcebispo emérito, Dom Dadeus Grings é o administrador arquidiocesano.

Logo após a nomeação, Dom Jaime agradeceu as manifestações de carinho e falou da nova etapa que se inicia na sua vida religiosa. “É uma nova etapa ainda mais vigorosamente inserida no cotidiano da vida desta Igreja Particular, presente em Porto Alegre. Como Pastor desta Igreja, me disponho a empenhar o melhor de minhas forças em prol da “Salus” (salvação, saúde!) desta porção do Povo de Deus. Fazemos parte, agora, com empenho ainda maior, de um presbitério bem formado, bem disposto; de um presbitério que reconhece suas fragilidades e limitações, mas que também é marcado de forma distinta por muitos valores e virtudes. Creio que todos juntos e unidos, haveremos de continuar a nos empenhar por construir uma Igreja mais acolhedora, vigorosa, viva, alegre, missionária e evangelizadora. A comunhão (co-múnus) favorecida, buscada e assumida haverá de nos auxiliar a todos, para que o presbitério resplandeça na sua dignidade e possa cumprir da melhor forma possível a missão que lhe é característica”, espera o novo arcebispo.

Mas frisou que essa nova missão precisa da comunhão de todos. “Desejamos poder compor com as diversas forças da sociedade, a fim de colaborar de forma harmoniosa e eficaz, para que todos tenham mais vida. Nosso povo é bom, pacífico e trabalhador; possui utopia, desejo de construir uma Terra verdadeiramente sem males. A fé que nos caracteriza, haverá de orientar nossas escolhas e decisões. Não podemos abrir mão de tudo aquilo que julgamos necessário para uma existência digna. Através do diálogo e do estudo das questões importantes, e que dizem respeito a uma existência autenticamente humana e cristã, poderemos nos tornar colaboradores da graça do Senhor! A alegria de Deus e em Deus é a realização plena do ser humano”, disse.

Sintonizado com o Papa Francisco, Dom Jaime fez a defesa de uma instituição mais humilde: “A Igreja precisa ser mais simples e ir ao encontro das periferias e dos pobres. É o que prega o evangelho”. O novo arcebispo faz uma aposta nos jovens porque vê uma transformação no mundo atual, que levam a questionamentos sobre as atuais referências da humanidade: “Para que isso chegue a um bom termo, algo precisa ser construído junto: o discernimento. Três pontos são fundamentais: estudo, oração e disposição ao diálogo”, destacou.

Dom Jaime recebeu carta de Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB e seu confrade na Província da Imaculada Conceição. “Nossa Senhora, a Mãe das Dores, São Francisco de Assis, o apaixonado pelo Crucificado, acompanhem o nosso irmão na sua nova missão na Arquidiocese de Porto Alegre”, disse.