Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O Papa nos últimos lançamentos da Vozes

25/02/2019

Notícias

Entrevistas com os papas durante suas viagens apostólicas pelo mundo têm se tornado comum desde Leão XIII, no fim do século XIX. Nessa tradição, também o Papa Francisco, em suas viagens – a primeira delas tendo sido ao Brasil em julho de 2013 –, concedeu dezenas de entrevistas e coletivas de imprensa. Nessas oportunidades, o papa responde de maneira descontraída e informal, porém sempre com a seriedade, a clareza e a firmeza que lhe são próprias, sobre assuntos centrais e decisivos para a Igreja, a fé e a atuação dos cristãos no seio da família e da sociedade.

Desde curiosidades sobre sua rotina e sua vida, passando por sua visão a respeito dos acontecimentos do mundo e dos problemas que o afligem, até os desafios e as questões internas da Igreja que merecem a atenção da sociedade ou a inquietam, o papa não apenas fornece informações ou dá sua opinião, mas mostra como a misericórdia, o amor e a bondade de Deus estão presentes em todas as situações e nos convida a enxergarmos a vida como Deus a vê.

Desse modo, as perguntas e conferências aqui reunidas representam a síntese do pensamento do Papa Francisco sobre todas as principais questões que dizem respeito à Igreja e à sociedade atuais. Trata-se de uma mensagem clara sobre o papel do cristão no mundo e também de um alimento espiritual para todas as pessoas que buscam compreender seu papel e orientar sua vida à paz, ao bem e à verdade.

Papa Francisco responde
Em busca de uma igreja do amor
Jorge Mario Bergoglio
Editado por Giovanni Maria Vian
Nº DE PÁGINAS: 296

Liturgia

Frei Alberto Beckhäuser, OFM

A partir do Concílio Vaticano II, a Sagrada Liturgia foi colocada entre as disciplinas necessárias e principais de qualquer curso de Teologia. Certamente já possuímos uma exaustiva abordagem da matéria em grandes manuais de Liturgia traduzidos no Brasil. Faltava-nos, porém, uma Introdução geral à Sagrada Liturgia, uma Liturgia Fundamental ou Tratado de Teologia da Liturgia.

Liturgia vem preencher essa lacuna. Frei Alberto apresenta nesta obra o resultado de sua experiência de mais de 40 anos de magistério na área da Liturgia, situando-a no coração da vida da Igreja em todas as suas dimensões. Procura levar alunos, leitores e estudiosos ao mistério celebrado e vivido como espiritualidade na vida diária. Apresenta a Sagrada Liturgia como obra da salvação e da glorificação de Deus, realizada por Cristo Jesus e participada pela Igreja através da ação comemorativa do mistério da salvação. A Igreja aparece, por sua vez, como ministra do serviço da salvação de Cristo à humanidade, exercendo o serviço de salvação e de glorificação de Deus através do memorial celebrativo da Liturgia celebrada e do memorial testamentário da Liturgia vivida na ação da caridade.

A coleção Iniciação à teologia, em sua nova reformulação, conta com volumes que tratam das Escrituras, da Teologia Sistemática, Teologia Histórica e Teologia Prática. Os volumes que estavam presentes na primeira edição serão reeditados; alguns com reformulações trazidas por seus autores. Novos títulos serão publicados à medida que forem finalizados.

O objetivo é oferecermos manuais às disciplinas teológicas, escritos por autores nacionais. Essa parceria da Editora Vozes com os teólogos brasileiros é expressão dos novos tempos da teologia, que busca trazer o espírito primaveril para o ambiente de produção teológica, e consequentemente oferecermos um material de qualidade para que estudantes de teologia, bem como teólogos e teólogas, busquem aporte para seu trabalho cotidiano.

Frei Alberto Beckhäuser, OFM, nasceu em Forquilhinha, SC. Tinha doutorado em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma. Desde 1967, acompanhou de perto a grande caminhada pós-conciliar da renovação litúrgica no Brasil. Durante seis anos foi Assessor de Liturgia da CNBB e durante quase 20 anos foi Coordenador de Traduções e Edição de Textos Litúrgicos por parte da CNBB. Teve grande participação em Congressos internacionais sobre o tema da adaptação e inculturação da Liturgia, dando especial atenção à Religiosidade/piedade popular. Seus numerosos livros e centenas de artigos levam os leitores a uma compreensão teológica da Liturgia e à participação dos mistérios celebrados. Foi professor no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, e deu inúmeros cursos e conferências sobre a Sagrada Liturgia.

