Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vocacionados do Ensino Médio no Tempo Forte de Convivência

24/01/2024

Notícias

Lages (SC) – Para muitos, o sentido da vida está apenas em “sobreviver” ao mundo onde sonhos não saem do papel, muitos almejam vidas, mas não trilham caminhos para conquistá-la. O círculo de consagração social, coloca-nos em caixas, onde sonhos são pré-moldados, tais como, a aquisição de bens materiais e uma vida “estável”.  Para outros, a necessidade de sair e ir até os confins do mundo, para descobrir a si próprio e sua vocação ecoa como um vaso na mão do oleiro.

Inspirados pelo exemplo do Seráfico Pai São Francisco de Assis, a Província franciscana da Imaculada Conceição do Brasil realizou pela terceira vez, desde que o Ensino Médio deixou de ser em forma de internato, o chamado “tempo forte” com os vocacionados mais novos da Província. Dessa vez participaram Kauê Cangirana Rozim (Blumenau, SC), Lucas Sperança Goschel (Cordilheira Alta, SC), Matheus de Souza Filippi (Rodeio, SC), Felipe Loss (Curitiba, PR) e José Antônio Duarte (Concórdia, SC), onde foram acolhidos na fraternidade São José do Patrocínio de Lages e foram acompanhados pelos freis responsáveis pelo SAV-Provincial, Frei Jeâ Paulo Andrade e Frei Gabriel Dellandrea.

Como operários que almejam adentrar à messe do Senhor, os aspirantes do Ensino Médio foram convidados a adentrar em águas mais profundas, e vivenciar de maneira intensa o carisma franciscano. No período de 11 a 24 de janeiro, no belo Conventinho de Lages, o grupo engajou-se em diversas atividades, abrangendo desde o labor manual e formação intelectual até a participação em atividades apostólicas, serviços sociais e momentos recreativos. Esse período foi marcado por reflexão profunda, dedicação ao trabalho e, de maneira crucial, pelo cultivo da fraternidade, elemento fundamental na vida franciscana.

A noção de fraternidade foi introduzida aos jovens vocacionados em situações simples, como durante as refeições, evoluindo para momentos de formação e leitura de textos. Para Francisco de Assis, a fraternidade tem como núcleo o Evangelho e a dedicação ao seguimento de Cristo. É o Evangelho de Cristo que o impulsiona a abraçar a vivência fraterna, conforme expresso em suas palavras: “um só é o vosso Mestre e todos vós sois irmãos; um só é o vosso Pai” (Mt 23,8-9).

Durante esse tempo de forte de convivência, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer em Lages as três Ordens fundadas pelo pobre de Assis: a Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem de Santa Clara (OSC) e a Ordem Franciscana Secular (OFS) onde puderam compreender melhor três formas de vida diferentes, a itinerância da Primeira Ordem, a clausura da Segunda Ordem e a secularidade da venerável Ordem Terceira.

O aspirante Lucas Goschel descreveu essa experiência da seguinte forma: “Nessas duas semanas de estágio eu e meus colegas tivemos a sorte de ficarmos no Conventinho de Lages, única cidade de Santa Catarina que abriga as três Ordens fundadas por São Francisco, muitas orações e trabalhos foram executados, mas, claro, sem tirar a diversão e o lazer. Também tivemos o prazer de conhecer e ver com nossos próprios olhos Frei Ervino que, com 98 anos, ainda exerce seu trabalho celebrando missas; me senti muito acolhido tanto pelos freis da casa como pelo povo de Lages. Me despeço, mas, com o anseio e desejo de voltar novamente”.

De igual maneira, o aspirante Kauê, descreveu: “Poder vivenciar de maneira profunda e fecunda o carisma me impulsionou a, como diz São Pedro, consolidar cada vez mais a minha vocação, tendo em vista que a experiência em Lages me fez compreender que a essência do saber é amar o senhor e sua criação. Pude confrontar essa experiência com meu próprio projeto de vida e consegui discernir com maior clareza o chamado de abraçar a minha vocação e seguir os passos de Francisco de Assis, e dessa forma poder repassar ao povo o amor de Deus que um dia me contagiou. Deixo um coração em Lages, com risos e memórias inesquecíveis, com a Fraternidade local e o povo santo de Deus, para criar outro fora de Lages. Jamais esquecerei essa cidade que abraçou fervorosamente e a experiência que vivi”.

Os dias de convivência se deram pelo trabalho simples de  limpeza da casa, ajudar nas refeições e no jardim. O estudo de franciscanismo, oratória, liturgia, ensaio de cantos, o bom uso das redes sociais e o cuidado com a saúde mental. Houve bastante convivência com os frades e com o povo, o passeio à fraternidade de Curitibanos e o conhecimento do trabalho da comunicação nas rádios da Província. A subida no Cruzeiro, a visita às Irmãs Clarissas e à OFS; muita alegria, encontro fraterno e oração. Tudo para ajudar no discernimento vocacional.

Enfim, suplicamos ao Senhor da Messe que nos guie, capacitando-nos a ser constantes agentes da paz e cultivadores da humanidade. Que o Senhor continue a despertar novas vocações para o seguimento de Cristo, que incessantemente nos convida à missão! “Hoje é tempo de missão e é tempo de coragem! Coragem para fortalecer os passos vacilantes, para retomar o gosto de nos consumirmos pelo Evangelho, de readquirir confiança na força que a missão tem em si” (Papa Francisco\0.


Kauê Cangirana Rozim