Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Símbolos da Páscoa

30/06/2013

cf (1)Frei Luiz Iakovacz

Os símbolos pascais são muitos e os mais variados. Na Igreja Católica, o Cordeiro e o Círio Pascal são os mais significativos, enquanto que o coelho e o ovo se identificam, quase que totalmente, com a tradição popular.

O cordeiro é um animal inocente e dócil, e não tem nenhum mecanismo natural de defesa. Por isso, precisa de constante proteção. Quando levado ao matadouro, não berra nem faz esforços para escapar; ao contrário, não oferece resistência e pode, até, derramar uma lágrima silenciosa.

Quando o povo de Israel saiu do Egito, após 430 de escravidão (Ex 12,40), Javé mandou que se fizesse uma celebração familiar. Nela, se imolaria um cordeiro, cuja carne seria o símbolo de um alimento que o sustentaria durante os longos anos de retorno à sua terra; o sangue, colocado nos umbrais das portas, seria sinal da Aliança entre Deus e o povo.

Essa ceia foi chamada de Páscoa, a passagem da escravidão para a liberdade (cf. Ex 12,1-14).

Cristo, ao celebrar sua última ceia judaica, deu-lhe um novo sentido.  Ele mesmo, livremente, se oferece como Cordeiro Pascal: “Tomai e comei, isto é o eu Corpo que é dado por vós”. Seu sangue, derramado na cruz, é o “Sangue da Nova e Eterna Aliança para o perdão dos pecados”. (cf. Lc 22,14-20).

O Círio Pascal é o símbolo do Cristo Ressuscitado que venceu as trevas da morte. Esta foi “derrotada pela vida e não nos espanta mais” (1Cor 15,55).

Por isso, o Círio é adornado com 5 cravos em forma de cruz e com as letras gregas “alfa e ômega”, que significam, Cristo é o princípio e o fim de tudo.

Na tradição popular, os símbolos que mais lembram a Páscoa são o coelho e o ovo.

O ovo remonta um costume muito antigo, anterior ao próprio Cristo. Com a chegada da primavera, tempo em que tudo refloresce, os agricultores cozinhavam ovos e os coloriam; depois, presenteavam-se, mutuamente, desejando um bom plantio e fartas colheitas.

O coelho é um mamífero que passa boa parte do tempo, roendo e comendo. Depois do inferno, é o primeiro que sai da toca à procura de alimento. A gestação de uma coelha é de, apenas, 1 mês, gerando 4 a 6 filhotes; a amamentação dura de 20 a 30 dias. Depois, o processo se repete. Por isso, é o símbolo da fertilidade.

À exemplo da primavera, do plantio e das colheitas, – Cristo nos convida a produzirmos frutos, enquanto peregrinamos nesta terra (cf. Jo 15,1-6), mas, sobretudo, tenhamos a certeza de que, por mais rigoroso que seja o inverno da morte, ela foi vencida pela sua Ressurreição.

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free
download samsung firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado