Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Economia de Comunhão – 30 anos

31/05/2021

                                                                                           Imagem: Vatican Media

Robson Ribeiro de Oliveira Castro

Em 29 de maio de 1991, Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, movida com a difícil situação social brasileira,  principalmente a realidade das favelas e a crise econômica que assolava e, ainda assola nosso pais, além da enorme desigualdade social característica da realidade do fim do milênio passado,  lançou o projeto da Economia de Comunhão (EdC).

Este projeto, que tomou proporções grandiosas e atingiu todo o mundo, tem por objetivo propor uma nova relação entre a sociedade e o capital. É importante observar a promoção humana e relacionar a condição econômica a uma proposta de desenvolvimento social. Desta forma, a EdC se fundamentou como uma saudável alternativa ao capitalismo selvagem, atenta à realidade, ao compromisso com o desenvolvimento das classes mais frágeis e ao auxílio da população que sofre com a pobreza.

Atrelado ao pensamento da Doutrina Social da Igreja, é importante observar que o trabalho tem uma prioridade para o ser humano; é considerado uma necessidade para a manutenção da família e, quando é pensado na proposta de um bem comum  no conjunto de meios de produção, constituiu um grande instrumento e uma perspicaz realidade para as relações humanas na sociedade. (Cf. Compêndio Doutrina Social da Igreja Católica, Nº 277).

No contexto em que vivemos, 30 anos após, a Gênese da EdC encontramos realidades de projetos que foram fecundos e que atuam no meio social. Desta forma, a EdC entende a relação entre o capital produzido e o trabalho de seus membros, visando colocar em comum a riqueza produzida por meio do trabalho e, assim, fomentar a partilha mediante a comunhão e a fraternidade entre os trabalhadores. Com este aspecto e esta condição, a EdC se coloca como colaboradora no combate à pobreza, através da ascensão da cultura e da repartição dos bens, espirituais ou materiais.

Assim, diante desta realidade, é importante observar o momento que vivemos e o combate à fome e à miséria. Desta forma, no “Programa de formação de Economia de Comunhão 2020”, encontramos a seguinte constatação: “Percebemos em diversas situações que existem muitas experiências concretas de empresas, empreendimentos e pessoas que vivem a Economia de Comunhão, que comprovam que nossos objetivos e fundamentos são possíveis. Ao mesmo tempo verificamos que localmente existe a dificuldade de fortalecimento de grupos e ações nas comunidades”.

É importante observar que a proposta da EdC é, entre outras realidades, propõe uma economia que esteja a serviço dos mais pobres. Para tanto é preciso que haja cooperação e uma proposta autêntica de ajuda mútua, interligada e atenta a desenvolver práticas contra a desigualdade e atenta à condição de se doar ao próximo.

Assim, antes mesmo de pensar em bens matérias e na cultura do ter, atrelada ao desgaste do meio ambiente, é preciso se doar ao outro, assim como Deus deu seu filho e se doou à Criação. Deste modo, o ser humano, um ser relacional,  realiza-se na medida em que se doa ao outro e se considera parte de um processo autêntico de aproximação e conversão. O ser humano se realiza na medida que se doa para o outro, numa relação de amor ainda que possa ser considerada árdua, heroica e até mesmo difícil por muitos.


Robson Ribeiro de Oliveira Castro  é leigo. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Atualmente leciona no Instituto Teológico Franciscano (ITF). E-mail: robsonrcastro@yahoo.com.br.

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
online free course
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course

Conteúdo Relacionado