Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Voar, cair, ser apanhado”, novo lançamento de Henri Nouwen

03/11/2023

Notícias

 

Voar, cair, ser apanhado

Todos os eventos aqui narrados realmente aconteceram, incluindo o resgate de Henri Nouwen por uma equipe de bombeiros, feito através de uma janela de hotel.

Conhecido por suas obras sobre sabedoria espiritual, no entanto, foram os Flying Rodleighs que o inspiraram a criar um tipo diferente de livro. Quando faleceu subitamente, em 1996, Nouwen deixou algumas pistas desse novo e criativo projeto: um diário escrito durante as viagens com o grupo de trapezistas e vários outros registros, como comentários, reflexões, notas e apontamentos.

Henri Nouwen se apresenta como um tomador de risco espiritual transformado pela diversidade à medida que aprendeu a ver o mundo através de muitas perspectivas, incluindo sua participação no movimento dos Direitos Civis, sua vida em comunidade com pessoas com deficiência intelectual, seu crescimento pessoal por meio de amizades durante a epidemia de Aids dos anos de 1990 e outros encontros inesperados.

Nesta história sobre voar, cair e ser apanhado, Nouwen nos convida a não ter medo de cair.


Santo Agostinho: A doutrina cristã

Com uma linguagem acessível e uma abordagem clara, Santo Agostinho apresenta uma visão coerente e convincente da fé cristã. Explora as questões mais profundas do coração humano e as respostas que a fé oferece para a busca de significado e propósito. O leitor é convidado a embarcar em uma jornada espiritual de descoberta e compreensão, encontrando orientação para as perguntas mais desafiadoras da vida. Uma obra atemporal que continua a impactar e influenciar gerações de estudiosos e fiéis. Ao explorar as verdades essenciais da religião, Agostinho nos guia em direção a uma compreensão mais completa de Deus, de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.


O entardecer do cristianismo

Seria o entardecer do cristianismo um sinal iminente de seu fim? Na Bíblia, a noite marca o início de um novo dia. Este livro é um convite a não perdermos o instante em que a primeira estrela desponta no céu.

Inspirado na metáfora junguiana que, a partir do trajeto do sol, compreende as fases da vida, Tomáš Halík faz uma leitura instigante do cristianismo atual. A crise enfrentada pelas igrejas é o kairos, tempo oportuno, no qual elas são convidadas a abandonar o egocentrismo e participar do Mistério de Cristo atuante na história.

Nesse kairos, é preciso ter coragem para abandonar a fixação da Igreja em si mesma, representada pela obsessão de certos grupos por uma forma institucional do passado e pela fixação no superficial e na exterioridade. Sucumbir à nostalgia de um amanhecer idealizado é permanecer preso a uma forma estreita e muitas vezes mesquinha e imatura de cristianismo.

É compreensível que muitos abandonem o cristianismo e a fé num cenário em que a Igreja não oferece alternativa além da visão ancorada na saudade do amanhecer de sua história, marcada por reconstrução e imitação do passado.


História da alimentação

Nunca nossos sistemas alimentares foram tão alterados como nos tempos em que vivemos. Não só muitos sistemas de produção estão em transição para novos modelos, mas o consumo está evoluindo para formas personalizadas cuja implementação digital está acelerando.

Nesta história da alimentação, que decidiram não tratar como um continuum linear, Jean-Pierre Williot e Gilles Fumey percorrem todas as evoluções da cadeia alimentar nos diferentes continentes e mostram o quanto devemos rever nossas formas de pensar a alimentação: matérias-primas, indústria agroalimentar, mas também consumo em casa e fora dela.

Estas são questões políticas da alimentação que pintam um panorama global e temático num cenário de crise ecológica e fomes recorrentes. A abundância, de fato, continua muito longe de ser a mais compartilhada do mundo.


Através da lente da linguagem

A linguagem reflete a cultura de uma sociedade? A nossa língua materna é uma lente através da qual percebemos o mundo? Podem línguas diferentes levar seus falantes a pensamentos diferentes? Em Através da lente da linguagem o escritor Guy Deutscher irá convencê-lo de que, ao contrário do consenso acadêmico de hoje, a resposta a todas essas perguntas é – sim. Este livro explora algumas das questões mais fascinantes e controversas sobre linguagem, cultura e mente humana numa deliciosa combinação de elementos de história cultural e ciência popular.

Uma obra-prima da erudição linguística e, ao mesmo tempo, divertida, confronta a espinhosa questão de como – e se – a cultura molda a linguagem, e a linguagem, a cultura. A linguística há muito evita reivindicar qualquer ligação entre uma língua e a cultura de seus falantes, o linguista Guy Deutscher ousou reabrir a questão. A cultura pode influenciar a linguagem – e vice-versa? Línguas diferentes podem levar seus falantes a pensamentos diferentes? Nossa experiência do mundo poderia depender de nossa língua ter uma palavra para “azul”?

Desafiando o consenso de que os fundamentos da linguagem estão embutidos em nossos genes e, portanto, universais, Deutscher demonstra que a linguagem, na verdade, reflete a cultura de maneira que é tudo, menos trivial. Audacioso, encantador e inovador, Através da lente da linguagem é um clássico da descoberta intelectual.


Teologia feminista negra

Este livro nasce do movimento do feminismo negro, africano e decolonial, destacando vozes teológicas de mulheres invisibilizadas e subalternizadas. A teologia colonialista e eurocentrada é confrontada pela promoção de uma autêntica libertação de povos e culturas. Ao longo desta obra, há diversas perspectivas teológicas, moldadas tanto pelo contexto social, cultural e eclesial de cada autora quanto por experiências de marginalização, resistência e re-existência.

É uma importante oportunidade de conhecer teólogas do Sul global com suas novas epistemologias, criadoras de espaços de cura e transformação social e eclesial. Apesar de ocuparem posições de destaque no âmbito teológico, essas mulheres ainda não recebem o reconhecimento merecido em muitos espaços, tampouco são objeto de pesquisa acadêmica.

Superando o racismo epistêmico que as invisibiliza, ocupam espaços teológicos predominantemente masculinos, seja nas universidades, seminários ou na sociedade civil. Mesmo atuando no âmbito acadêmico, as autoras são comprometidas em aplicar o conhecimento teológico no contexto social e eclesial, reafirmando a função social da teologia.

Este é um convite a que outras mulheres marginalizadas e invisibilizadas, especialmente negras e indígenas, rompam o silêncio imposto pelas violências de gênero e racial.


Nossa Senhora das Lágrimas

Nossa Senhora das Lágrimas, uma das representações de Maria, está relacionada às aparições da Virgem Maria à Irmã Amália de Jesus Flagelado, solicitando que a religiosa propagasse sua medalha milagrosa e também sua coroa (ou rosário). A devoção está relacionada a curas milagrosas de doenças graves como cânceres e cardíacas, mentais e emocionais: ansiedade, depressão e traumas. Este livrinho contém a história da devoção, novena, orações, ladainha e a coroa/rosário a ela dedicadas. Apresenta também breves passagens dos Salmos e dos Evangelhos, seguidas de uma oração para o pedido da graça especial, que acompanham um Pai-nosso, uma Ave-Maria e um Glória-ao-Pai.


Individuação e narcisismo

Os desenvolvimentos na psicanálise freudiana, em particular o trabalho de Kohut e de Winnicott, levaram a uma convergência com a posição junguiana. Em Individuação e narcisismo, Mario Jacoby tenta superar as dissimilitudes doutrinais entre as diferentes escolas de psicologia do profundo, embora leve em conta as abordagens características de cada uma. Mediante exame minucioso da autêntica experiência do si-mesmo, do processo de individuação, do narcisismo e do distúrbio narcisístico da personalidade, Jacoby demonstra habilmente os benefícios de uma sinergia de ideias e técnicas para o analista profissional. Esta edição clássica inclui prefácio de Kathrin Asper.

No universo complexo da psicologia, poucos temas são tão intrigantes e essenciais quanto a individuação e o narcisismo. Mario Jacoby mergulha profundamente nesses conceitos fundamentais, oferecendo uma valiosa compreensão sobre a psique humana. Com clareza e profundidade, explora os caminhos da individuação, o processo de desenvolvimento da personalidade única e integral. Convida-nos a compreender os mecanismos do narcisismo, desvendando suas manifestações saudáveis e patológicas, e os desafios enfrentados por aqueles que buscam uma relação saudável com o self.


Todos esses produtos podem ser adquiridos pelos sites
www.livrariavozes.com.br
http://vozes.com.br

E-mail: contato@vozes.com.br

Tel. 11 3101 8451

Editora Vozes