Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia Mundial das Missões

21/10/2016

missao_211016gFrei Luiz Iakovacz, missionário em Angola

O costume de rezar pelas missões e ajudá-las é antigo. O apóstolo Paulo elogia as Igrejas da Macedônia que, “em sua pobreza”, superaram as expectativas “deram-se a si mesmos, primeiro ao Senhor e depois a nós” (cf. 2 Cor 8,1-6).
No transcorrer da história, Congregações e Institutos Religiosos sempre mantinham Missões fora de seus países, anunciando o Evangelho, atendendo obras sociais (escolas, hospitais, asilos) e, acima de tudo, pelo testemunho pessoal de cada missionário.

Porém, sentia-se a necessidade de um Órgão que assumisse a coordenação deste trabalho, uma vez que, cada qual trabalhava independentemente.
De 1922 – 1939, a Igreja Católica foi pastoreada por um Papa missionário, Pio XI. No mesmo ano em que assumiu a Cátedra de Pedro, criou as Pontifícias Obras Missionárias com esta função específica.

No mesmo ano, ao presidir a Missa de Pentecostes, “num gesto surpreendente e profético, interrompeu a homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solidéu, fazendo-o passar entre os bispos, presbíteros e fiéis, pedindo ajuda às missões”.

Desenvolveu, igualmente, outras ações. No Ano Jubilar de 1925, organizou uma exposição missionária mundial. Ordenou os primeiros bispos indianos (1923) e chineses (1926); nomeou o primeiro bispo indígena, Dom Poche, incentivando, assim, o clero nativo.

Em 14 de abril de 1926, oficializou o penúltimo domingo de outubro como Dia Mundial das Missões no qual as paróquias do mundo inteiro fazem orações e coletas para as missões além-fronteiras. Tudo é enviado ao Vaticano e uma comissão das Pontifícias Obras Missionarias distribui os recursos para atender os muitos projetos, vindos de todo o mundo, especialmente, da África e Ásia. (A prestação de contas está no seu site).

A cada ano, o Papa publica uma mensagem. No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias elaboram subsídios para o mês de outubro, sintonizados com o tema da Campanha da Fraternidade.

Todo cristão é e deve ser missionário pela oração, sacrifícios, testemunho de vida e contribuição financeira. Este apelo é dirigido, também, às lideranças religiosas, inclusive, a coleta, pois Pio XI a fez, primeiramente, entre o clero e, depois, com o povo.

“Missões se fazem com pés dos que vão, com os joelhos dos que ficam e com as mãos dos que contribuem” (Anônimo).

Uma curiosidade: um estudo realizado, em 2010, pelo Centro Mundial do Cristianismo, nos Estados Unidos, diz que o Brasil é o segundo país com mais missionários no mundo, aproximadamente, 34 mil, superado, apenas, pelos Estados Unidos com 127 mil. Segundo as Pontifícias Obras Missionárias do Brasil/2015, há 2.029 missionários no exterior, sendo 491 homens e 1.538 mulheres.

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
online free course
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado