Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A realidade da pandemia e a desvalorização da vida

03/08/2020

                                                                                                                                                 Imagem ilustrativa: (fonte: Canva)

Robson Ribeiro de Oliveira Castro

A cada dia cresce o número de mortos pelo novo coronavírus. O Brasil tem mais de 1.000 mortos por dia. No dia 30 de julho de 2020, a Covid-19 bateu recorde no Brasil: chegamos à marca de 1.664 mortos em apenas um dia, tendo no total mais de 90.000 mortes e mais de 2.500.000 casos confirmados. Os dados assustam devido à situação fora de controle.

O ser humano é fruto da sua realidade e do seu ambiente e está à mercê das lideranças, sejam elas políticas, religiosas, econômicas. Os números de mortos denunciam a fragilidade do ser humano. A condição em que o Brasil se encontra, sendo o segundo no ranking de casos e mortes, assusta e não corrobora para o sentimento evangélico do cuidado para com o próximo. Neste contexto, é impossível ignorar a realidade e, de forma concreta, não procurar uma conduta moral para nossa proposta de vida.

Por isso, diante dos números crescentes de mortos e da desvalorização da vida, inclusive dos profissionais de saúde, devemos observar a caminhada e a responsabilidade diante das atrocidades e mortes diárias. O ser humano – livre e consciente – busca o poder e a realização, independente da sua condição. Hannah Arendt, em seu livro “A condição humana”, afirma que “o fato de o homem ser capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável”. (Arendt. A Condição Humana, 2002, p. 191).

Essa realidade nos convida a um debate sobre a nossa condição humana e a nossa conduta ético-moral. Aqui, faço um paralelo para refletir o termo “banalidade do mal”, cunhado pela Hannah Arendt, filósofa política que nos convoca a refletir e compreender o que acontece com a nossa sociedade.

Na atual pandemia, primeiramente, é imprescindível salientar, para além dos números, que são vidas humanas e histórias que se perderam. Por isso, analisar a pandemia da Covid-19 se torna urgente, pois devemos voltar nossa preocupação para com o próximo e acolhê-lo na sua dor.

O Brasil, carente de liderança, principalmente voltada para a saúde, tem se mostrado despreparado para enfrentar a pandemia. Mediante os constantes esforços, muitas vezes solitários dos profissionais da saúde, vemos um descrédito dos líderes e a das autoridades públicas. A leitura de Hannah Arendt nos ajuda a refletir sobre as dificuldades que enfrentamos e a desvalorização da vida humana.

Assim, não podemos passar os dias sem nos questionar: até quando iremos encarar os números alarmantes, e em constante crescimento, dos mortos pela Covid-19? A resposta aparenta ser simples, mas não é bem assim, a forma antiética que lidamos com a dor do outro só reforça que acostumamos com as mortes e ignoramos as vítimas desta pandemia. As dores dos que perderam algum membro da família na atual pandemia e as injustiças corroboram para um aumento da agonia. Por isso, é importante observar que “o coronavírus é, certamente, não só a maior epidemia, mas também a maior crise social em tempos de paz”, como afirma o virologista Peter Piot em entrevista ao site “El Pais”.

Não podemos negar os fatos e é preciso ter presente a dignidade da vida humana: as vidas importam. Hoje, diante dessa pandemia, temos de lutar pela vida. Ela está sendo desprezada diante do descaso a que está sendo submetida. Ela não pode ser tratada como uma mercadoria, como algo descartável diante da lógica capitalista. A vida é o dom mais precioso que nos foi dado e não pode ser reduzida a uma moeda de troca.

Vivemos um período de grande incerteza e insegurança, entretanto é necessário se apegar à esperança de um mundo melhor e, acima de tudo, uma nova forma de viver: mais autêntica e humana. Que possamos ser anunciadores da Justiça e da Paz e não propagadores de discursos vazios ou como sepulcros caiados, como Jesus criticava os fariseus: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Sois semelhantes a sepulcros caiados, que por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e toda podridão.” (Mt 23,27)

Nesse tempo de recolhimento e isolamento social, que possamos observar a nossa realidade e vivência para fazer valer os mandamentos atentos às nossas condutas éticas frente à exclusão, ao desprezo e ao maltrato com o próximo.


Robson Ribeiro de Oliveira Castro  é leigo, casado, pai da Emília e do Francisco. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Atualmente leciona no Instituto Teológico Franciscano (ITF). E-mail: robsonrcastro@yahoo.com.br.

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download micromax firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download

Conteúdo Relacionado