Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A vitória da indiferença diante das mortes pela Covid-19 no Brasil

09/08/2021

                           Imagem: arte da Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) e Frente pela Vida

Robson Ribeiro de Oliveira Castro

Há um ano e quatro meses, estamos lidando com a pandemia do novo coronavírus! O isolamento social, agravado com os problemas sociais, comprometem nossa vida e a dignidade humana. A pandemia da Covid-19 já fez milhares de vítimas e o número de vidas perdidas não para de crescer. Atônitos, observamos quando aos 19/06/21 chegamos à chocante marca de 500.000 mortos pela pandemia.

O Brasil tem se mostrado despreparado para enfrentar a pandemia. Apesar do empenho e dedicação de muitos profissionais da saúde, nos deparamos com a postura equivocada que ignora a gravidade dos problemas e se esforça para escondê-la em uma onda de negacionismos. Não podemos nos acostumar com as mortes, nem ignorar as vítimas desta pandemia, muito menos negar os fatos. É preciso ter presente a dignidade da vida humana, pois vidas importam, sim!

Diante de escândalos de desvio de verba e superfaturamento na compra das vacinas, o Brasil já supera a marca de 540 mil mortes registradas pela pandemia. Não podemos deixar de lado a gravidade dos acontecimentos e também não se pode menosprezar o número de mortos. Não são somente números, são pessoas, são vidas humanas abreviadas pela Covid-19.

A CNBB em nota, aos 9 de julho de 2021, diante do atual cenário brasileiro asseverou: “A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

Contra fatos e muitos relatos, a realidade fala por si. Diante de gravíssimos problemas enfrentados na sociedade, a CNBB manifesta seu posicionamento e corrobora para que sejam investigadas todas as denúncias, e acrescenta: “Apoiamos e conclamamos as instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos”.

Infelizmente as vidas se tornaram mercadorias; o ser humano é algo descartável diante do capitalismo que consome tudo e todos. A vida foi reduzida a nada, principalmente em uma visão consumista e antiética de um capitalismo que só visa o lucro e descuida dos direitos humanos. Parece que nos acostumamos com a pandemia e com os milhares de mortos. Esse é um dos piores erros que, atrelados ao descaso das autoridades federais com a saúde, têm ceifado vidas e famílias inteiras.

Desta forma, diante de inúmeras perdas e grandes problemas sociais, como o aumento da pobreza, é necessário buscar o encontro com o outro, escutá-lo e consolá-lo, mas é preciso lutar por direitos e dignidade humana.

Em um período tão complicado, em que a morte bate à nossa porta, é preciso refletir a nossa atitude de cristão e o verdadeiro amor pelo próximo. Além disso, é urgente olhar para os que sofrem e lhes apresentar uma gota de esperança, mesmo quando parece não ter mais solução.

Hoje, ao contabilizarmos os mortos – os pobres e aqueles que sofrem com o descaso das autoridades -, é necessário observar como é dura a realidade, principalmente por saber que vidas poderiam ser salvas se as lideranças políticas tivessem tomado as devidas precauções e agido para conter o avanço do vírus, além de uma campanha de vacinação ágil e eficiente, atendendo a toda a população.

Contudo, atentos à realidade e ao contexto da pandemia, é preciso fugir da indiferença diante das mortes, principalmente com o descaso do poder público frente à crise sanitária que vivemos e às centenas de mortos diariamente.

A jornalista, cientista política e pesquisadora Bertha Maakaroun escreveu em seu artigo A morte da empatia e a vitória da indiferença que “O Brasil fracassou no enfrentamento à pandemia da Covid-19” e nos coloca a seguinte pergunta ao nos depararmos com os alarmantes números de mortos diariamente: “Será a morte da empatia?”

Maakaroun utiliza-se de uma fala do cientista político Luiz Eduardo Soares, que afirma: “A sociedade de uma forma geral não se comove, não se revolta, não se transporta para o lugar dessas famílias enlutadas”. Essa afirmação é muito dura e muito complexa, pois nos faz refletir sobre o caminho que estamos seguindo e a falta de amor e misericórdia para com aqueles que sofrem.

Para tanto, é necessário fazer ecoar a palavra de Deus em todos os lugares e que ela seja para nós a força necessária para seguir em frente. Assim, a vida deve valer mais que meros procedimentos econômicos de manutenção do poder, pois cada membro da sociedade é importante. Cada vida perdida é história e sonhos que se vão.

A CNBB, ainda na nota do dia 9, manifestou a sua indignação diante do descaso no atual momento: “Para defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade. A sociedade democrática brasileira está atravessando um dos períodos mais desafiadores da sua história. A gravidade deste momento exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos”. Destarte, é urgente sensibilizar a todos para as perdas e a realidade em que vivemos. As mortes não podem ser em vão, são histórias e a vida é muito além do que parece.

Para que haja uma verdadeira mudança, de forma concreta, só será possível se se buscar, conscientemente, compreender a realidade em que vivemos, sendo críticos ao que estamos passando e, atrelados a uma mudança de comportamento, responsáveis por ajudar a construir a mudança que esperamos. Assim, é necessário ousar mudar para edificar reais transformações e promover a esperança. Por isso, é preciso buscar uma realidade nova e outro jeito novo de viver: mais humano, ético e solidário.

Na condição de indivíduo – pessoa que se relaciona e que está atenta ao clamor dos mais necessitados -, seria o momento de refletir as palavras de um profeta de nosso tempo que nos deixou recentemente – Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia – que afirmava: “No final do meu caminho me dirão: – E tu, viveste? Amaste? E eu, sem dizer nada, abrirei o coração cheio de nomes”. Vivemos um período de grandes mudanças, principalmente com as mortes que batem à nossa porta, entretanto é necessário se apegar à esperança de um mundo melhor. Que possamos ser anunciadores da Justiça e da Paz e não propagadores de discursos vazios ou como sepulcros caiados, como Jesus criticava os fariseus.


Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves é mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em BH, professor de teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ) e membro do Conselho Regional de Formação (CRF) – LESTE II do CNLB.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free download udemy course
download huawei firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download

Conteúdo Relacionado