Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Viralizando a evangelização

10/11/2021

Notícias

Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos já soma mais de 50 mil visualizações em vídeos nas redes sociais digitais Instagram e TikTok

Evangelizar por meio de novas mídias nunca foi tão levado a sério como agora para a Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos que, com a proposta, já soma mais de 50 mil visualizações de vídeos no Instagram e TikTok.

A ideia, conforme difundida pela Pastoral da Comunicação, é mostrar as atividades da Paróquia para o maior número de pessoas e fazer também com que todas as pastorais e movimentos se integrem produzindo conteúdos, como já é o caso das atividades dos grupos de jovens já postadas nas plataformas.

A equipe não imaginava a repercussão positiva das publicações. “Na última semana, fizemos um vídeo sobre o Dia de Nossa Senhora Aparecida e 24 horas depois já somava mais de 700 curtidas e 12 mil visualizações no TikTok”, comenta a equipe da PasCom.

O pároco, Frei Silvio T. Werlingue, afirma a importância dessa repercussão e enxerga como positivo o uso dos meios de comunicação para a evangelização. “A Igreja, com o Concílio Ecumênico Vaticano II, por meio do decreto ‘Inter mirifica’, manifestou a sua convicção sobre a importância do uso dos meios de comunicação social e das tecnologias a serviço da evangelização. Abrindo o documento, afirma o decreto que, dentre as maravilhas do gênio humano, está a comunicação! O uso dos meios de comunicação através das tecnologias contribuem eficazmente para recriar e cultivar os espíritos e para programar propagar e afirmar o Reino de Deus (IM,2)”, pontua.

Werlingue também menciona o interesse da Igreja em estar presente nas redes sociais digitais. “O interesse da Igreja pela comunicação social e, hoje através da internet, usando as mais variadas redes sociais e ferramentas digitais, é a promoção da evangelização. O Papa São João Paulo II afirmou que o primeiro areópago (assembleia de sábios) dos tempos modernos é o mundo das comunicações que está unificando a humanidade e transformando-a numa aldeia global (cf. Redemptoris Missio,37)”.

Maria Clara Andreotti, jovem atuante na Paróquia e participante do Grupo de Jovens Franciscanos e da PasCom, frisa que a utilização das plataformas pela Igreja é motivação para a criação de conteúdos para agregar conhecimento e espiritualidade. “Sabemos que o maior público-alvo dessas mídias tem sido jovens, adolescentes e adultos. Por meio delas conseguimos simplificar nossa vida e economizar tempo, pois muitas vezes consumimos conteúdo supérfluos, que não nos agregam tanto. Na internet, podemos encontrar de tudo e estando dentro da Igreja percebi algo que me senti muito feliz em poder contribuir. Sempre gostei de utilizar as redes, mas nunca tinha pensado em alimentá-las com um conteúdo construtivo para outras pessoas. Isso tem sido muito bom, não só para mim, mas também para todos que consomem e aprendem com essas postagens, até porque elas não são em vão, são mais um meio de evangelizar”, conta.

A ideia da Paróquia é intensificar ainda mais o trabalho com todas as redes sociais digitais e incentivar as outras Paróquias para que também façam o mesmo.

Como encontrar?

Siga a Paróquia no Instagram: @paroquia.saopaulo.
TikTok: @paroquiasaopauloagudos


Isabela Gaspar, da Pascom da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos