Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF sedia último encontro da Frente em 2016

24/11/2016

Notícias

frente_231116
Érika Augusto

Campinas (SP) – Nesta quarta-feira, 23 de novembro, a Frente de Evangelização da Comunicação reuniu-se em Campinas, no Campus da Universidade São Francisco, para um momento de formação, partilha e confraternização.

Estiveram presentes os representantes da Sede Provincial, da Universidade São Francisco, do Bom Jesus/FAE, do Sefras e do Pró-Vocações e Missões Franciscanas. Além da equipe do Marketing, Audiovisual e TI da USF, participaram do encontro Frei Vitório Mazzuco, Diretor Vice-presidente e Coordenador da Pastoral Universitária, e a professora Iara Andrea Alvares Fernandes, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão e Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Frei Gustavo Medella, coordenador da Frente, acolheu os presentes e em seguida conduziu a reflexão. Os participantes refletiram sobre a Carta Apostólica “Misericordia et misera”, lançada na última segunda-feira (21), sobre o encerramento do Ano da Misericórdia.

Em seguida, as obras apresentaram um breve relato das atividades realizadas nos meses de outubro e novembro. No Sefras, destaque para a inauguração de um centro de convivência para idosos, em Botafogo, no Rio de Janeiro e a celebração dos 20 anos da Casa de Clara, hoje chamado Sefras Idoso, no bairro do Belém, em São Paulo. O Sefras Pop Rua, mais conhecido como Chá do Padre, abriu um novo espaço, para que os moradores possam lavar e secar suas roupas. Além disso, a Sede Administrativa do Sefras passará por mudanças, saindo do bairro do Pari e indo para a Bela Vista, em São Paulo, até a primeira quinzena de janeiro.

Marília Rogacheski e Regis Negrão, do Bom Jesus e FAE, apresentaram diversas atividades realizadas em suas obras na capital paranaense, com destaque para a menção honrosa dos alunos do Bom Jesus na V Ficiências – Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, com alunos do Ensino Médio de colégios do Brasil, Paraguai e Argentina. Marília apresentou também alguns temas dos mais de 70 projetos inscritos na Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio do Bom Jesus. Na FAE, destaque para a Feira de Gestão, com mais de 2000 alunos participantes e a Workatona, uma maratona multidisciplinar, com a presença de mais de 500 alunos. Os participantes tinham como desafio solucionar a questão do reaproveitamento dos dejetos de uma empresa.

A Universidade São Francisco encerra o ano celebrando os 40 anos da instituição, um tempo marcado por muitos eventos e celebrações nos campus. Os vídeos comemorativos começaram a ser divulgados, com a participação de alunos, professores, ex-alunos e também dos frades e do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel. O material pode ser visto na página da instituição no Facebook: https://www.facebook.com/usfoficial

frente2_231116Foi entregue aos participantes um material impresso sobre os 40 anos da USF, com tiragem de 14 mil exemplares, que será divulgado internamente e distribuído nos jornais de Bragança Paulista no próximo fim de semana. Kleber Cacossi, coordenador do Departamento de Audiovisual, destacou a consolidação da TV Web da Universidade, que ampliou os trabalhos no ano de 2016, com vídeos institucionais, transmissões ao vivo pelo Facebook e colaboração na produção dos vídeos da Web TV Franciscanos e TV Sudoeste, como o “Palavra da Hora”. A professora Iara salientou a importância para a USF do diálogo com a comunidade local, e falou sobre os projetos onde os alunos contribuem efetivamente com a sociedade, através de convênios com as prefeituras, sobretudo nas áreas da saúde e engenharia.

Frei Vitório Mazzuco partilhou a experiência do evento Oração pela Paz, que aconteceu em todos os Campi da Universidade, e reuniu líderes de diversas denominações religiosas. Confira como foi neste link.

Frei Gustavo Medella, coordenador da Frente de Evangelização da Comunicação, agradeceu aos participantes pela partilha e pelo empenho no trabalho comum. Ele falou ainda do projeto de reformulação no site da Província, que está previsto para o primeiro semestre de 2017.

Ao final do encontro, os participantes foram convidados para um delicioso almoço, oferecido pelos professores e alunos do curso de Gastronomia da USF.