Paróquia São Luiz Gonzaga realiza novena em honra a Frei Bruno
10/02/2025
Unidos pela fé, os fiéis da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Xaxim (SC), estão acompanhando, desde o último dia 7 de fevereiro, a novena preparatória para a festa de Frei Bruno Linden, que será no dia 16 deste mês. Com o tema “Com Frei Bruno, peregrinos da Esperança”, inspirado pelo Ano Jubilar, os nove dias de oração e reflexões têm como objetivo ressaltar a vida desse Servo de Deus, que fez de sua existência uma constante peregrinação a serviço do Senhor, propagando o Evangelho e o amor ao próximo. Confira os temas e os dias da novena:
1º Dia – 07 de fevereiro: Com Frei Bruno, somos peregrinos da esperança
2º Dia – 08 de fevereiro: Com Frei Bruno, a serviço da evangelização
3º Dia – 09 de fevereiro: Com Frei Bruno, na caridade está nossa esperança
4º Dia – 10 de fevereiro: Com Frei Bruno, somos comunicadores da esperança
5º Dia – 11 de fevereiro: Com Frei Bruno, rezamos pela educação (com bênção das mochilas e estudantes)
6º Dia – 12 de fevereiro: Com Frei Bruno, rezamos pelas vocações
7º Dia – 13 de fevereiro: Com Frei Bruno, somos o cuidado com a Casa Comum
8º Dia – 14 de fevereiro: Com Frei Bruno, somos esperança aos que sofrem. (bênção aos enfermos- unção)
9º Dia – 15 de fevereiro: Com Frei Bruno, somos peregrinos da Paz e do Bem
No domingo, 16 de fevereiro, às 10h, será realizada a Santa Missa festiva em honra a Frei Bruno, na Igreja Matriz da Paróquia de São Luís Gonzaga.
Todos os momentos estão sendo transmitidos pelas redes sociais da paróquia (Facebook e YouTube).
Nesta edição da 13ª Festa em honra a Frei Bruno, está sendo desenvolvida uma ação solidária em prol do restauro da Igreja Matriz.
Quem é o Servo de Deus peregrino?
De origem alemã, Frei Bruno nasceu no dia 8 de setembro de 1876, em Duesseldorf. Com quase 18 anos, ingressou no Noviciado dos Franciscanos da Saxônia, em Harreveld, na Holanda, tomando o hábito em 13 de maio de 1894. Ainda no início de sua caminhada religiosa, foi destinado, juntamente com outros confrades, para a “Missão Brasileira”. O jovem frade chegou a Salvador em julho do mesmo ano, onde completou o Noviciado, estudou Filosofia e Teologia e fez a profissão solene em maio de 1898.
Na virada do século, foi enviado para Petrópolis (RJ), onde foi ordenado sacerdote em 1º de maio de 1901 e aprovado para a cura d’almas no final do mesmo ano. Permaneceu no território carioca até 1914. A partir daí, seguiu sua peregrinação, chegando a Santa Catarina, mais precisamente à cidade de Gaspar. Depois, estabeleceu-se em Rodeio, onde permaneceu por quase 20 anos. Lá, edificou sem cessar tanto o povo de fora quanto os religiosos de dentro com seu exemplo de autêntico frade menor e arauto de Cristo.
Após o Capítulo Provincial de 1945, Frei Bruno foi enviado ao distrito de Esteves Júnior, atualmente pertencente a Piritiba (SC). Contudo, permaneceu lá por poucos meses, pois, no final do mesmo ano, foi designado superior e pároco de Xaxim, onde exerceu a função de superior da casa e pároco. No último ano de sua permanência na fraternidade, em 1952, serviu como vigário paroquial.
Aos 80 anos, com a saúde já bastante fragilizada, foi enviado, após o Capítulo Provincial, a Luzerna, também em Santa Catarina, para receber cuidados especiais. Em 2 de fevereiro de 1956, retornou a Joaçaba, onde viveu os últimos quatro anos de sua vida. No entanto, devido ao estado de saúde, sua rotina oscilava entre Luzerna e Joaçaba, até que, no dia 25 de fevereiro de 1960, foi ao encontro da irmã morte.
Conhecido por suas longas caminhadas para visitar o povo de Deus e levar o Evangelho aonde quer que fosse, Frei Bruno destacou-se por sua fidelidade à Ordem dos Frades Menores e à Igreja. Foi um verdadeiro peregrino da esperança, que compreendeu o sentido do caminhar e da prática ativa de promover e levar dignidade ao povo de Deus. Caminhava incansavelmente, visitando famílias, benzendo casas, regularizando uniões, restaurando lares em desarmonia e amparando os doentes. Subindo e descendo morros, costumava caminhar em ziguezague para aliviar o cansaço de seu velho coração.
Por meio de suas ações incansáveis, nas quais o Deus vivo se fazia presente na vida comunitária, Frei Bruno deixou um legado para aqueles que acreditam que a esperança é ativa e deve ir ao encontro dos mais necessitados, famintos por atenção, aconselhamento e amor.
Os fiéis de Santa Catarina e de outras regiões do sul do Brasil, como o Paraná, acompanham, todos os anos, as festividades dedicadas ao frade em Xaxim e Joaçaba. E é justamente essa fé inabalável que tem impulsionado o processo de sua beatificação. No entanto, para isso, há etapas a serem percorridas na Causa da Beatificação do Servo de Deus Frei Bruno Linden. Todo o trabalho realizado junto à Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, é acompanhado pelo Postulador Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Giovan Giuseppe Califano. No Brasil, a responsabilidade pela coleta, organização e acompanhamento da documentação e comprovações exigidas cabe ao vice-postulador da causa, Frei Alex Ciarnoski.
Acesse e saiba mais sobre a história de Frei Bruno Linden
Adriana Rabelo e Camila Mendo- Pascom Paróquia São Luís Gonzaga