Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

3° Dia da Novena de Pentecostes: “O Batismo de Jesus”

29/05/2022

Notícias


Vila Velha (ES) – No 3° dia da Novena de Pentecostes, em preparação para a festa do Padroeiro, no Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES), e que os cristãos de todo o mundo celebram a Ascenção do Senhor, o tema refletido foi “O Batismo de Jesus”. O Espírito Santo em nós derramado no batismo nos torna capazes de anunciar o Reino de Deus.

Pelo batismo nos tornamos iguais em Cristo para anunciar a Boa Nova. Refletindo sobre o tema do dia, os fiéis rezaram a oração da Novena e, logo em seguida, a terceira vela foi acesa por uma família.

Ser batizado significa que devemos buscar sempre a graça de Deus e os dons do Espírito Santo. Neste dia, os Ministros da Eucaristia e a Pastoral do Dízimo foram os movimentos responsáveis pela liturgia.

A missa foi presidida por Frei Adriano Dias Nascimento, que iniciou sua homilia destacando que a Solenidade da Ascensão nos faz saber que Jesus subiu aos céus e está sentado a direita de Deus Pai Todo Poderoso, como professamos no credo.

Ao mesmo tempo em que Ele conclui sua vida na Terra, celebra também a sua realeza. Essa ida não significa que Ele está fechado, trancado nos céus. A ida d’Ele nos mostra que está ainda mais perto de nós através do Divino Espírito Santo.

A terceira pessoa da Trindade Santa tem a missão de ser a presença de Deus em nossa vida e ela se confirma através dos sete sacramentos que são manifestados como dons do Espírito Santo.

O Espírito Santo age na Igreja assim como possibilitou o nascimento de Jesus, e tudo o que Ele realizou. O mistério da Ascensão de Jesus está ligado à celebração de Pentecostes, pois Jesus está ainda mais presente por meio da ação do Espírito Santo.

No contexto do batismo de Jesus, Ele tem a confirmação de que é o Espírito que irá conduzir toda a sua vida.

O frade trouxe para melhor exemplificar o sacramento, os elementos que o representam. A água que é o símbolo da purificação e da vida e o óleo em que as mãos do sacerdote são purificadas e é usado para ungir o batizado.

Pelo batismo nos livramos da mancha do pecado e nos confirmamos como filhos de Deus.

Ao final da celebração, Frei Adriano parabenizou os aniversariantes e as equipes que ajudaram na Missa.


Pascom da Paróquia do Rosário de Vilea Velha