Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Não podemos chamar Deus de pai se não temos o próximo como irmão!

16/12/2021

                                                Imagem: “O retorno do Filho Pródigo” (Wikimedia Commons, domínio público)

Robson Ribeiro de Oliveira Castro

No dia 03/12, o frade capuchinho e pregador da Casa Pontifícia, o Cardeal Raniero Cantalamessa, fez à Cúria Romana, na Sala Paulo VI, no Vaticano, a Primeira Pregação do Advento, intitulada “Deus enviou o seu Filho para que todos recebêssemos a filiação adotiva”.

Neste texto, gostaria de chamar a atenção para uma fala de São Cipriano, no contexto da fala do Cardeal Cantalamessa, que é sempre muito enfático e direto em suas pregações.

A frase de São Cipriano dizia: “Não pode ter Deus como pai quem não tem a Igreja como mãe”. Devemos acrescentar: “Não pode ter Deus por pai quem não tem o próximo como irmão”.

Tal texto nos remete à condição de filhos e filhas de Deus. Somos convocados a olhar com carinho e misericórdia a todos e todas. É preciso compreender a vida humana, tudo que existe merece respeito e tem dignidade de existir. Para tanto é necessário também que, à luz da ciência, tenhamos consciência  que estamos em uma grande obra da criação e que somos seres e relação.

Infelizmente, vivemos em uma sociedade que só visa o lucro e o ser humano se tornou mais uma mercadoria a ser utilizada e descartada. Nossa vida se pauta em uma questão econômica. Infelizmente, ainda prevalece o interesse econômico das grandes empresas que visam o lucro e colocam em risco a vida humana. Com a atual cultura do descartável, como nos apresenta o Papa Francisco, há uma tendência a tornar a vida humana como “parte do negócio”, algo que se pode barganhar. Estamos diante de um “mercado da morte”, no qual o ser humano é um artigo a mais.

Por isso, é necessário mudar! É preciso olhar para a forma como tratamos os outros e que façamos o caminho da ética do cuidado, pautado no bem comum e preocupação com os mais frágeis da sociedade. É preciso, urgentemente, respeitar o outro e, portanto, respeitar a cada indivíduo, atento à verdadeira conversão da consciência, atrelado ao conhecimento científico para pensar o bem do próximo e não o meu próprio bem-estar. É a partir desta concepção que devemos observar na realidade o que temos de bom e como tratar o outro.

Devemos ter cuidado com a vida, respeitar o próximo e, principalmente, o respeito às gerações. Uma conduta moral duvidosa, sem apreço à vida, nos leva a deixar de vivenciar os melhores momentos. Por isso, ter esperança, ou esperançar, é ter iniciativa, é ir ao encontro, é socorrer os necessitados, os fragilizados. Diante dos desafios, somos chamados a nos colocar no processo de reinvenção do cotidiano. Um mundo realmente novo só será possível sob a condição de sermos responsáveis por ajudar a construir a mudança que esperamos e de ousar em construir, neste mundo, um bom lugar para se viver.

Pra tanto, o pregador da Casa Pontifícia observou que se começa a entrever, na pregação de Jesus, a verdadeira novidade que mudará tudo: “Deus não é pai apenas em sentido metafórico e moral, enquanto criou e cuida do seu povo. É também – e antes de tudo – verdadeiro pai de um verdadeiro filho gerado “antes da aurora”, ou seja, antes do início do tempo, e será graças a este Filho único que os homens poderão se tornar também eles filhos de Deus em sentido real e não apenas metafórico”.

Cantalamessa ressaltou que para expressar a plenitude deste mistério é preciso considerar que “Deus não nos transmite apenas o nome de filhos, mas também a sua vida íntima, o seu Espírito, que é, por assim dizer, o seu DNA. Pelo batismo, em nós corre a mesma vida de Deus”.

Raniero Cantalamessa continua sua pregação e nos dá um alerta sobre a condição de filhos e filhas pelo batismo: “Nós, cristãos, damos frequentemente por certa esta realidade de ser filhos de Deus. Ao contrário, é bom recordar sempre com gratidão o momento em que nos tornamos tais, o do nosso batismo, para viver com maior consciência o grande dom recebido”.

Sendo assim, é urgente observar o caminho vivido por todos e todas, atuantes e comprometidos com o respeito aos mais necessitados e a nossa grande família de irmãos e irmãs. Jesus deve ser nosso exemplo a ser seguido pela sua ética; pelo seu comportamento, costumes, hábito, caráter, modo de ser e de agir. Jesus assumiu sua conduta autêntica em uma sociedade contrária a tudo que ele pregava. Ele veio transformar o mundo, a começar com a sociedade de sua época, desejava fazê-la refletir e mudar seu posicionamento frente ao legalismo exacerbado. Assim, tratar o próximo com respeito é fazer valer o amor criador de Deus e sua proposta de vivência para o ser humano.


Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves é mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em BH, professor de teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ) e membro do Conselho Regional de Formação (CRF) – LESTE II do CNLB.

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado