Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS

Orientações de Vida – III

VIVER COMO IRMÃOS (3)

11. Todo homem é um dom do Senhor. Queremos reconhecer em cada ser humano um irmão e fazer com que sejamos efetivamente fraternos. Procuraremos nos dirigir a todos sem distinções de raça, classe, ambiente em que vivem, poder econômico, cultura, religião ou moral. Evitaremos condenação e juízo maldoso e evitaremos as classificações com as quais os homens se fecham uns dos outros.

12. Esforçar-nos-emos de manifestar respeito a todo e qualquer ser humano. Haveremos de acolhê-los. Prestaremos atenção às suas necessidades e expectativas. Adotaremos uma postura de diálogo e partilha. No serviços aos irmãos mostrar-nos-emos alegres e sem pretensões. Queremos amar não em palavras, mas por meio de atos concretos. Estamos convencidos de que o amor é a única fonte de felicidade para eles e para nós.

13. Prestaremos mais atenção aos pobres, aos desamparados, aos que são entregues a si mesmos, aos que são mal amados.

14. Convencidos de que o homem tem em si a vocação se tornar irmão dos outros aprenderemos a distinguir os mínimos sinais de amor fraterno entre os homens. Se ainda não conseguimos percebê-los antes de nos entregar a vãos arrependimentos escutaremos melhor o apelo em nosso próprio coração.

15. Aceitaremos com plena lucidez todas as solidariedades humanas e as assumiremos cristãmente. Não quereremos ser fraternos apenas com aqueles que encontramos, mas pouco a pouco para todos os homens. Queremos construir um mundo fraterno. Associar-nos-emos a todos os homens de boa vontade para lutar contra os obstáculos da fraternidade universal: a desigualdade repartição dos bens da terra, as múltiplas formas de opressão e de injustiça, o racismo, a guerra, a violência, o ódio. Em nosso horizonte cotidiano e na escala mundial participamos com todos os homens do estabelecimento da justiça, da concórdia e da paz.

16.Irmãos de todos os homens nós nos descobriremos irmãos da criação inteira tal como sai das mãos de Deus e do trabalho do homem. Até mesmo a morte vermos como uma irmã que nos leva ao Pai e a reencontrar nossos irmãos.

17. Fazendo-se irmão de todos os homens e de toda a criação, Francisco soube fazer a paz em si mesmo e com todo ser. Em Cristo, tornou-se um irmão universal.

Para refletir
Uma nota do amor fraternal de Francisco era o encanto que sentia diante de cada irmão e da Fraternidade como tal. Cada um dos irmãos era uma obra de Deus, como um cristal onde faiscava um mistério insondável de amor e de desígnio do Pai. Daí a admirável pedagogia com que soube formar os irmãos que o Senhor lhe deu, respeitando em cada um sua personalidade. O resultado foi a esplêndida galeria de figuras humanas que são os primeiros companheiros do santo todos diferentes e todos perfeitamente irmanados no mesmo seguimento de Cristo.
Frei David Azevedo, OFM

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
online free course
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
free online course

Conteúdo Relacionado