Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei César em Canindé: “Este Santuário é um orgulho para a Ordem Franciscana”

05/10/2023

Notícias

O Definidor Geral Frei César Külkamp participou da Novena e Festa de São Francisco das Chagas, em Canindé, onde representou a Ordem dos Frades Menores nas celebrações que marcaram os 100 anos da presença franciscana em Canindé. Os frades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil chegaram nesta região do Sertão Cearense no 26 de março de 1923.

“E, aqui, em nome de toda a Ordem Franciscana, quero agradecer a esta Província Franciscana de Santo Antônio, presente aqui em Canindé há 100 anos. Quero agradecer a todos os frades e a tantos colaboradores e colaboradoras ao longo deste tempo. O raio de evangelização desde aqui vai a tantas paróquias, dioceses e cristãos em todo o Nordeste Brasileiro e até fora do Brasil. Este Santuário é um orgulho para a Ordem Franciscana, é um dos lugares mais preciosos da nossa presença em todo o mundo”, disse Frei César no dia 2 de outubro.

Para marcar esse momento, no dia seguinte, Frei César Külkamp entregou para a Fraternidade Provincial Santo Antônio um pergaminho com uma bênção especial conferida pelo Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, em razão do centenário da presença da Ordem dos Frades Menores na cidade de Canindé. O momento simbólico da bênção foi estendido para todos os presentes.

“Quantas conversões, quantas pessoas reencontraram a fé, o sentido da vida e até a saúde neste centro de acolhimento pelo ministério da misericórdia. Aqui encontramos o trabalho paroquial e o serviço de acolhimento que serve a tantas outras paróquias. Deus abençoe esta bela Missão profética. São Francisco das Chagas interceda a Deus para que esta presença se fortaleça e abra o caminho para outros 100 anos”, pediu o Definidor Geral.

“Quero agradecer também a todos vocês, os devotos de São Francisco, vocês que fazem este Santuário ser o que é. Vocês que aqui vivem um encontro profundo com o Senhor ressuscitado, e com seu fiel discípulo, Francisco de Assis, vivam a certeza e a alegria de saber que vocês são amados por Deus desde sempre. Voltem aos seus lares e comunidades, levando a alegria do Evangelho e da Fraternidade, no coração de cada um de vocês. Este é o testemunho mais precioso que o nosso mundo tanto precisa”, ressaltou.

O TEMA DO DIA

O Tema abordado por Frei César nesse dia foi o pedido de que “São Francisco nos ensine a evangelizar em fraternidade entre as paróquias”.

“Talvez, muitas das nossas paróquias perderam esta força do Evangelho. Foram contaminadas pela lógica do mundo moderno, a lógica da exclusão e do distanciamento. E um dos grandes desejos expressos pela Conferência dos Bispos latino-americanos, reunidos em Aparecida, foi que as paróquias passem por uma ‘corajosa ação renovadora’, abandonando as estruturas que já não servem à transmissão da fé, e se voltem decididamente para a missão. O documento de Aparecida aponta para uma paróquia ‘comunidade de comunidades’, compostas de discípulos convertidos pela Palavra de Deus e vivendo em estado permanente de missão. E pede a urgente “conversão pastoral”, explicou Frei César.

As paróquias precisam se tornar ainda mais próximas das pessoas, sendo lugares de viva comunhão e participação.” (EG 28). Se não nos convertemos corremos o risco de perder a força do Evangelho. Podemos ficar reféns do clericalismo de padres e leigos autoritários, o que não é a lógica de Jesus. Podemos ficar acomodados com uma pastoral de manutenção, apenas no sacramentalismo ou com os fiéis já presentes, sem ir ao encontro de todos os homens e mulheres de boa vontade. Aí o nosso testemunho não abre espaço para o Espírito, e fica anêmico. Deixa de ser o Reino de Deus que Jesus nos enviou a anunciar”, acrescentou Frei César.

Segundo Frei César, a paróquia precisa se abrir aos vários mundos: o mundo dos pobres, dos sofredores e excluídos; o mundo da juventude; da luta pelos direitos à saúde, à educação e à uma vida digna para o nosso povo. “Assim, ela se torna fermento na construção de uma nova sociedade, onde se busca a vida para todos”, indicou.

“Assim, queremos hoje renovar nossa participação e comunhão na comunidade paroquial, promovendo uma Igreja em saída de si mesma, a serviço da vida; destacando-se pela acolhida, pela escuta, pela misericórdia e pela proposta do Evangelho como caminho a ser vivido na vida da nossa gente, e na alegria de viver em comunidade, todos irmãos. Caminhando com as paróquias, estão os santuários, como este de São Francisco das Chagas, em Canindé. São lugares de piedade popular. Procuram os santuários as pessoas sedentas do sagrado, carregando situações humanas e espirituais complexas, em busca de um caminho a partir do encontro com Jesus Cristo”, completou.

Os festejos de São Francisco das Chagas deste ano foi: “São Francisco nos ensinar a evangelizar em fraternidade”, um tema próprio dos franciscanos e que ganhou força com Carta Encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco.

Uma das missas solenes deste dia 4 de outubro aconteceu às 9h na quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes com a presença do Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi Marques, que logo no início convidou a todos a rezarem nesta celebração pela presença franciscana em Canindé.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição e fotos do Santuário São Francisco das Chagas de Canindé