Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF sedia encontro da Frente de Evangelização da Educação

01/07/2022

Notícias

A Universidade São Francisco (USF) sediou na tarde desta quinta-feira, dia 30 de junho, o Encontro da Frente de Evangelização da Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Na ocasião, estiveram reunidos os frades, a reitoria, coordenadores de cursos, núcleos e departamentos administrativos da USF.  Durante o encontro foram compartilhadas as Diretrizes da Frente de Evangelização da Educação (2022-2027). 

A abertura  do evento foi realizada, no Câmpus Bragança Paulista, pelo diretor presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz Ação Social Franciscana CNSP-ASF, mantenedora da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, que contextualizou a importância do encontro.  

Em seguida, o  Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização, Frei Gustavo Medella apresentou os princípios e as diretrizes do encontro. “Avaliação do que foi realizado e do que foi proposto, a qualidade de vida e a prospecção dos aspectos futuros, quais aspectos vão querer colocar atenção, com isso nascem as prioridades, é um plano secional.  O 2017 e 2021 não serão esquecidos, é lógica da continuidade da processualidade”, ressaltou Frei Gustavo. 

Na ocasião, a CNSP-ASF e a Reitoria da Universidade São Francisco elaboraram um grupo de trabalho para a elaboração do planejamento de ações da USF a partir das diretrizes da Frente de Evangelização da Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. “É importante que o conceito de evangelização se renove para que possa dialogar com os diferentes mundos, como o mundo da educação: científico e extensionista. A evangelização não deve estar restrita ao mundo religioso. A construção do plano de evangelização na educação não é uma tarefa exclusiva, precisa ser uma tarefa inclusiva”, explicou o reitor da USF, Frei Gilberto Garcia.

Para o Coordenador da Frente de Educação, Frei Claudino Gilz, os encontros são essenciais para colocar em prática e abordar as diretrizes da Frente de Evangelização da Educação. “Encontros como este são fundamentais para operacionalizar o nosso Plano de Evangelização. Este é um privilégio ter a comunidade acadêmica como ponto de partida de educar um e como fraternidade acadêmica.  Uma educação que abrange todos os aspectos da vida humana e religiosa da vida franciscana. Sendo uma Universidade que preze pela sua qualidade acadêmica, mas preocupada com a inclusão e bem-estar da sociedade”, afirmou Frei Claudino. 

   (toque nas imagens para ampliá-las)

Durante a abertura,  o Diretor Vice-presidente da Mantenedora da USF e coordenador da Pastoral Universitária, Frei Vitorio Mazzuco Filho, destacou as ações de evangelização da Universidade. “A evangelização da educação na USF é manifestada ao incentivar o engajamento da comunidade acadêmica na participação de projetos extensionistas, para além da sala de aula, garantindo competências que vão além dos aspectos práticos e técnicos. Assegurar o bom clima educacional e alcançar excelente grau de satisfação nos processos  organizacionais, além de participação e preparar  cursos e celebrações junto à comunidade acadêmica”, ressaltou Frei Vitorio Mazzuco Filho.

Depois da abertura, foram montados seis grupos de trabalho com o objetivo de desenvolver coletivamente assuntos relacionados ao carisma franciscano, a promoção da evangelização a partir de sua missão e os principais desafios e as potencialidades evangelizadoras da USF. “Hoje tivemos um momento de reflexão sobre a resposta do carisma franciscano que envolve a Universidade, sua missão no ensino  e seu papel na sociedade”, comentou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.  

O Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização, Frei Gustavo Medella realizou a benção final. Os próximos encontros serão realizados no mês de agosto para dar continuidade às contribuições dos grupos de trabalho.


Ana Paula Moreira de Souza