Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nos meandros do evangelista Marcos

06/12/2017

marcos_061217

No início de cada Ano Litúrgico, a Liturgia Dominical estabelece que se proclame um dos três Evangelhos Sinóticos: Mateus (Ano A), Marcos (Ano B), Lucas (Ano C). Ao de João, dá-se um espaço maior nos Ciclos do Natal e da Páscoa.

O Evangelho de Marcos se caracteriza por ser o mais antigo, o mais curto e o de mais fácil compreensão. Segundo a Tradição Católica e Copta, bem como alguns da Patrística (Hipólito, Clemente, Inácio de Antioquia, Pápias, Eusébio de Cesaréia), há um consenso que os nomes “Marcos e João Marcos” são a mesma pessoa. Sendo assim, ele é o filho de Maria, família rica de Jerusalém, em cuja casa os primeiros cristãos se reuniam para rezar (At 12,6-17). Seria a mesma sala “mobiliada, no andar de cima” onde Cristo celebrou a Última Ceia (cf. Mc 14, 12-16), onde teria acontecido o Pentecostes, com a presença de 120 pessoas (cf. At 1,12-15). Marcos seria, também, o “homem que carregava o cântaro de água” e que mostraria a sala para a Ceia (cf. Mc 14,13-14). Seria ele o “jovem envolto num lençol”, por ocasião da prisão de Jesus (14,51-52). Por fim, aquele que estava “sentado no sepulcro, vestido de branco” (16,5-8).

O livro dos Atos dos Apóstolos narra que, na grande fome predita pelo profeta Ágabo, os cristãos de Antioquia fizeram uma coleta para socorrer os necessitados de Jerusalém e enviaram-na pelos apóstolos Paulo e Barnabé (cf. At 11,27-30). Ao retornarem a Antioquia, trouxeram Marcos, junto (At 12,25).

Durante a Primeira Viagem Missionária, por motivos desconhecidos, Marcos os abandona na Ilha de Chipre e regressa a Jerusalém (13,13) – o que magoou muito a Paulo.

Ao planejarem a Segunda Viagem, Barnabé quis reincorporá-lo à equipe, mas Paulo se opôs, frontalmente, a tal ponto de se separarem: Barnabé e Marcos foram a Chipre e, Paulo com Silas, à Ásia Menor (15,36-41). Mais tarde, na prisão de Roma, os dois se reaproximam (cf. Cl 4,10; Fm 24). Ao escrever a Timóteo, Paulo pede que o traga, junto, pois “me será de grande ajuda no ministério” (2Tm 4,11).

Marcos foi discípulo de Paulo, mas, sobretudo, de Pedro que o chama de “meu filho” (1Pd 5,13). Juntos realizaram bom trabalho em Roma. O Bispo Pápias de Hierápolis (150 dC), o chama de “secretário e intérprete” de Pedro. Traduzia para o latim as pregações e catequeses e, pouco mais tarde, as deixou escrito em seu Evangelho. Cesário de Cesaréia assegura que fez isso a “pedido dos convertidos de Roma” para que não se perdesse riqueza dos ensinamentos de Cristo.

Hoje, sabe-se que Marcos se inspirou, também, em outras fontes como as “unidades” de parábolas, de milagres e, sobretudo, da Paixão – material já existente nas comunidades.

Segundo a Tradição Copta, após o martírio de Pedro e Paulo, Marcos foi para Alexandria (Egito) onde deu início a uma florescente comunidade cristã. Foi martirizado, no ano 68, enquanto celebrava o Dia da Páscoa e o seu corpo “foi arrastado, pela cidade, por uma parelha de cavalos”.

Em 628, mercadores venezianos roubaram (outros dizem que adquiriram) suas relíquias, introduzindo-as na Catedral de Veneza e, desde então, é o seu padroeiro.

Os coptas sustentam que o “crâneo está em Alexandria e, anualmente, no trigésimo dia do mês Paopi, celebra-se a Consagração da Catedral Ortodoxa Copta São Marcos”.

No seu Evangelho, Marcos traz o ensino de Jesus, realçando, sobretudo, suas ações e milagres (61 ao todo). Com Jesus “completou-se o tempo da espera, o Reino foi aproximado” (1,15) e é preciso agir com urgência. Por isso, usa, frequentemente, os advérbios “logo”, “imediatamente”, “em seguida”. Tudo é movimento e pressa. O povo afluía de todos os lados (3,7-8), o jovem vem correndo para perguntar: “que fazer para ter a vida eterna” (10,17)? Descreve acontecimentos simples, de modo vivo e atraente, até, nos detalhes como o “dormir sobre um travesseiro em plena tempestade, no mar” (4,35-41)

Poder-se-ia enumerar outras características. Porém, não pode faltar o objetivo pelo qual Marcos escreveu o Evangelho. Segundo a Tradição Católica e a Patrística, era para animar os cristãos de Roma em sua cruel perseguição, desencadeada por Nero (54-68). Sabe-se que muitos foram devorados por leões famintos, ou mortos em luta contra gladiadores, no Coliseu, como se fosse um espetáculo público. Diante de tanta crueldade, facilmente, poder-se-ia abandonar a fé. Marcos os anima, mostrando-lhes que Jesus, também, sofreu. Comparou sua vida como se fosse uma viagem de Nazaré, onde morava, até Jerusalém, onde sofreu a paixão.