Nº DE PÁGINAS: 304

 

Mariologia

Interpelação para a vida e para a fé

Lina Boff

Este livro traz a proposta de uma mariologia inculturada, que irrompe das expressões da vida e da fé do povo. Este vai progressivamente descobrindo em Nossa Senhora a discípula-mãe de Jesus.

A obra irá oferecer fundamentos teológicos à criatividade da fé que, pelo Espírito, suscita o culto e a devoção a Maria, a Mulher que acreditou e continua tendo um lugar próprio na Histó

ria da Salvação e no mistério de seu Filho Jesus Cristo.

A coleção Iniciação à teologia, em sua nova reformulação, conta com volumes que tratam das Escrituras, da Teologia Sistemática, Teologia Histórica e Teologia Prática. Os volumes que estavam presentes na primeira edição serão reeditados; alguns com reformulações trazidas por seus autores. Novos títulos serão publicados à medida que forem finalizados.

O objetivo é oferecermos manuais às disciplinas teológicas, escritos por autores nacionais. Essa parceria da Editora Vozes com os teólogos brasileiros é expressão dos novos tempos da teologia, que busca trazer o espírito primaveril para o ambiente de produção teológica, e consequentemente oferecermos um material de qualidade para que estudantes de teologia, bem como teólogos e teólogas, busquem aporte para seu trabalho cotidiano.

Lina Boff é professora emérita da PUC-Rio, onde ensinou Teologia Sistemática Pastoral, mais especificamente na Dogmática, como Escatologia, Sacramentária, Pneumatologia e Mariologia. Prestou sua colaboração na Faculdade Filosófica e Teológica dos Franciscanos em Petrópolis e continua dando cursos e seminários no Centro Loyola de Fé e Cultura e, também na mesma universidade, com horário reduzido. Foi missionária no Acre durante o período de dez anos, trabalhou com os menores infratores da antiga Funabem, e fez pastoral nos Morros da Paróquia dos Servos de Maria do Rio Comprido. Colaborou na Equipe de reflexão Teológica da CRB Nacional por 13 anos. Conseguiu seu título de pós-doutorado na Gregoriana de Roma com tese publicada. Seus livros e artigos são publicados em várias editoras dentro e fora do país, dá conferências, continua como pesquisadora e pastoralista.

Nº DE PÁGINAS: 184

 

Puebla

Igreja na América Latina e no Caribe
Opção pelos pobres, libertação e resistência

Ney de Souza e Emerson Sbardelotti

Onze anos após a II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho em Medellín, o CELAM preparou a III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, realizada na cidade de Puebla de los Angeles, no México, de 27 de janeiro a 13 de fevereiro de 1979.

Quarenta anos depois, busca-se reafirmar, reassumir e refundar a Opção pelos Pobres, a Opção pelos Jovens, a Evangelização que interage e respeita a Cultura, a Religiosidade Popular, a Libertação, a Promoção Humana, as Ideologias e as Políticas; enfim, redescobrir o caráter pastoral que há no Documento de Puebla, criticando-o, atualizando-o, abrindo pistas, iluminando o caminhar, anunciando, denunciando, incitando à criatividade e ao prosseguimento.

A forma que os autores encontraram de homenagear este acontecimento foi reunir, nesse livro, teólogos e teólogas de vários estados do Brasil e do Continente latino-americano para apresentarem reflexões (a partir do texto oficial da Conferência de Puebla) e proporem discussões em que Puebla seja atualizada, criando-se perspectivas e prospectivas que estejam em sintonia com o pensamento e as ações do Papa Francisco; resgatando e mantendo viva a memória deste acontecimento histórico na vida da Igreja Católica latino-americana e caribenha; retomando a fonte de inspiração para a caminhada da Igreja no Continente: a Opção pelos Pobres.

Nº DE PÁGINAS: 544

 

Silhuetas de Deus

Fernando Altemeyer Junior

Este livro é uma coletânea de 45 reflexões divididas em três partes de 15 pequenos capítulos. Os primeiros 15 dedicados ao Deus-Pai, que nos acolhe em braços maternais. Os segundos 15 textos a Jesus, o Filho Amado, em dedo de prosa que alimente a nossa coragem. Enfim, os derradeiros 15 capítulos, dedicados a pensar e a compartilhar as carícias do Espírito Santo.

O autor escreveu o livro inspirado em sua família, no testemunho de dom Luciano Mendes de Almeida e no aprendizado dos pobres. Segundo Altemeyer, se quiser seguir a ordem de leitura do texto, a obra tem um caráter pedagógico. Mas se quiser pular e montar o seu próprio mosaico, fique à vontade. Deixe-se moldar pela Trindade Santa como bela silhueta de Deus.

