Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A nossa Ressurreição: Onde começa?

14/04/2022

                                                                                                  Imagem: Ticiano, Museu do Padro, domínio público (Wikipedia)

Frei Luiz Iakovacz

Na caminhada da Igreja Primitiva, o núcleo fundante da pregação dos apóstolos era a Ressurreição de Cristo. O Natal e outras Solenidades são bem posteriores.

Ressuscitar é voltar a viver com seu próprio corpo e, para nunca mais morrer. É uma questão de fé que vai além da ciência e do senso comum.

Desde as mais antigas culturas até hoje, todos têm dificuldades de lidar com o ´além-túmulo´.

O indiano Siddartha Gautama (563 – 483 aC), mais conhecido como Buda, ensinava que o maior problema da humanidade é o sofrimento. Eliminado este, o ser humano viverá em “perene estado de perfeita paz”. Para chegar a este ponto, é preciso passar por metempsicoses, isto é, a alma de alguém que morre, migra para outras matérias e/ou corpos. Isto, sucessivamente, até chegar à iluminação completa, o nirvana.

Para Buda, não há necessidade de divindades porque a pessoa mesma se auto redime.

Muitos séculos depois, o francês Alan Kardec (1804 – 1869) pregava que o espírito de uma pessoa, ao perder seu corpo pela morte, se encarna em outra pessoa. Este ‘espírito etéreo’ chegará à felicidade completa, através de sucessivas reencarnações. Para ele, Jesus Cristo é um “espírito de primeiro grau, um espírito superior a todos e tem a missão de ajudar a humanidade, rumo à perfeição”.

Como o budismo, o espiritismo não professa divindades porque o próprio ser humano pode realizar sua auto-redenção.

O judaísmo, também, tem dificuldades quando a questão são os mortos. Estes habitam o Sheol, uma espécie de vida inativa e em completa escuridão. Sua morada é o fundo dos mares ou as profundezas da terra. Quem morrer, tanto dos ímpios como dos justos “o Sheol é o lugar que engole todos os que descem à cova” (Pr 1,12).

Jesus compara a morte/ressurreição com a semente de trigo que, quando colocada na terra, morre e renasce” (Jo 12,24). Em outra passagem diz que, no céu, “seremos como anjos” (Mt 22,30).

Os apóstolos anunciam que foi Deus quem ressuscitou “Jesus dentre os mortos” (At 2,24; 13,30; 26,8). Paulo é categórico ao afirmar que o “homem morre uma única vez e, depois, vem o julgamento” (Hb 9,27).

No episódio do Monte Tabor, o evangelista Lucas escreve que “enquanto Jesus rezava, se transfigurou” e os apóstolos se extasiaram diante do que viam (Lc 9,28-36).

Sabemos que o Tabor é como um preâmbulo do Calvário. Lá, Jesus rezava; aqui o Pai O ressuscita. Podemos dizer que entre o Tabor e o Calvário, está a vida de cada pessoa.

À medida que praticarmos o bem e nos convertermos, seremos um pequeno reflexo da luz de Deus. No apóstolo João, podemos perceber o quanto ele corrigiu seu modo de agir – e porque não dizer – nele, nasceu um início de uma ressurreição/iluminação. Ele era ambicioso e pediu para assentar-se num lugar de destaque quando Jesus instaurasse seu reinado (Mc 10,35-37). Era vingativo, pois pediu que Jesus mandasse um raio do céu e fulminasse os samaritanos que lhe negaram hospedagem (Lc 9,51-56).

No final da vida, porém, vemos um João convertido e amoroso: “Filhinhos, amemo-nos uns aos outros porque o amor vem de Deus” (1Jo 4,7).É preciso crer na ressurreição da carne, pois é isso que professamos quando rezamos o Credo. Esta meta final é obra exclusiva de Deus, pois – assim como criou o ser humano do ´adam´, pó da terra – fará ressurgir, do mesmo pó, o nosso corpo glorioso.

No entanto e com certeza, nosso Criador anseia e nos ajuda a que, pela prática do bem, nossa vida seja um pequeno reflexo do Deus/Luz, pois aquele que disse “Eu sou a Luz do mundo” (Jo 8,12), também ensinou “vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14).


Frei Luiz Iakovacz, OFM, frade desta Província da Imaculada, é coordenador da Fraternidade Santo Antônio de Santana Galvão de Colatina (ES).

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download coolpad firmware
Free Download WordPress Themes
lynda course free download

Conteúdo Relacionado