Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Xaxim celebra o Padroeiro São Luiz Gonzaga

22/06/2020

Notícias

Xaxim (SC) – Neste domingo, 21 de junho, a Paróquia São Luiz Gonzaga comemorou o seu Padroeiro e celebrou também o Jubileu de 80 anos de fundação, tendo como presidente da Missa solene Frei Gentil de Lima Branco, que foi convidado pelo pároco Frei Gilson Kammer. O celebrante fez um breve resumo da história da Paróquia e, em carreata, o povo pôde homenagear o seu Padroeiro de suas casas. A celebração foi transmitida pelas redes sociais da Paróquia, nas plataformas Facebook e YouTube.

Frei Gentil foi o pároco em Xaxim em períodos: 2000 a 2003 e 2006 a 2009. Sua presença foi marcada pela união das pastorais e os trabalhos realizados em todos os setores paroquiais. Frei Gentil ressaltou que, nesses seis anos em que esteve em Xaxim, foi testemunha de um povo unido e que ajuda a Igreja a tornar mais fortes suas festividades religiosas.

Sobre a história paroquial, nesses 80 anos de fundação, relembrou as Missões, sendo que as primeiras foram realizadas em Xaxim, em 1935 e 1951, conforme pôde-se verificar na cruz das Missões, em 2011, durante a restauração da igreja Matriz. Neste início de ano foi realizada a primeira edição na cidade das Missões Franciscanas da Juventude, fazendo parte das festividades dos 80 anos.

Frei Gentil destacou a importância dos jovens na Igreja e na Paróquia de Xaxim. Para ele, as Missões de janeiro foram um marco na cidade:   “Na avaliação, não houve nenhuma queixa ou reclamação, somente elogios”. Relembrar esse importante evento, é também lembrar que São Luiz é o Padroeiro da Juventude, dos Estudantes e dos Seminaristas.

Frei Gentil agradeceu o convite dos frades da Paróquia São Luiz Gonzaga: “É uma alegria fazer parte deste momento celebrativo. No jubileu dos 70 anos, eu também estive aqui, mas na época era o pároco”. Atualmente, Frei Gentil está em Santo Amaro da Imperatriz, região da grande Florianópolis, onde atua como vigário paroquial e animador do SAV local.

“Tenho certeza que, se não estivéssemos vivendo este momento com a pandemia do coronavírus, a igreja estaria cheia de fiéis para celebrar São Luiz Gonzaga”, disse Frei Gentil. Hoje, recordamos São Luiz, a sua vida, que mesmo morrendo jovem fez muito pelos que precisavam. Luiz nasceu no dia 9 de março de 1568, na Itália. Foi o primeiro dos sete filhos de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione Delle Stiviere, e sobrinho do duque de Mântua.

Luiz tinha quatorze anos quando venceu as resistências do pai, e entrou para o noviciado  dos Jesuítas. Lá escolheu como tarefas as incumbências mais humildes e o atendimento aos doentes, principalmente durante as epidemias que atingiram Roma, em 1590, esquecendo totalmente suas origens aristocráticas. Luiz Gonzaga morreu com apenas vinte e três anos, em 21 de junho de 1591.

“Que São Luiz Gonzaga continue a nos ensinar a sermos missionários”, pediu Frei Gentil. “Que sejamos humildes e caridosos, assim como São Luiz, um modelo também de pureza, em um mundo onde o pecado está em toda parte. Neste momento em que estamos vivendo uma pandemia, pensamos como São Luiz se comportaria diante desta situação. Mas história conta que ele ajudou os necessitados e doentes em uma peste. Ele mostrou como devemos ser cristãos cuidando do próximo”, acrescentou.

O pároco Frei Gilson agradeceu a presença de Frei Gentil para celebrar a Missa deste domingo. “Quero agradecer a Frei Gentil pela sua disponibilidade. Como você bem recordou, essa igreja seria pequena hoje para celebrar esse ano jubilar com sua presença. Você é lembrado com muito carinho pelas pessoas e tenho certeza que muita gente gostaria de estar hoje aqui para lhe dar um abraço. Isso, contudo, não é possível agora, mas que você possa vir em uma outra ocasião para ficar um mês inteiro aqui, podendo visitar as comunidades e receber o carinho de todas as famílias nas nossas comunidades. O nosso muito obrigado, em nome de nossa Fraternidade e da nossa Paróquia São Luiz Gonzaga”, disse Frei Gilson.

Após a celebração, uma carreata com a imagem de São Luiz Gonzaga percorreu as ruas da cidade, fazendo paradas nas igrejas de cada bairro da cidade para uma breve oração.


Pascom da Paróquia de Xaxim