Fernando Altemeyer Junior é paulistano, filhos de imigrantes da Alemanha, Polônia e Espanha. Aprendeu alemão de seus avós paternos, e o espanhol da avó materna e da mãe. Francês aprendeu dos belgas em Virginal. Ama as culturas diversas do mundo inteiro, ainda que seja um  apaixonado pela música de Pena Branca e Xavantinho. É professor universitário, formado em filosofia e teologia. Mestre em Ciência da  Religião e Teologia pela Universidade Católica de Louvain-la-Neuve,  Bélgica, e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Casado com Maria, pai de dois filhos: Gabriel e Ana Clara. É comunicador, educador e  pesquisador. Atua em rádios e televisão há anos. Escreve em muitas revistas. Trabalha na PUC-SP e oferece cursos e assessorias por todo o Brasil e América Latina. Gosta de escrever e tem como inspiração a  obraDom Quixote de la Mancha, de Cervantes, pois às vezes ele se sente Quixote e às vezes Sancho Pança.

Nº DE PÁGINAS: 384

 

Teologia Moral

Questões vitais

Antônio Moser

Como pensar uma teologia acerca das atitudes morais em um cenário acelerado? Seria possível uma teologia moral perene? Longe da polarização entre o poder ou não poder, o certo ou o errado, o autor traz nesta obra o caminho do discernimento. Caso contrário, a teologia moral ficará sempre a reboque da história, pensando temas que facilmente se tornam ultrapassados frente ao constante avanço tecnológico e científico.

Antônio Moser, renomado autor de teologia moral, contribuiu com a teologia católica, sobretudo com suas reflexões acerca da sexualidade, com enfoque nas questões familiares e da homossexualidade. Nesta obra ele nos apresenta, somados a essas questões, os temas que de alguma forma se articulam com a manutenção da vida humana. Sexualidade, família, biotecnologia e ecologia apresentam-se como questões vitais.

A coleção Iniciação à teologia, em sua nova reformulação, conta com volumes que tratam das Escrituras, da Teologia Sistemática, Teologia Histórica e Teologia Prática. Os volumes que estavam presentes na primeira edição serão reeditados; alguns com reformulações trazidas por seus autores. Novos títulos serão publicados à medida que forem finalizados.

O objetivo é oferecermos manuais às disciplinas teológicas, escritos por autores nacionais. Essa parceria da Editora Vozes com os teólogos brasileiros é expressão dos novos tempos da teologia, que busca trazer o espírito primaveril para o ambiente de produção teológica, e consequentemente oferecermos um material de qualidade para que estudantes de teologia, bem como teólogos e teólogas, busquem aporte para seu trabalho cotidiano.

Frei Antônio Moser foi diretor-presidente da Editora Vozes e obteve os graus de mestre e doutor na França e na Itália. Foi professor no Instituto Teológico Franciscano (Petrópolis) e lecionou em diversos institutos no Brasil, Lisboa, Bogotá e Berkeley (Califórnia, EUA). Foi conferencista solicitado por mais de 130 dioceses no Brasil. Publicou mais de 27 livros e centenas de artigos, além de ter desenvolvido intensa atividade pastoral. Foi um dos grandes especialistas em Pastoral Familiar.

Nº DE PÁGINAS: 176

 

Viver e celebrar

Dinâmicas e reflexões sobre os Evangelhos dominicais

Paulo Cesar Gil e Clemente Raphael Mahl

Viver e celebrar: dinâmicas e reflexões sobre os Evangelhos dominicais oferece uma rica contribuição para os grupos de catequistas, agentes da pastoral para a liturgia, família e grupos de reflexão bíblica. Poderá ser um instrumento para a juventude que saberá utilizar com maestria as dinâmicas propostas em toda obra.

Nesta obra os autores Paulo Cesar Gil e Clemente Raphael Mahl, encantam os leitores com a sua incrível capacidade de trabalhar catequética e dinamicamente com os textos de cada Ano Litúrgico. A metodologia contribui para que os cristãos possam identificar valores a serem cultivados na vida familiar, potencializar o dinamismo da razão que procura o significado da realidade e se abre para o Mistério, discernir e dialogar com a realidade e cultura, desenvolver competências necessárias aos serviços eclesiais e profissional. Deste modo, quem lê a obra ou participa das dinâmicas propostas pelos autores é mobilizado a pensar coletivamente e a colocar seus dons a serviço das pessoas com quem convive e atua.

