Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS

Orientações de Vida – II

                                                                                                                       Imagem: Wikimedia Foundation

Converter-se

7. Para viver segundo o Evangelho somos convidados à conversão a cada instante. Extirpando nosso egoísmo, progressivamente caminhamos para uma vida nova.

8. É em nossas situações concretas de vida que o Pai nos faz um sinal e nos chama. Todo homem vive num estado de vida: casados, solteiros, viúvos. Todo homem exerce uma profissão, tem momentos de lazer e de distração, pertence a este ou aquele grupo. Todo homem está inserido num tecido de relações familiares, de amizade, sociais, profissionais, culturais, religiosas; em instituições econômicas, políticas, nacionais, internacionais. É chamado a assumir responsabilidades nos mais diferentes campos. É precisamente esta realidade cotidiana que ele é chamado a viver e a transformar segundo o Evangelho. Somos convidados a fazer escolhas a cada momento e procuraremos iluminá-las com o que os dita nossa vocação evangélica.

9. Nesse longo esforço de conversão fazemos experiência de nossa fraqueza. O perdão de Deus, no entanto, impede que desanimemos porque a obra é do Senhor e assim recomeçamos sempre de novo. Para possibilitar essa contínua renovação, um sinal privilegiado em nossa trajetória é o Sacramento do Perdão ou da Reconciliação.

10. Recordando-nos que Francisco começou a trilhar o caminho de sua conversão abraçando um leproso haveremos de prestar atenção em nossos relacionamentos humanos, sobretudo com os mais pobres. Sabemos que amando o pobre ou aquele que nos causa repulsa é o Cristo que encontramos e se opera nossa conversão. Como a de Francisco, nossa conversão cotidiana se opera de maneira no amor pelos homens.

Para refletir
Quando Francisco se encontra só, o coração impregnado pesadamente pela miséria do povo, diante da imagem do Crucificado da capela de São Damiao, um espírito novo o penetra. Na medida em que vai se tornando mais sensível à miséria dos homens: faz uma estarrecedora descoberta: os traços do Crucificado lhe revelam a humanidade de Deus ou mais precisamente a “humanização” de Deus.
Éloi Leclerc, OFM

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
free online course

Conteúdo Relacionado