Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tradição e fé na 88ª Festa de São Pedro Apóstolo

27/06/2018

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Pato Branco (PR) – A Paróquia de São Pedro Apóstolo de Pato Branco, Sudoeste do Paraná (PR), chega, neste ano, à 88ª edição da Festa em homenagem ao seu Padroeiro. É, sem dúvida, uma das maiores e mais tradicionais festas do Estado paranaense, que surgiu antes mesmo de a Paróquia ser reconhecida.

Os festejos começaram desde o dia 15 de junho com a venda de cucas e do mondongo. Desde o dia 20 até o dia 28/06, a comunidade celebra a Novena de São Pedro, às 19h30, na Matriz dedicada a ele, que neste ano tem como tema: “Sede todos unânimes, compassivos, fraternos, misericordiosos e humildes” (1Pe 3,8). Cada dia da Novena, a Celebração Eucarística é recheada com uma temática. A preparação da liturgia ficou sob os cuidados de equipes e setores dos bairros da região em torno à Paróquia.

Paralela às celebrações da Novena, a comunidade possui sua programação festiva bastante ampla, que conta com o festival do pastel, jantar Mangia Bene, carreata de São Pedro, venda de churrasco e festejos em geral com comes, bebes, jogos e diversões. Nesta quarta-feira (27/06), os organizadores  prepararam um telão no Salão São Pedro para que todos possam assistir a transmissão ao vivo do jogo do Brasil contra a Sérvia, às 15 horas. Ainda neste dia acontecerá o 8º dia da Novena que terá como tema: “Família, lugar de acolhimento, amor e perdão”.

O Pároco Frei Olivo Marafom destaca que a 88º edição da Festa é mais antiga da cidade, até mesmo da instituição do município de Pato Branco. Segundo ele, os padres e os freis vinham de longe três vezes por ano, por ocasião da festa do Padroeiro e das Celebrações da Páscoa e do Natal.

“Começamos a preparação da festa logo em janeiro, onde realizamos as primeiras reuniões. O Conselho Administrativo da Paróquia faz um projeto de calendário da festa e depois reunimos todas as lideranças e voluntários, pois contamos com vários setores e coordenações. Em seguida, discutimos juntos a projeção da programação. A decisão  sempre é feito em consenso pelo grupo. Aproximadamente 60 pessoas contribuem para fazer a programação do evento e depois as equipes já começam a trabalhar a longo prazo”, explica o frade.

pato_branco_270618_1

Segundo ele, a novidade deste ano é o não uso da bebida alcoólica, uma norma que a Diocese de Francisco Beltrão instaurou em toda a região. “Nos primeiros momentos uma mudança assim não é fácil, mas já se percebe os benefícios, inclusive famílias se sentem atraídas e participam da festa trazendo até mesmo as crianças”, ressaltou.

Frei Olivo disse que o que é tradicional da festa continua. Revela que o carro-chefe são os pastéis que contam com mais de 30 mil unidades. Toda a noite também é realizado um bingo. “É uma festa bastante completa e não pode ser menos de cinco dias. Este ano são sete dias”, mencionou.

O Pároco lembrou que um dos desafios é a estrutura onde a festa acontece, pois o mesmo já não comporta mais tantas pessoas. Por isso, adiantou ele, que já existe um projeto e, assim que possível, será posto em prática. “A expectativa para o dia do Padroeiro é o envolvimento de toda a comunidade, assim como está acontecendo na novena. Infelizmente, este ano a chuva esta atrapalhando um pouco, mas mesmo assim o pessoal tem marcado presença”, frisou.

Nos bastidores há uma grande equipe que se ocupa da preparação da Festa. Todos, de algum modo, contribuem para que seja não apenas um marco cultural, mas também uma autêntica expressão da fé do povo patobranquense e daqueles que virão fazer esta experiência. Praticamente, a cidade inteira, numa só fé, celebra o seu Padroeiro.

No dia 29, três Celebrações Eucarísticas estão sendo preparadas. A missa das 7 horas da manhã será na capela do anexo à Paróquia e como de costume será presidida por Frei Policarpo Berri. Às 9h30, o pároco Frei Olivo Marafon presidirá a Solenidade de São Pedro acompanhado de padres e freis da cidade e região. A celebração será transmitida pela TV Sudoeste e também pela rádio Celinauta. E, às 19h30, acontecerá a Missa festiva em ação de graças pela Festa.