Os autores apresentam nesta obra um roteiro de encontro para o estudo, aprofundamento de todos os Evangelhos dominicais e festivos nos três ciclos A, B e C. O objetivo é favorecer a aproximação com a Palavra que é proclamada todos os domingos e nas festas litúrgicas, para ser acolhida, escutada, refletida e transformada em ação.

Ao envolver-se com as reflexões e dinâmicas deste livro o leitor poderá desenvolver o autoconhecimento, perceber a necessidade de saber relacionar-se adequadamente com seus pares administrando de maneira harmônica as dificuldades e insatisfações. Isto porque as dinâmicas e reflexões impulsionam a desenvolver a experiência cristã de comunhão fraterna e testemunho.

Paulo Cesar Gil pertence ao clero da Arquidiocese de São Paulo, especialista em catequese, terapeuta de casal e famílias, pós-graduado em Psicopedagogia. Atua como: membro da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat), assessor para a Animação Bíblico-Catequética na Região Episcopal Santana – Arq. de São Paulo; assessor em assembleias, congressos e seminários nas áreas de Pastoral, Catequese e Família e professor-convidado em escolas regionais, diocesanas e universidades.

Clemente Raphael Mahl tem bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina; em Teologia, conclusão no Seminário Maior Salvatoriano e no IFT – Instituto de Filosofia e Teologia – SP. É formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema – SP. Foi professor de Língua Portuguesa e tradutor. É membro do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, desde 2010.

Nº DE PÁGINAS: 640

 

Bioética

Do consenso ao bom-senso

Antônio Moser e André Marcelo M. Soares

A presente obra mostra-se atual e contribui para o entendimento da bioética na perspectiva teológica, à medida que mostra a importância do diálogo com as outras ciências, empenhando-se assim na tarefa de oferecer respostas e perspectivas para os cristãos (cf. GS, 33). Complexos assuntos como genética, biotecnologia, pesquisas e intervenções laboratoriais e a comercialização dos avanços científicos são expostos em linguagem acessível sem, no entanto, perder a profundidade e reflexibilidade que lhes são necessárias.

O livro cumpre uma dupla função: oferece ao aluno de teologia os temas básicos da bioética, tratados em perspectiva teológica. E para o leitor interessado em discussões acerca de temas polêmicos da bioética como clonagem, pesquisa com células tronco ou inseminação artificial, aqui encontrará uma reflexão honesta no sentido de dialogar com as várias situações ao mesmo tempo que se sustenta na tradição cristã. Em suma, encontrará a teologia do bom-senso.

A coleção Iniciação à teologia, em sua nova reformulação, conta com volumes que tratam das Escrituras, da Teologia Sistemática, Teologia Histórica e Teologia Prática. Os volumes que estavam presentes na primeira edição serão reeditados; alguns com reformulações trazidas por seus autores, e novos títulos serão publicados à medida que forem finalizados.

O objetivo é oferecer manuais às disciplinas teológicas, escritos por autores nacionais. Essa parceria da Editora Vozes com os teólogos brasileiros é expressão dos novos tempos da teologia, que busca trazer o espírito primaveril para o ambiente de produção teológica, e consequentemente oferecermos um material de qualidade para que estudantes de teologia, bem como teólogos e teólogas, busquem aporte para seu trabalho cotidiano.

Frei Antônio Moser foi diretor-presidente da Editora Vozes e obteve os graus de mestre e doutor na França e na Itália. Foi professor no Instituto Teológico Franciscano (Petrópolis) e lecionou em diversos institutos no Brasil, Lisboa, Bogotá e Berkeley (Califórnia, EUA). Foi conferencista solicitado por mais de 130 dioceses no Brasil. Publicou mais de 27 livros e centenas de artigos, além de ter desenvolvido intensa atividade pastoral. Foi um dos grandes especialistas em Pastoral Familiar.

André Marcelo M. Soares cursou Filosofia (1990) na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil (ETCBB). Possui graduação (1994), mestrado (1997) e doutorado (2000) em Teologia pela PUC-Rio. Realizou pós-doutorado com pesquisa em Teologia e Bioética (2008) sob a supervisão da Profª. Drª. Maria Clara LucchettiBingemer (Departamento de Teologia da PUC‑Rio) e pós-doutorado com pesquisas em Ética Biomédica (2009) e em Bioética (2010) sob a supervisão do Prof. Dr. Aníbal Gil Lopes (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ).

Nº DE PÁGINAS: 200