Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Xaxim faz festa para o Servo de Deus Frei Bruno

01/03/2016

Notícias

Moacir Beggo

Xaxim (SC) – A devoção ao Servo de Deus Frei Bruno Linden cresce a cada ano na cidade de Xaxim, onde o frade franciscano viveu dez anos de sua vida. Uma semana depois da realização da Romaria Penitencial a Frei Bruno em Joaçaba, no último domingo (28), a Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim celebrou a quarta edição da festa em honra a Frei Bruno.

Desta vez, devido às reformas na praça da Matriz, a Missa solene foi realizada no Salão Francisco, que reuniu 4 mil pessoas. A Celebração Eucarística foi presidida pelo pároco e vice-postulador da causa de Frei Bruno, Frei Alex Sandro Ciarnoscki, e concelebrada pelos vigários paroquiais: Frei Antônio Mazzucco, Frei Genildo Provin e Frei Vitalino Piaia.

“Em quatro anos de celebração, a festa já ultrapassa os limites da Paróquia de Xaxim e alcança as cidades vizinhas, como Xanxerê, Chapecó, São Miguel etc”, comemora Frei Alex, o criador da festa.

Segundo Frei Alex, com a abertura do processo de beatificação em 2013, a devoção cresceu bastante e fez com que a festa se tornasse a maior da Paróquia de Xaxim, que tem como Padroeiro São Luiz de Gonzaga. “O Padroeiro é celebrado no dia 21 de junho, mas não reúne tanta gente como a de Frei Bruno”, constata o pároco.

As homenagens a Frei Bruno começam com a Romaria Penitencial na cidade vizinha de Joaçaba, quando caravanas de Xaxim participaram desta celebração. No dia 25 de fevereiro, data da morte de Frei Bruno, a Paróquia de Xaxim  reuniu o povo para uma celebração ao ar livre em frente a bela Matriz da cidade.

Em Xaxim se encontra a base da equipe que trabalha com Frei Alex pela causa da beatificação de Frei Bruno. Como vice-postulador regional da causa, ele coordena a equipe. Frei Estêvão Ottenbreit representa no Brasil o postulador da Ordem dos Frades Menores.

O processo diocesano da Causa de Frei Bruno foi aberto em novembro de 2013, quando o bispo diocesano D. Mario Marquez nomeou o Tribunal Eclesiástico, composto por: Pe. Davi Lenor Ribeiro dos Santos, como delegado do bispo, Pe. Clair José Lovera, como promotor de justiça; Michelle Selig, como notária (secretária); e Cláudio Orço, como notário auxiliar.

Pela Comissão Histórica, foram nomeados Frei Clarêncio Neotti e a historiadora Iraci Lopes.

Além de Frei Alex,  Michele, Cláudio, Iraci e Elisabethe Chitolina formam a equipe de Xaxim que trabalha pela causa.

A cidade

Xaxim foi colonizada por imigrantes vindos do Rio Grande do Sul, descendentes de italianos e alemães. Atualmente, cerca de 30 mil habitantes de várias etnias e costumes fazem da cidade uma terra próspera e em desenvolvimento.

O município, conhecido como Coração Verde do Oeste, tem sua base econômica ligada diretamente à agroindústria, pecuária e à agricultura.

Um privilégio para Xaxim é a ótima localização geográfica, situada entre os municípios de Xanxerê e Chapecó. A BR-282, que corta a cidade, é a principal via de circulação de mercadorias para todo o Estado e acesso aos países do Mercosul.

Há várias hipóteses sobre a origem do nome Xaxim, mas a mais forte é a de que a palavra tem origem da língua tupi-guarani. Perto do local do pouso dos tropeiros havia uma pequena queda d’água. Xá = pequena, Xim = queda d’água. Juntando, ficou Xaxim. Assim costuma-se dizer que Xaxim significa pequena queda d’água.

Na verdade o nome Xaxim está fortemente ligado a natureza. Não é raro ouvir dos visitantes que a “energia boa” aqui é muito presente, ou então “há muita luz neste lugar”.  Isso explica o crescimento do turismo ecológico e rural nos últimos anos no município.

Entre as principais atrações da cidade, está a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, que foi construída e inaugurada durante o paroquiato de Frei Bruno. Em estilo gótico, com duas torres, ocupando uma área de mil e duzentos metros quadrados, a igreja Matriz de Xaxim  passou a ser o símbolo da cidade. A Praça Frei Bruno e o Sítio Arqueológico são outras atrações.  A cidade dista a 26 km de Chapecó, a principal cidade da região.