Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Maria de Jesus

30/06/2012

mariaFrei Luiz Iakovacz

Nós, católicos, veneramos Maria porque o anjo a saudou como “cheia de graça” (Lc 1,28); Isabel a proclamou “bendita entre as mulheres” (Lc 1,42) e as “gerações me chamarão bem-aventurada porque o Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1,48).

Não só isso: ela é Mãe do Salvador (Lc 1,31).

Uma mãe carinhosa que, ao nascer o Filho, “envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura” (Lc 2,7). Não havia enxoval e nem cama… uma pobreza assumida, voluntariamente, pois ela disse ao anjo: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38).

Uma mãe que, com José, protege o Filho ameaçado de morte. Fugiram para o Egito, fora do alcance sanguinário de Herodes (cf. Mt 2,13-15).

Uma mãe que, com José, procura seu Filho que não retornara com a caravana, por ocasião da festa da Páscoa. São três dias de aflitas buscas entre parentes, culminando com uma nova ida a Jerusalém, numa distância de 150 Km (cf. Lc 2,41-52).

Uma mãe que educa seu Filho para que participe da comunidade, pois se ele tinha o costume de ir todo o sábado à sinagoga (cf. Lc 4,16-19), é porque ela e José davam o exemplo. E se vemos Jesus em constante oração, de noite, sozinho, numa montanha (cf. Lc 22,39; Mc 1,35), é porque aprendeu em família.

Uma mãe solidária que acompanhou o Filho na evangelização (cf. Jo 2,12), esteve com Ele na cruz (cf. Jo 19,25) e no início da Igreja (cf. At 1,14).

E Jesus… será que educou sua mãe, tornando-a mais discípula? Ela se deixou evangelizar?

Vários textos bíblicos mostram o discipulado de Maria. Quando os pastores foram visitar o recém-nascido e reconheceram Nele o Salvador do mundo, começaram a divulgar esta Boa Notícia. Os ouvintes ficaram admirados desse fato e “Maria conservava essas palavras e as meditava em seu coração (Lc 2,19).

 Também, segundo alguns estudiosos, o reencontro dos pais com o Filho após três dias de muitas buscas, por ocasião da festa da Páscoa, foi muito conflitivo. Maria, porém, “conservava a lembrança de tudo isso no coração” (Lc 2,51).

Para o discipulado é de fundamental importância a “acolhida no coração”, tanto de doutrinas como de fatos – mesmo aqueles que, inicialmente, são estranhos e exigentes. É a pedagogia de Deus… mas o coração que medita, ajuda a assimilá-los.

Aos 30 anos, Jesus iniciou sua vida pública (cf. Lc 2,23). A pregação, juntamente com os milagres, causaram impacto tão grande que estava sempre rodeado pela multidão, e era solicitado por todos. Por duas vezes o evangelista Marcos diz que não tinha nem tempo para as refeições (cf. Mc 3,20; 6,31). Além disso, os fariseus e escribas, movidos de inveja acusavam Jesus de estar possuído de Belzebu, príncipe dos demônios, e em nome dele expulsava os próprios demônios. É neste contexto conturbado que os familiares de Jesus “saíram para agarrá-lo, pois diziam: ele está louco” (Mc 3,21).  Não puderam se aproximar por causa da multidão. Avisaram-lhe, então: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram”. Ele respondeu: “Quem é minha mãe, meu irmão, minha irmã”? E, apontando para a multidão, disse: “Quem ouve minha Palavra e a pratica, este é minha mãe, meu irmão, minha irmã” (Mc 3,31-35).

Num curso bíblico que participei (CEBI), um renomado e sério exegeta – Frei Carlos Mesters – assim se expressou sobre esta passagem: pela vida e testemunho de Maria, tenho a convicção de que, não podendo chegar até seu Filho, colocou-se na última fileira do povo e, num lugar mais elevado (cadeira), levantou os braços e fez “sinal de positivo” quando falou: “minha mãe é todo aquele que faz a vontade do meu Pai”!

 É assim que Maria está no meio do povo, tanto nos momentos difíceis como nos alegres. Ela continua apregoando: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

O Documento de Aparecida, com propriedade, afirma: “Maria pertence ao povo e o povo a sente como mãe e irmã” (DAp, 269). Na abertura desta mesma Conferência, Bento XVI disse aos prelados e, consequentemente, a nós: “Permaneçamos na escola de Maria”.

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download xiomi firmware
Free Download WordPress Themes
free online course

Conteúdo Relacionado