Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Valor da vida ganha destaque no segundo dia do Oitavário

10/04/2023

Notícias

Vila Velha (ES) – No dia em que o Estado Espírito Santo e diversas partes do Brasil viveram momentos de tensão e medo por conta de boatos e fake news espalhados pela rede, a Festa da Penha, no 2º Dia do Oitavário, chamou a atenção para a preciosidade da vida como o bem mais valioso que existe. A imagem de Nossa Senhora da Penha foi trazida em companhia de um grupo de gestantes, cada uma trazendo uma rosa, além de uma família e dos frades.

Abordando o tema “Chamados à Vida”, o guardião da Fraternidade Divino Espírito Santo, do Santuário de Vila Velha, Frei Vanderlei da Silva Neves, desenvolveu sua reflexão a partir do texto bíblico de Gn 1,26-28, que traz um trecho do relato da criação. “A encarnação de Jesus vem nos mostrar a sacralidade da vida. Cada vida é um verdadeiro milagre de Deus. Ela deve ser sempre cuidada da melhor maneira possível. Maria, mestra do cuidado, nos ensina a superar todas as dores e dificuldades em favor da defesa e da proteção da vida”, explicou o frade. Encerrando o momento devocional, as gestantes ofereceram rosas à Virgem da Penha e todos cantaram juntos em louvor à Mãe das Alegrias.

A Celebração Eucarística, preparada pela Área Pastoral Serrana, teve a presidência do Padre Rohan Walter Menezes, SVD, missionário verbita e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Pedra Azul. A homilia ficou a cargo do Padre Rodrigo Chagas, da Paróquia São Sebastião, de Afonso Claudio. O sacerdote aproveitou o momento de partilha da Palavra de Deus para ressaltar que, embora a meta do cristão seja o céu, o trabalho de construção desta eternidade feliz começa no presente, na vida cotidiana de cada pessoa.

Na programação noturna, a Igrejinha do Rosário, na Prainha, ficou repleta de fiéis que acompanharam a apresentação do Coral Metropolitana de Vitória, sob a regência de Márcio Neiva, trazendo o “Concerto com Ave Marias e canções marianas”, a partir das 19h30. O repertório agradou o público, que não economizou nos aplausos para manifestar o contentamento.

                                                                (toque nas imagens para ampliá-las)

O Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, representou o guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck, e acolheu todos os presentes que lotaram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Vila Velha, mãe de todas as igrejas capixabas que têm grande importância histórica para o Espírito Santo e para o Brasil. “A palavra é de boas-vindas e gratidão a esta casa, que também é a sua casa. Estamos dentro da programação noturna da nossa Festa da Penha 2023. É com muita alegria que desde já agradeço de coração o Coral da Catedral Metropolitana de Vitória e ao regente Márcio Neiva, que se dispuseram, com toda generosidade, a estar conosco, brindando com o Concerto de Ave Marias e Canções Marianas. Com certeza, todos nós vamos sair daqui melhor do que chegamos. E como estamos precisando desta mensagem que diz da paz, da beleza, da justiça, do respeito e da concórdia. E a música é a arte bem executada em louvor daquela que se colocou a serviço da humanidade, gerando para nós o Salvador, certamente é um caminho seguro para alcançarmos esse progresso: sermos pessoas melhores”, disse o Vigário Provincial. Presente na cerimônia, o guardião do Santuário Divino Espírito Santo, que é comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída, primeiramente, como uma capela, na Prainha, em Vila Velha, lugar de desembarque do primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, em 23 de maio de 1535. No mesmo ano de 1535, iniciou-se a sua construção e, em 1551, com a ajuda dos jesuítas, foi ampliada, atingindo sua dimensão atual.

A Festa da Penha está em sua 453ª edição e, neste ano, traz a temática vocacional: “Com Maria chamados a servir”. Nesta terça-feira, 3º dia do tríduo, o tema será “Chamados ao matrimônio”, com ênfase à vocação dos casais. A liturgia ficará a cargo da Área Pastoral Cariacica/Viana. À noite, no Campinho, às 19h30, haverá um momento de oração e bênção aos casais, com o cantor e pregador Dunga e com o Padre Renato Criste.

A Festa da Penha é uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e co-realização da Prefeitura de Vila Velha. Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e apoios da TV Gazeta, A Gazeta, 3 Corações e Água Pedra Azul. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Dalla Home Center, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Kajory e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM PDF


Equipe de Comunicação da Província da Imaculada Conceição