Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS

Saudação ao irmão Paulo Machado da costa e silva, OFS

“Louvado sejas, meu Senhor, por nossa Irmã a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar.

…Felizes os que ela achar conforme à tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!”

Foi dentro desta experiência que o nosso querido irmão, Paulo Machado da Costa e Silva, teve a iluminação e a certeza da plena libertação, partindo para a casa do Pai, no dia 18 de março de 2019.

Alegra-te, irmão, e rejubila em meio a teus sofrimentos e tribulações, pois de hoje em diante vives em paz, no reino de deus.

Ninguém desconhece o desejo de São Francisco de ser cavalheiro. Inicialmente, dos nobres, dos senhores feudais, depois do Senhor: “Francisco, o que vale mais, servir ao Senhor ou ao vassalo? Então, porque estás correndo atrás do vassalo?”

Então, Francisco resolve servir ao Senhor, e recomendava aos seus frades “considerar a vida como um serviço cavalheiresco ao Senhor, “sob o sinal da cruz”

O movimento da Cavalaria Medieval, que tanto encantava os jovens da época, não deixou Francisco indiferente a este fascínio, e como todo jovem, via no cavaleiro, nos ideais da cavalaria, um arquétipo do ideal humano, a descrição ideal de um modelo humano, caracterizado pela nobreza de alma, honradez, coragem e cortesia. Ideais estes, que não faltavam ao Paulo Machado.

Neste sentido podemos considerar a vida do nosso irmão Paulo Machado, nestes 102 anos existência entre nós, particularmente, na Ordem Franciscana Secular: um verdadeiro cavalheiro do Senhor, cumprindo perfeitamente o Código da Cavalaria que, a biografa franciscana Maria Sticco resume este código em cinco pontos, quais sejam.

A Obediência ao Senhor. Obedecer é captar o desejo do Senhor. Fazer a Sua vontade.

A Pobreza: é o estar nu de corpo e de coração para revestir-se da única riqueza que é o Senhor.

A Pureza de coração: ou seja, puro de coração. O interior do homem deve ser purificado de tudo o que é mau, sobretudo dos maus desejos e dos pecados.

O artesanal: “E eu trabalhava com as minhas mãos e quero trabalhar. E quero firmemente que todos os outros irmãos se ocupem num trabalho honesto”. Neste sentido a vida do Paulo foi exemplar, trabalhando e servindo a todos até os últimos
dias.

A jovialidade: alguém que consegue livrar-se da tirania dos sentidos, da escravidão do dinheiro, da dureza do poder, da ambição mundana… conquista a liberdade do espírito, e esta é a causa da mais pura alegria.

Cumprindo e observando fielmente este código, Paulo foi um verdadeiro Cavaleiro do Senhor Jesus Cristo!

Toda história do homem é uma história de uma inspiração, de superação, de edificação. O que não foi diferente para Francisco e Paulo Machado. Duas coisas são necessárias a um cavaleiro para este empreendimento: uma espada e uma harpa.

A espada simboliza o uso drástico e agressivo do poder masculino. Com a espada o cavaleiro enfrenta o mundo, assume o controle da situação, posiciona-se firmemente, derrota o adversário. A espada corta os problemas. Todos nós precisamos do poder da espada. No caso, para Paulo Machado, a espada era a espada da Justiça, profissão que ele abraçou e cumpriu com galhardia sua missão nesta vida.

A harpa é o lado lírico e sentimental do cavaleiro, que constrói os seus relacionamentos, demonstrando sentimento e amor. O que não faltou ao Paulo Machado para com a sua esposa, seus filhos e filhas, netos e bisnetos. E também à Ordem Franciscana Secular em todos os níveis em que serviu: local, Regional, Nacional e Internacional.

Este é o aspecto franciscano-cavalheiresco do Paulo Machado, que eu queria destacar: tinha a cortesia como virtude, a nobreza de atitudes, a benignidade, sabia acolher a grandeza do outro e o jeito materno do Amor.

Parabéns, Paulo Machado pelo seu exemplo de vida! E que suas virtudes permaneçam vivas em seus queridos familiares, amigos e irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular!

Paz e Bem!

Rosalvo Mota, OFS

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download lenevo firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download

Conteúdo Relacionado