Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana Santa

30/06/2010

cruz1Frei Luiz Iakovacz 

A Semana Santa é uma semana como as outras, com os mesmos dias e horas. Porém, é santa porque, nela, recordamos os últimos momentos da vida de Jesus, desde sua entrada em Jerusalém até a Paixão, Morte, Sepultura e Ressurreição.  Foram dias tensos, onde Cristo passou por dores físicas (prisão, açoites, morte sangrenta) e, também, por ofensas que atingiram seu coração (traição e abandono, humilhação e provocações, falsos testemunhos e condenação de um inocente). Durante todo este processo, manteve uma postura equilibrada e, em momento algum, se alterou; ao contrário, com serenidade e segurança disse o que devia ser dito, ou ficava em silêncio porque, muitas vezes, este é mais eloquente que as palavras; comunicava-se, então, com gestos e olhares de um coração amoroso, cheio de misericórdia e perdão. Por isso “Deus o ressuscitou e o constituiu Cristo e Senhor” (At 2, 32.36).

Como e onde começou a Semana Santa?! Por que tanto sofrimento e jejum?!

Numa ocasião, Jesus foi questionado: por que os fariseus e os discípulos de João Batista jejuam e os apóstolos, não?! Em resposta, disse que os convidados de um casamento não podem ficar de luto, enquanto o noivo está com eles; quando este for tirado, então, jejuarão (cf. Mt 9,14-15). Diante disso, os discípulos reuniam-se na sexta-feira e sábado, em rigoroso jejum, lembrando o sofrimento e morte do Salvador. Logo depois, começou a fazer parte, deste jejum, a quarta-feira, dia em que as lideranças judaicas decidiram matar Jesus (cf. Mc 14,1-2), e a entrada em Jerusalém, montado num jumento (cf. Lc 19,29-39). Mais tarde, uns 400 a 450 anos depois, esta semana começou a ser chamada de Semana Santa, com mais dois desdobramentos: um tempo anterior, chamado de Quaresma (40 dias), e outro posterior, tempo pascal até Pentecostes (50 dias).

Duas “curiosidades” sobre a Semana Santa: por que se come peixe na Sexta-Feira e por que é sempre lua cheia?!

Sobre o comer peixe, há várias opiniões. Uns dizem que é tradição inventada por homens; outros, porque o peixe tem sangue frio; outros, ainda, afirmam que a Igreja quis favorecer os pescadores, na venda de seu pescado; enfim, há estudiosos que veem, na escrita da palavra grega “peixe”, o acróstico “Jesus Cristo, Filho de Deus, é o Salvador”.

Para entender a curiosidade da lua cheia, precisamos estar cientes que a Bíblia relata a caminhada de fé do Povo de Israel, cujo país está localizado no Hemisfério Norte. Ali, o inverno é muito rigoroso, com geadas e neve. A natureza fica como que morta e sem vida. Porém, quando rompe a primavera, tudo se renova. Assim, também, foi a morte de Cristo: tudo parecia estar acabado, mas a Ressurreição trouxe vida nova. Por isso, a festa da Páscoa sempre acontece na primeira lua cheia depois do início da primavera. Ela lembra que o amor de Deus é total, não em partes ou pela metade. “Prova de amor maior não há, do que doar a vida pelo irmão” (Jo 15,13).

Por fim, com nosso pensamento voltado para o Cristo sofredor e ressuscitado, façamos desta semana uma Semana Santa e, não, um simples feriado.

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
udemy free download
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free

Conteúdo Relacionado