Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Valongo promove a 21ª Mostra Internacional

04/12/2014

Notícias

foto-01

Elaine Oliveira Rodrigues

Santos (SP) – A magia do Natal já se faz presente na vida da população da Baixada Santista e o sentido desta importante festa cristã será fortalecido a partir da próxima semana. O Santuário Santo Antônio do Valongo inicia neste domingo, 7 de dezembro, a partir das 19 horas, a 21ª Exposição Internacional de Presépios.

A mostra será aberta após missa solene celebrada pelo bispo coadjutor da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, e co-celebrada pelos frades franciscanos do Valongo: Frei André Becker (reitor do Santuário) e Frei Rozântimo Antunes Costa (idealizador da Exposição de Presépios Internacionais, em 1993).

A iniciativa é tão tradicional que já se tornou parte do calendário de atrações da Cidade. Somente no ano passado, a exposição atraiu mais de 7 mil pessoas, vindas de todos os lugares. Este ano, a mostra acontece em um espaço climatizado e decorado, no qual 32 grutas abrigam mais de 80 presépios que retratam, de diversas formas, o nascimento do Menino Jesus. As peças são do acervo dos franciscanos, colecionadores, artistas e de pessoas da comunidade.

Bonecos de pano, presépios de cerâmica, madeira, sal, talhados em vela ou moldados em barro são algumas das raridades encontradas na exposição, que reúne as diferentes formas das regiões do Brasil e do Mundo expressarem o nascimento do Menino Deus.

A exposição é inspirada em uma tradição antiga entre os franciscanos. O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no século XIII, em Greccio, na Itália. A tradição é seguida pelo Santuário do Valongo e por franciscanos de todo o mundo.

A 21ª Exposição de Presépios Internacionais conta com apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Grupo Mendes e do Auto Posto Arrastão.

FICHA TÉCNICA

Onde: Santuário Santo Antônio do Valongo – Centro Histórico de Santos
Local: Largo Marquês de Monte Alegre, 13 – Santos – SP
Horário: de terça a domingo das 8h00 às 18h00
Período: 07 de dezembro a 26 de janeiro de 2015 – Entrada gratuita.