Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

1º Retiro Quaresmal no Convento São Francisco

28/03/2019

Notícias

Restaurado e reformado, o tradicional Convento São Francisco, no Centro de São Paulo, abre o seu claustro para oferecer o 1º Retiro de Espiritualidade Franciscana. De 12 a 14 de abril, os participantes terão esse momento de devoção e reflexão às vésperas da Semana Santa.

Segundo o guardião Frei Mário Tagliari, é uma oportunidade especial para, juntos com os frades, fazerem uma experiência de fé, tendo como inspiração a espiritualidade franciscana. “Esse momento visa à preparação para a Semana Santa, revivendo intensamente o mistério da Paixão do Senhor e a vitória da Ressurreição, a partir do sinal da Cruz”, adianta Frei Mário.

O pregador Frei Fidêncio Vanböemmel, que é mestre em Espiritualidade Franciscana, vai desenvolver o tema “O mistério da cruz na vida de São Francisco de Assis”. Frei Fidêncio trabalhou 23 anos na formação e estudos da Província da Imaculada Conceição do Brasil, onde foi eleito Ministro Provincial em 2009, serviço que exerceu por nove anos até 2018. Atualmente é o responsável pela Formação Permanente dos frades da Província e reside no Convento São Francisco.

“Às vésperas do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor e da Semana Santa, desejamos fazer um itinerário/exercício espiritual com São Francisco de Assis, singularmente marcado com o sinal da Cruz. Neste itinerário, desejamos: Descobrir com São Francisco o sonho de Deus em nós mesmos. Sonho que passa pelo Mistério da Cruz e pelo mandato do Crucificado; permitir que o Crucificado ilumine nossa vida em tempos de incertezas, dúvidas e trevas; empreender com São Francisco o itinerário espiritual para chegarmos ao Monte Alverne, lugar da estigmatização e “cume da perfeição do Evangelho”;perfazer com São Francisco o mistério da “Paixão do Senhor” e, com ele, chegar à vitória da Ressurreição; e Cantar com São Francisco o Aleluia Pascal na contemplação do Ressuscitado que reina “a partir do lenho da Cruz”, explica o pregador.

Com a reforma, o antigo Convento oferece quartos individuais com banheiro, ar condicionado e quartos duplos para quem desejar, com roupas de cama e banho inclusas. As refeições e lanches também estão inclusos.

O valor total deste Retiro é de R$ 380,00, devendo o participante pagar como sinal R$ 100,00 no ato da inscrição.

Mas atenção: As vagas são limitadas para 30 pessoas.

Para mais informações, entre em contato:

Email: sfcentro@franciscanos.org.br
Whatsapp: (11) 96630-3797
Fone: (11) 3291-2436 (c/Rosana)