Nesta caminhada, destacam-se três etapas que se encaixam, nitidamente, aos destinatários do seu Evangelho. A primeira é a grande aceitação que Jesus tem junto do povo que vinha de todos os lados para ouvirem sua doutrina e serem curados. As solicitações eram tantas que não tinha nem tempo para fazer as refeições (3,20; 6,31).

Por outro lado, as lideranças religiosas acusavam-no, falsamente (3,22), vigiavam suas palavras e ações (3,1-2) e tramavam sua morte (3,6). Os familiares achavam que estava “fora de si” (3,21) e seus conterrâneos O expulsaram da cidade (6,1-6).

Marcos descreve todo este contexto até na metade do seu Evangelho. A partir dali – segunda etapa – Jesus vai ficando cada vez mais sozinho. Começa a pregar que seu Reino não é de “libertação politica, nem de prosperidade material”, como muitos pensavam. Ao contrário, se apresenta como Servo Sofredor (Is 53,1-12) e, por três vezes, abertamente, fala da sua Paixão, Morte e Ressurreição (8,31; 9,31; 10,31-34). Os apóstolos e o povo não entendiam (9,32), talvez nem acreditavam nesta possibilidade. Pedro quer dissuadi-lo e recebe uma dura repreensão: “afasta-te de mim, satanás” (8,33).

As exigências para segui-lo são maiores: “Quem quer ser meu discípulo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga” (8,34) e “Quem ser o primeiro, seja o último e o servidor de todos” (9,35).

No momento da prisão – terceira etapa – todos o abandonam (14,50). Pede ao Pai para que lhe tire a cruz (14,32-42). Quando morre, só algumas mulheres o acompanham, de longe (15,40). O sepultamento é feito às pressas, numa sepultadora que se encontrava perto (15,42-47). A ressureição ocupa pouco espaço, apenas, oito versículos (16,1-8) e as aparições são acréscimos posteriores (16,9-20).

O jovem que está sentado no túmulo e anuncia a Ressurreição às mulheres, pede que os apóstolos voltem para a Galileia. Isto é significativo porque – agora – são os apóstolos e os discípulos que devem perfazer o mesmo caminho, enfrentando as oposições e cruzes para que cada um chegue ao calvário da sua vida, abraçado à cruz/ressurreição.

Onde buscar as forças?! Entre os mais variados meios possíveis, Cristo nos deixa um exemplo de vida, bem como o centurião romano.

Os Sinóticos apresentam a pessoa de Jesus como alguém que tinha o costume de rezar, sozinho, na montanha, de noite. Marcos relata que, numa ocasião, após o trabalho na sinagoga, chegando na casa de Pedro, o atendimento continuou noite a dentro. Já não podia fazer o que era seu costume. Na manhã seguinte, levantou-se cedo e retirou-se para rezar. Quando O encontraram, disseram-lhe: “Todos te procuram e estão à tua espera”. Ao que Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares para evangelizar, pois para isto fui enviado” (cf. 1,21-39).

Parafraseando este contexto, poderíamos dizer: “Bem que Jesus poderia cair nas graças do povo e curtir os elogios do trabalho realizado no dia anterior! Mas, ´deixar o ninho´ e ir para a outros lugares para começar tudo, de novo – é o apelo que Ele nos faz”!

O outro exemplo é do centurião romano, um pagão que acompanhou todo o processo da paixão e morte. Percebeu que a postura de Jesus ultrapassou todos os paradigmas humanos: quando humilhado, não se perturbava; ao sofrer violência, não revidava nem ameaçava; contra as falsas testemunhas, silenciava; ao ser interrogado pelas autoridades políticas e religiosas, não respondia e, quando o fazia, respondia com tanta dignidade que as inquietava; ao receber a solidariedade das mulheres, foi delas consolador; na agonia da cruz, pediu que cuidassem da sua mãe e entregou-se nas mãos de seu Pai e Deus; antes de morrer, foi desafiado a mostrar sua divindade, descendo da cruz e, então, todos acreditariam; não desceu, mas rezou “Pai, perdoai-lhes”; e, inclinando a cabeça, expirou.

O centurião – quem sabe! tendo acompanhado outras crucificações – notou que Cristo teve uma postura e dignidade, totalmente, diferentes. Por isso, pode dizer “realmente, este é o Filho de Deus” (Mc 15,19).

É o Filho de Deus – não por realizar milagres ou ensinar doutrinas – mas pelo seu modo de morrer. Geralmente, nós pedimos milagres e manifestações grandiosas e nos esquecemos que Deus opera suas maravilhas no cotidiano da vida. Busquemos este jeito do nosso Deus e O amemos tal qual Ele é!

 FREI LUIZ IAKOVACZ

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado