Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Bendita Cruz!

12/09/2013

cruzFrei Luiz Iakovacz

Bendita cruz que fez o apóstolo Paulo “cair do cavalo” e mudar seu jeito de pregar e viver. Será isso verdade? Como e onde aconteceu?

De fato, essa reviravolta não se deu no caminho de Damasco (cf. At 9,1-30), mas no surpreendente fato ocorrido entre as cidades de Atenas e Corinto. O “apóstolo das gentes”, ao chegar em Atenas viu uma “cidade cheia de ídolos”. Ficou revoltado e discutia na sinagoga e praças anunciando um único Deus. Os filósofos se acercaram dele e o convidaram para que fosse ao Areópago, que era o centro de debates e exposição de doutrinas. Paulo aceitou e, “de pé, no meio do Areópago” – fazendo uso da retórica e, até de poetas gregos -, expôs a doutrina de um único Deus, Criador de tudo e Senhor da história. No final dos tempos, Ele julgará o mundo com justiça, através de seu Filho Ressuscitado. Quando concluiu, alguns caçoavam e outros diziam “… sobre isso, te ouviremos numa outra ocasião”… numa linguagem de hoje seria o mesmo que dizer: “…tchau e bênção”! Só alguns aderiram a ele (cf. At 17, 16-34).

 “A seguir, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto” (At 18,1). Aí encontrou o casal Áquila e Priscila e, por terem a mesma profissão (fabricantes de tendas), Paulo passou a morar com eles. (cf. At 18,3). Participava da sinagoga, aos sábados e, numa noite, o Senhor lhe falou: “Não tenha medo, continue a falar. Eu estou contigo. Nessa cidade há um povo numeroso que me pertence” (At 18,9-10).

Como será que o apóstolo se apresenta, após o “fracasso” de Atenas?

Ele mesmo descreve: “Quando fui ao encontro de vocês, não me apresentei com o prestígio da oratória ou da sabedoria para anunciar-lhes o mistério de Deus. Entre vocês, eu não quis saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado” (1 Cor 2, 1-2). E continua: “Os judeus pedem milagres, os gregos procuram a sabedoria, nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas, para os que creem, é poder de Deus e sabedoria de Deus” (1 Cor 1,22-24).

Essa cruz que Paulo vivenciou o colocou numa encruzilhada. Venceu-a porque não se “amoldou às estruturas deste mundo, mas transformou-se pela renovação da mente a fim de discernir qual é a vontade de Deus” (Rm 12,2). O Documento de Aparecida chama este processo de “conversão pastoral”, tão premente e necessária em nossos dias.

 Mas… é preciso, também, proclamar: bendita a cruz física de Cristo porque, por e através dela, a Ressurreição renovou e renova a humanidade:

● da cruz nasce a vida nova de Saulo,
● da cruz nasce a conversão de Agostinho,
● da cruz nasce a pobreza feliz de Francisco de Assis,
● da cruz nasce a bondade irradiante de Vicente de Paulo,
● da cruz nasce o heroísmo de Maximiliano Kolbe,
● da cruz nasce a caridade de Madre Teresa de Calcutá,
● da cruz nasce a coragem de João Paulo II,
● da cruz nasce a revolução do amor!

Por isso a cruz não é a morte de Deus, mas é o nascimento do seu Amor no mundo. Bendita seja a cruz de Cristo!

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado