Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia dos Pais

08/08/2014

 

Frei Luiz Iakovacz

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem origem semelhante ao das Mães, isto é, o de fortalecer os laços familiares. Segundo dados da internet, muitos anos antes do nascimento de Jesus, um jovem babilônico, chamado Elmesu, teria moldado, em argila, o primeiro cartão, enviando-o ao seu pai com votos de sorte, saúde e longa vida. Escreveu ainda: “Pai, seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que, hoje, sou”.

Mas, o Dia dos Pais, assim como o temos hoje, é atribuído à americana Sonora Smart. Ainda, segundo a interenet, ao ouvir “um sermão dedicado às mães”, quis homenagear seu pai John Bruce, veterano soldado da Guerra Civil (1861 – 1865). Ao nascer o sexto filho, sua esposa faleceu. Criou o recém-nascido e os outros cinco filhos, sozinho. Adulta e orgulhosa do próprio pai, Sonora enviou mensagens a conhecidos e pediu às diversas associações existentes que divulgassem a criação do Dia dos Pais. Ela mesma o celebrou, no aniversário do próprio pai, 19 de julho. O símbolo que utilizou foi a rosa: vermelha para os vivos, e branca para os falecidos.

Sua oficialização aconteceu em 1966, no governo de Lyndon Johnson, mas há quem atribua a Richard Nixon, em 1972.

Esta data é celebrada em dias e meses diferentes, pelo mundo afora. Muitos países a festejam no terceiro domingo de junho (data próxima ao aniversário do pai de Sonora). Outros, de tradição católica, a celebram em 19 de março, festa de São José, esposo de Maria, a mãe de Jesus (Portugal, Espanha, Itália).

No Brasil é o segundo domingo de agosto, estrategicamente escolhido por ser um mês sem nenhuma outra data comemorativa, fato que influenciaria, inclusive, o comércio. Fala-se que o seu mentor teria sido Roberto Marinho, dono do Jornal O Globo e da TV do mesmo nome.

Nós, cristãos, temos o mandamento: “Honra teu pai e tua mãe; desse modo prolongarás tua vida na terra que Javé, teu Deus, te concederá” (Ex 20,12). O nosso Mestre Jesus Cristo, pouco antes de ser preso, pressentindo o sofrimento pelo qual passaria, começou a “suar sangue” (Lc 22,44). Mesmo assim, rezava: “Abbá, meu querido paizinho! Tudo é possível a Ti. Afasta de mim este cálice. Contudo, não seja feito o que eu quero, mas o que Tu queres” (Mc 14,36). O Pai, não lhe tirou a cruz, mas deu-lhe força para carregá-la até o fim e ressuscitar.

Este é o maior milagre que o Pai realizou em Cristo e que continua em nós: transformar a aparente morte de cruz em sementes de resistências contra tudo o que nos oprime. “Sabeis que os reis das nações dominam sobre elas e as tiranizam. Entre vós, porém, não deve ser assim. Quem quiser ser o maior, seja o menor e o servidor de todos” (Mt 20,25).

Esta é a pedagogia com a qual Deus-Pai educa seus filhos para vencer o grande e poderoso poder do mal. Somemo-nos ao Cristo!

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download coolpad firmware
Download WordPress Themes Free
free online course

Conteúdo Relacionado