Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Coração e fé na 3ª Caminhada Franciscana em SC

15/09/2014

Notícias

Frei Gabriel  Dellandrea

“Vejam como Deus é Bom!” – Assim os peregrinos da Caminhada Franciscana da Juventude gritaram em alto e bom tom na querida comunidade de Teresópolis em Santa Catarina. Esta mesma frase, nesta mesma comunidade, há 123 anos foi proferida pelos quatro primeiros missionários alemães que vieram ao Brasil para restaurar a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. A 3ª edição da Caminhada aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro de 2014 e reuniu 180 participantes.

Nossa caminhada começou na Comunidade Santa Cruz, em Águas Mornas. Lá cada grupo de peregrinos que chegava, tomava literalmente uma grande cruz preparada pela comunidade, e com muita alegria era recebido na capela da comunidade com um belíssimo coral. Depois, um merecido lanche e no galpão da comunidade, quando todos os peregrinos inscritos chegaram, foi realizado um momento de “mistura”, onde os participantes conheceram-se, com cantos e fraterna acolhida. Em seguida, um delicioso almoço e um pouquinho de descanso. Destaco que houve uma grande participação nossa, como frades menores, que totalizamos mais de 30 frades que direta ou indiretamente, se fizeram presentes na peregrinação, e também a alegre presença de aspirantes e seminaristas.caminha_2_sc

Assim, na capela da comunidade, escutamos o testemunho de um jovem, muito ousado, que fez sua peregrinação nos Caminhos de São Tiago de Compostela. Ele relatou com fotos e uma fala muito entusiasmada, como foi sua experiência e motivou-nos a caminhar com um espírito fraterno e de oração. Logo em seguida, tiramos uma foto com todos os participantes e colocamos o pé na estrada!

Nos primeiros cinco quilômetros, os vários grupos de peregrinos passaram nas casas da comunidade, fazendo uma oração e convidando para a celebração da noite. Em todas as casas era visível a alegria de acolher tantos jovens em missão! O ponto final foi a comunidade de Teresópolis, em Águas Mornas, onde o sino fazia festa, ecoando seu som pelas lindas paisagens dessa região.

Nesta comunidade, a Província iniciou a sua restauração em 1891. Naquele dia, sentimos como o trabalho dos nossos queridos missionários alemães deu fruto. A igreja estava lotada, com muitos jovens e povo da localidade. Então, na missa muito se agradeceu a Deus por esta oportunidade de estarmos ali. Até um fato curioso, pois os primeiros frades também receberam ajuda da comunidade dos nossos irmãos de confissão luterana, e naquela celebração, um casal representando-os recebeu uma calorosa salva de palmas, expressando a gratidão e a união que demonstraram em toda a história da comunidade e da Província.

Ali, após a deliciosa janta, os peregrinos também foram acolhidos nas casas do povo. Na verdade, faltou até peregrinos comparando com a generosidade da comunidade, que se prontificou a abrir as portas dos seus lares.

caminha_3_scComo o peregrino sempre se faz disposto, às cinco horas da manhã a caminhada recomeçou com a oração do terço luminoso. Depois um café e a oração da manhã, quando o irmão sol já nos presenteava com sua luz, e motivado talvez por nossos louvores, ficou presente o dia inteiro, sendo muito fraterno em nos proporcionar um belíssimo dia. E assim, novamente na estrada, nos dirigimos a Rancho Queimado, SC.

No caminho os carros de apoio sempre se fizeram presentes, deixando-nos bem abastecidos de água e alimentos. Além disso, uma peregrina se propôs a fazer alguns alongamentos. E com muita simplicidade e alegria o caminho se dava a nós. A água fresca do morro, as sombras das árvores que nos acolhiam como uma mãe e o sorriso no rosto dos peregrinos foram as fotos que tiramos com os nosso próprios olhos!

Em Rancho Queimado, acredito que quem não sabia da caminhada, achou que era um “arrastão”. Mas um “arrastão do bem” que cantava e caminhava com alegria até a praça da cidade. Lá a comunidade local preparou um lanche e belas canções! Uma acolhida mais que especial!

Como o caminho até Angelina era grande, com uma ajuda motorizada nós fomos até a entrada do Vale das Graças. Mais uma vez, cantando, com a voz rouca já, mas sem fechar a boca, fizemos literalmente um “auê” na bela cidadezinha! Mal sabíamos que na praça da Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição a banda da cidade, formada por jovens e crianças, nos esperava ao som de lindas músicas. Até escutei um jovem que me disse: “Me sinto na comitiva do Papa com essa acolhida maravilhosa!”.

Dessa forma, o cansaço foi abafado pela motivação e, sendo assim, subimos o morro que leva até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Lá com uma bela oração e palavras de agradecimento, Frei Diego Atalino de Melo finalizou a caminhada! A emoção foi muito forte nesse momento! Tínhamos caminhado 22 quilômetros e mais de duzentos peregrinos se lançaram neste desafio! Viu meu amigo leitor, COMO DEUS É BOM!

Para fechar com chave de ouro, a comunidade preparou para nós um delicioso almoço e até o nosso querido Frei Nestor Kuhn, com seus 93 anos, nos brindou com belas palavras e com um espírito jovial, até aceitou fazer um self. Para finalizar, constatei que todos estávamos cansados, mas era nítido o sorriso e a alegria, desde os peregrinos até as pessoas que ajudaram nas comunidades. Deus seja louvado por esta caminhada tão especial e muito obrigado por todos aqueles que nos ajudaram a cumprir esta peregrinação!