Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vídeo final traz de volta as Missões Franciscanas da Juventude a Xaxim. Assista!

14/02/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel e Moacir Beggo

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, apresentou, nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, com muita alegria o vídeo final da 7ª edição das Missões Franciscanas da Juventude (MFJ), que levou mais de 800 jovens presentes no território da Província, Rio Grande do Sul, Bahia e Argentina para a cidade de Xaxim (SC), de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020.

Este momento foi revivido nesta sexta-feira, quando a equipe do SAV e o coordenador das Missões, Frei Diego Melo, reuniram-se com a Coordenação Geral para fazer a avaliação final do evento, duas semanas depois de sua realização. “Certas experiências precisam de tempo para ser melhor assimiladas e avaliadas”, explicou Frei Diego, informando que esta avaliação partiu de um relatório de 107 páginas enviadas pelos próprios jovens.

Segundo o frade que acompanha as Missões há sete edições, foram destacados os pontos mais pertinentes deste grande processo avaliativo, como:

– A infraestrutura, logística, alimentação e acolhida oferecidas pela Missão foram avaliadas por mais de 90% dos jovens como sendo ótimas.
– As místicas, orações e celebrações conseguiram chegar ao coração dos jovens, fazendo com que eles pudessem rezar a partir dos acontecimentos da própria vida, bem como das realidades de dor e sofrimento da mãe terra.
– A apresentação teatral “O Auto de São Francisco”, de Ciro Barcelos, foi um dos pontos altos dessa MFJ.
– A criação e ampliação da consciência ecológica dos jovens, fazendo perceber a profunda ligação entre ecologia e teologia.
– Houve também um pedido recorrente de que se aumente os dias de Missão, bem como que o contato e interação com as famílias acolhedoras seja maior.
– Dinamizar um pouco mais os momentos formativos bem como possibilitar a realização de duas oficinas por jovem.
– O intercâmbio cultural bem como a boa acolhida dos jovens nas comunidades e famílias foram muito bem avaliadas pela grande maioria.

Por fim, a Coordenação Geral celebrou a boa realização desta 7ª edição das Missões Franciscanas da Juventude, recebendo a gratidão do Serviço de Animação Vocacional através do gesto do lava-pés e da entrega de um singelo presente ofertado a essa equipe que tanto se doou e se empenhou.

As Missões Franciscanas da Juventude não terminaram em Xaxim. Muitas iniciativas estão nascendo a partir deste trabalho evangelizador. Cada jovem participante é convidado a continuar a atividade missionária em sua Paróquia, cidade, comunidade, família, ou na realidade onde se encontra.

Neste vídeo buscou-se, como já é de costume, registrar tudo e garantir espaço para os principais momentos do evento, que, para além das imagens, ficará para sempre marcado no coração verde do povo xaxiense e, principalmente, para todos os jovens missionários participantes.

Por fim, clique no play e veja em primeira mão o vídeo final da 7ª edição da MFJ.